Santos promove ações de conscientização sobre o diabetes

A Secretaria de Saúde de Santos realiza, até a próxima segunda-feira (29), uma programação especial em alusão ao Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 26 de junho.

As atividades acontecem em diversas policlínicas da cidade e incluem testes de glicemia, palestras educativas, orientações sobre alimentação saudável, uso correto de medicamentos e insulina, além de ações voltadas ao incentivo da prática regular de atividades físicas.

O objetivo é ampliar a conscientização da população sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o controle da doença, contribuindo para a redução de complicações associadas ao diabetes.

Segundo o secretário de Saúde, Fábio Lopez, a iniciativa reforça o trabalho desenvolvido permanentemente pela rede municipal de saúde. A proposta é orientar a população sobre os fatores de risco da doença e estimular a identificação precoce dos casos, permitindo o início rápido do tratamento.

As policlínicas seguem sendo a principal porta de entrada para diagnóstico, acompanhamento e tratamento dos pacientes. Em 2025, a Atenção Primária à Saúde acompanhou 26.434 pessoas com diabetes em Santos.

Por: Redação