Área em Cubatão volta a ser discutida para possível terminal privado
Uma área localizada às margens do Canal de Piaçaguera, nas proximidades do Dique do Furadinho, em Cubatão, voltou ao centro das discussões sobre sua destinação. Uma das possibilidades avaliadas é a construção de um Terminal de Uso Privado (TUP) no local, que pertence à Usiminas.
A empresa informou que avalia continuamente alternativas para o melhor aproveitamento de sua infraestrutura logística e portuária, mas não confirmou um projeto específico para a área.
A possibilidade do terminal voltou a ganhar destaque após uma reunião realizada na semana passada entre a Prefeitura de Cubatão e representantes do Governo do Estado de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), o encontro entre o secretário Rafael Benini e o prefeito César Nascimento (PSD) teve caráter institucional, voltado ao diálogo sobre demandas de mobilidade e logística da região.
Em nota, a SPI afirmou que eventuais sugestões passarão agora pelos trâmites técnicos e administrativos, com análise dos órgãos competentes, conforme a legislação vigente.
Em 2019, a Usiminas já havia anunciado a intenção de implantar um terminal e uma estrutura logística e portuária no distrito industrial de Cubatão.




