Os principais destaques

Estudo mostra que frutose em excesso afeta o intestino e favorece diabetes tipo 2

Um estudo conduzido por pesquisadores do Canadá e da USP revelou que o consumo elevado de frutose  (açúcar comum em alimentos ultra processados) altera o funcionamento do intestino, aumentando a absorção de glicose e dificultando o controle da glicemia.

Essas mudanças acontecem antes mesmo do surgimento de doenças como a intolerância à glicose e o acúmulo de gordura no fígado, fatores que elevam o risco de diabetes tipo 2 e esteatose hepática.

Os testes foram realizados em camundongos alimentados por sete semanas com uma dieta rica em frutose. Em apenas três dias, os cientistas já notaram um aumento na absorção de glicose pelo intestino. Ao fim do experimento, os animais apresentaram sinais de disfunção metabólica avançada.

Santos instala 129 câmeras para reforçar segurança em cemitérios

A Prefeitura de Santos, no litoral paulista, instalou 129 novas câmeras de vigilância em três cemitérios da cidade: Filosofia, Areia Branca e Paquetá. A ação tem como meta reforçar a segurança de visitantes e funcionários, além de coibir furtos de peças nas sepulturas.

Foram colocadas 56 câmeras no Cemitério da Filosofia, 38 na Necrópole da Areia Branca e 35 no Paquetá.

Os equipamentos foram integrados ao Centro de Controle Operacional do município.

O investimento total para ampliar e modernizar o sistema de monitoramento urbano foi de R$ 35,9 milhões, por meio de licitação pública vencida pela empresa Net Telecom.

Foto: Shutterstock

Termina hoje o prazo para adesão das instituições privadas ao Fies 2025

Atenção, instituições de ensino superior da rede privada: termina nesta segunda-feira o prazo para confirmar a participação na oferta de vagas remanescentes do Fies — o Fundo de Financiamento Estudantil — para o primeiro semestre de 2025.

O Fies é um programa do Ministério da Educação que oferece crédito para estudantes cursarem o ensino superior em faculdades particulares com boa avaliação no sistema nacional de qualidade do ensino, o Sinaes.

Os dados para o Fies 2025 do primeiro semestre devem ser preenchidos virtualmente, até as 23h59 de hoje, pelas faculdades privadas exclusivamente, pelo Sistema Informatizado do Fies. É preciso ter cadastro no Login Único do portal Gov.br.

O objetivo da iniciativa é facilitar o ingresso de alunos de baixa renda na universidade.

Greve da Educação em São Vicente chega ao 3º dia e afeta 40 mil alunos

A greve dos profissionais da Educação em São Vicente chegou ao terceiro dia, com forte adesão da categoria.

O movimento afeta quase todas as escolas de ensino fundamental e creches da cidade, atingindo cerca de 40 mil alunos.

Professores e demais servidores estão concentrados em frente ao Paço Municipal, onde realizam nova manifestação nesta tarde, a partir das 13h, seguida de uma assembleia às 17h, que definirá os próximos passos da mobilização.

A Prefeitura reconhece a ampla participação na paralisação e acusa o sindicato de desrespeitar uma decisão judicial que exige a presença de 70% do quadro de professores em sala de aula.

Em nota, o Executivo afirmou que as aulas perdidas serão recuperadas posteriormente.

Vazamento de gás é registrado durante obra no bairro José Menino, em Santos

Na manhã desta segunda-feira (7/04), por volta de 11h,um vazamento de gás foi registrado durante uma obra na Rua Coronel Cândido Gomes, no bairro José Menino, em Santos.

Segundo a Comgás, o vazamento foi causado por um dano em uma tubulação de gás encanado. Equipes da concessionária, do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura de Santos foram acionadas.

Os técnicos chegaram ao local às 11h24 e conseguiram controlar o vazamento. A expectativa é que o fornecimento seja normalizado até 15h30.

Informações: Diário do litoral

Foto:Reprodução

Papa Francisco reaparece após recuperação de pneumonia

O Papa Francisco reapareceu em público neste domingo, após duas semanas afastado em razão da pneumonia. Aos 88 anos, o pontífice surgiu na Praça de São Pedro, no Vaticano, em uma cadeira de rodas, e foi recebido com aplausos por fiéis que lotavam o local.

Essa foi a primeira aparição do Papa desde o dia 23 de março, quando recebeu alta de um hospital em Roma. A presença dele pegou a todos de surpresa no encerramento de uma missa especial dedicada ao Jubileu da Igreja Católica. Francisco acenou, desejou um “feliz domingo” à multidão e chegou a sorrir, mesmo com a voz ainda fraca e o auxílio de oxigênio.

O Papa passou mais de cinco semanas em tratamento e estava afastado inclusive da tradicional oração dominical desde o dia 9 de fevereiro.

A retomada da aparição pública é vista como um sinal de melhora no estado de saúde do líder da Igreja Católica, embora o Vaticano siga monitorando sua recuperação com cautela.

Foto: Reprodução

Morre Jay North, o eterno “Dennis, o Pimentinha”

Morreu no último domingo, aos 73 anos, o ator Jay North, que ficou mundialmente conhecido por interpretar o travesso Dennis, na série de TV “Dennis, o Pimentinha”, exibida entre 1959 e 1963. Ele faleceu em casa, cercado pela família, na Flórida, nos Estados Unidos, vítima de complicações causadas por um câncer .

De acordo com Laurie Jacobson, amiga de longa data do artista, a saúde de Jay se agravou em março. Ele já convivia com a doença há alguns anos.

Jay North era casado e tinha duas enteadas. Filho único, o ator perdeu o pai muito cedo e teve uma infância marcada pela ausência familiar.

Depois do sucesso na televisão, Jay ainda fez algumas participações no cinema, sendo o filme “Dickie Roberts: Ex-estrela infantil”, de 2003, seu último trabalho como ator. Deixou a carreira artística e passou a atuar como agente penitenciário no estado da Flórida.

O personagem Dennis marcou gerações com suas travessuras e seu carisma. Jay North deixa um legado como um dos rostos mais lembrados da televisão americana dos anos 60.

Ato na Paulista reúne público em apoio a Bolsonaro

Cerca de 59.900 pessoas participaram do ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, neste domingo, na Avenida Paulista, em São Paulo. A manifestação atingiu seu pico de público por volta das três e meia da tarde e teve como principal pauta a defesa da anistia para presos e investigados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

O ex-presidente discursou por pouco mais de 26 minutos, destacando temas como liberdade de expressão, crítica às decisões do Supremo Tribunal Federal e apoio a seus aliados. O evento contou ainda com a presença de quatro governadores: Tarcísio de Freitas, de São Paulo; Romeu Zema, de Minas Gerais; Ratinho Júnior, do Paraná; e Ronaldo Caiado, de Goiás.

Os quatro divulgaram, em conjunto, uma mensagem nas redes sociais com a frase , reforçando o alinhamento político em torno do tema. Todos são nomes cotados como possíveis candidatos à Presidência da República em 2026, representando diferentes correntes da direita brasileira.

Apesar do teor político, a manifestação ocorreu de forma pacífica e sem registros de confronto.

Ubatuba inicia retomada após fortes chuvas

A Defesa Civil segue trabalhando na recuperação da ponte da Estrada da Folha Seca, danificada durante o temporal. Com a melhora nas condições, não será necessário montar abrigos temporários para os desabrigados.

Em apenas 24 horas, Ubatuba registrou 160 milímetros de chuva — o maior volume acumulado em todo o estado no período. Só entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado, foram 138 milímetros, o que levou à emissão de alerta de risco elevado pela Defesa Civil.

Durante a tempestade, doze pessoas precisaram ser resgatadas no bairro Taquaral e foram levadas para um abrigo. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

A previsão do tempo para os próximos dias indica melhora, o que deve ajudar na recuperação das áreas afetadas.

Foto: Reprodução

Chuvas comprometem abastecimento de água na Baixada Santista

As chuvas intensas que atingiram a região nos últimos dias prejudicaram a captação de água em rios que abastecem parte das cidades da Baixada Santista. Segundo a Sabesp, o problema afetou o funcionamento de sistemas responsáveis pelo fornecimento em bairros de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e também na área continental de São Vicente.

Desde o último sábado, moradores dessas localidades já começaram a perceber oscilações no fornecimento de água, como baixa pressão nas torneiras e interrupções pontuais no abastecimento.

A Sabesp informou que técnicos foram mobilizados para regularizar o serviço e que a expectativa era de que a situação estivesse normalizada até o fim de semana. No entanto, em caso de persistência no problema, os clientes podem entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800 055 0195 — ligação gratuita e disponível 24 horas por dia.

O atendimento também pode ser feito pela Agência Virtual, no site da companhia ou pelo aplicativo Sabesp Mobile.

Foto: Reprodução