Os principais destaques

Chico Pinheiro revela diagnóstico de câncer no intestino e fala sobre complicações em cirurgia

O jornalista Chico Pinheiro revelou que foi diagnosticado com câncer no intestino e relembrou complicações enfrentadas durante uma cirurgia realizada após a descoberta da doença.

A declaração foi dada em entrevista publicada pelo jornal Extra. Aos 72 anos, o ex-apresentador da TV Globo afirmou que a complicação ocorrida no procedimento “não foi culpa médica”.

Chico Pinheiro contou que segue em recuperação e destacou a importância do acompanhamento médico durante o tratamento.

O jornalista deixou a TV Globo em 2022, após décadas de atuação na emissora, onde apresentou telejornais de alcance nacional.

Por: Redação

Senado aprova projeto que muda rotulagem de chocolates no Brasil

O Senado aprovou um projeto que altera as regras de classificação dos chocolates vendidos no Brasil e elimina oficialmente das embalagens as expressões “amargo” e “meio amargo”.

A proposta não muda a fabricação dos produtos, mas modifica a forma como os chocolates serão apresentados ao consumidor. Pela nova regra, os rótulos deverão destacar informações mais detalhadas sobre a composição e o percentual de cacau presente em cada produto.

Com isso, os chocolates continuarão sendo comercializados normalmente, mas com uma nova padronização de identificação nas embalagens.

A medida busca tornar a classificação mais clara para os consumidores e adequar a rotulagem aos critérios técnicos previstos no projeto.

O texto ainda precisa passar pelas próximas etapas de tramitação antes de entrar em vigor oficialmente.

Por: Redação

Ciro Gomes anuncia pré-candidatura ao Governo do Ceará

O ex-ministro Ciro Gomes anunciou que será pré-candidato ao Governo do Ceará nas próximas eleições.

A decisão foi comunicada durante um encontro com integrantes do PL, realizado em Fortaleza.

Ciro também vinha sendo citado como possível candidato à Presidência da República, mas afirmou que decidiu concentrar sua atuação política na disputa estadual.

Em declaração ao portal g1, o político disse que pretendia ser uma alternativa à polarização nacional, mas acabou optando pela candidatura ao governo cearense.

Por: Redação

Explosão em casa no Jaguaré deixa um morto e dezenas de famílias afetadas

Uma explosão seguida de incêndio atingiu uma residência no bairro Alvorada, na região do Jaguaré, Zona Oeste de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (11). A suspeita é de que o acidente tenha sido provocado pelo vazamento de gás liquefeito de petróleo (GLP) após o rompimento de uma tubulação durante uma obra da Sabesp.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a explosão causou destruição em imóveis da região e deixou vítimas soterradas entre os escombros. A vítima fatal foi identificada como Alexsandro, de 45 anos, morador de uma das residências atingidas.

Os feridos são um funcionário da Sabesp, socorrido por moradores da região, e dois moradores atendidos por equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros.

Moradores relataram um forte cheiro de gás e gritos logo após a explosão. Inicialmente, a Polícia Militar informou que o acidente poderia estar relacionado a uma falha em uma intervenção da Comgás. Posteriormente, o Corpo de Bombeiros confirmou que uma tubulação de gás foi perfurada durante uma obra da Sabesp.

As ruas Floresto Bandecchi, Doutor Benedito de Moraes Leme e Piraúba foram as áreas mais afetadas pela explosão.

Durante coletiva realizada na noite desta segunda-feira, representantes da Comgás e da Sabesp informaram que cerca de 160 pessoas foram afetadas e aproximadamente 46 residências interditadas.

As empresas anunciaram que as famílias atingidas receberão uma primeira indenização emergencial de R$ 2 mil, via Pix. Além disso, os moradores estão sendo encaminhados para hotéis. A partir desta terça-feira (12), será realizado um levantamento detalhado dos prejuízos para definição das indenizações integrais.

Segundo as companhias, equipes de assistência social também prestam apoio financeiro, psicológico, social e médico às famílias afetadas.

Redação

Morre aos 82 anos Michael Pennington, ator de Star Wars

Morreu no último domingo (10), aos 82 anos, o ator britânico Michael Pennington.

A informação foi confirmada pelo jornal The Telegraph. A causa da morte não foi divulgada pela família.

Ao longo da carreira, Pennington construiu uma trajetória de destaque no teatro britânico, participando de montagens clássicas como Hamlet. No cinema, um de seus papéis mais conhecidos foi o do comandante Tiaan Jerjerrod no filme Star Wars: Episode VI – Return of the Jedi.

O personagem ficou marcado entre os fãs da franquia por contracenar com Darth Vader em uma das cenas mais lembradas da saga.

Mesmo com a longa carreira nos palcos, o ator costumava comentar em entrevistas que era frequentemente reconhecido pelo trabalho no universo de Star Wars.

Por: Diário do Grande ABC

Paul McCartney e Ringo Starr se reencontram em gravação inédita

Os ex-integrantes dos The Beatles, Paul McCartney e Ringo Starr, voltaram a gravar juntos em uma faixa inédita.

A música “Home to Us” faz parte do novo álbum solo de Paul McCartney, intitulado The Boys of Dungeon Lane, com lançamento previsto para o dia 29 de maio.

Segundo a divulgação oficial, a faixa marca o primeiro dueto entre os dois músicos desde o fim dos Beatles.

A parceria foi apresentada em um evento para fãs realizado no tradicional Abbey Road Studios, estúdio histórico utilizado pela banda britânica.

O novo álbum será o primeiro trabalho solo de Paul McCartney em cinco anos e revisita momentos da juventude do artista e das primeiras experiências musicais antes da formação definitiva dos Beatles.

Nos últimos anos, Paul e Ringo voltaram a dividir o palco em apresentações especiais e também colaboraram em outras gravações.

Por: Redação

Franco Roncadelli conquista título do ATP Challenger 50 de Santos

O tenista uruguaio Franco Roncadelli conquistou o título da oitava edição do ATP Challenger 50 de Santos, disputado no Tênis Clube da cidade.

Na decisão, Roncadelli venceu o argentino Hernan Casanova por dois sets a zero, com parciais de 6/3 e 6/2, garantindo o primeiro título Challenger da carreira.

Com o resultado, o uruguaio encerrou um jejum de nove anos sem títulos de jogadores do Uruguai em torneios ATP, desde a conquista de Pablo Cuevas no Uruguai Open de 2017.

A vitória também rendeu ao atleta 50 pontos no ranking mundial, levando Roncadelli à melhor posição da carreira, além da premiação de 9 mil e 500 dólares.

Após a conquista, o tenista destacou a importância do título e afirmou que Santos ficará marcada em sua trajetória profissional.

Por: Redação

Unisanta promove atividade sobre memória e território da Baixada Santista

A Universidade Santa Cecília, por meio do Lab Mãe d’Água, realiza nos dias 16, 23 e 30 de maio de 2026 uma atividade voltada à memória e ao território da Baixada Santista.

O Lab Mãe d’Água é um Laboratório Experimental de Ciência Cidadã, Cultura Oceânica e Tecnologia que integra o programa de extensão da pós-graduação da universidade.

A proposta envolve um ateliê de artes críticas para a releitura colaborativa do quadro A Fundação de São Vicente, discutindo a visão colonial retratada na obra e suas influências até os dias atuais.

Segundo os organizadores, o objetivo é recriar simbolicamente o quadro e renomear elementos presentes na narrativa histórica, criando um novo glossário a partir de diferentes perspectivas sobre a região.

As atividades acontecem das 14h às 17h, na Rua Sete de Setembro, no bairro Vila Nova, em Santos.

Por: Redação

Mercado financeiro eleva previsão da inflação para 4,91% em 2026

O mercado financeiro voltou a aumentar a previsão para a inflação oficial do país em 2026. Segundo o boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (11) pelo Banco Central do Brasil, a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 4,89% para 4,91%.

A pesquisa reúne semanalmente projeções de instituições financeiras para os principais indicadores da economia brasileira.

Esta foi a nona elevação consecutiva na expectativa para o IPCA, que segue acima do intervalo da meta de inflação perseguida pelo Banco Central.

Entre os fatores que pressionam os preços está a alta dos combustíveis provocada pelas tensões e conflitos no Oriente Médio, cenário que tem impacto direto sobre a inflação no Brasil.

Por: Redação

Ancelotti envia pré-lista da seleção para a Copa de 2026

O técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, envia nesta segunda-feira (11) para a FIFA a pré-lista com 55 nomes para a disputa da Copa do Mundo de 2026.

Entre os jogadores que devem aparecer na relação estão Neymar, Estêvão e Thiago Silva.

O documento não será divulgado publicamente e nem mesmo os atletas envolvidos terão acesso à lista. Apenas os nomes presentes nessa relação poderão integrar a convocação final de 26 jogadores para o Mundial, marcada para o dia 18 de maio.

Como a pré-lista funciona também como respaldo para possíveis mudanças por questões técnicas ou médicas, Ancelotti incluiu jogadores que seguem em observação.

É o caso de Estêvão, atacante do Chelsea FC, que se recupera de uma lesão na coxa direita e ainda busca condições físicas ideais para a competição.

Já Neymar não atua pela seleção desde outubro de 2023 e ficou fora das últimas convocações do treinador italiano. Thiago Silva, por sua vez, não veste a camisa do Brasil desde a Copa do Mundo de 2022, mas continua sendo avaliado pela comissão técnica.

Por: Santa Portal