Os principais destaques

Pagamentos do Bolsa Família de abril começam no dia 16 e seguem até o fim do mês

Os beneficiários do Bolsa Família começam a receber os pagamentos de abril a partir do dia 16. Os depósitos seguem até o dia 30, conforme o calendário oficial do governo federal.

Os repasses são feitos de forma escalonada, de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS), prática adotada para organizar o fluxo e evitar sobrecarga nos sistemas bancários.

A liberação ocorre nos últimos dias úteis do mês e pode sofrer influência de datas como o feriado de Tiradentes, celebrado em 21 de abril.

 

Projeção de inflação para 2026 sobe novamente e chega a 4,36%, aponta Banco Central

A projeção do mercado financeiro para a inflação oficial do Brasil em 2026 voltou a subir, segundo dados do Banco Central do Brasil divulgados no Boletim Focus.

A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 4,31% para 4,36%, registrando a quarta alta consecutiva.

Apesar da elevação, a expectativa ainda está dentro do intervalo da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional, que é de 3%, com margem de tolerância entre 1,5% e 4,5%.

O avanço das projeções ocorre em meio a fatores externos, como as tensões no Oriente Médio, que impactam o cenário econômico global.

Em fevereiro, o IPCA teve alta de 0,7%, puxado principalmente pelos setores de transportes e educação. Ainda assim, o acumulado em 12 meses recuou para 3,8%, ficando abaixo de 4% pela primeira vez desde maio de 2024.

A inflação de março será divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (9).

Viva o Bairro inicia nova fase de serviços urbanos em Santos

O programa Viva o Bairro iniciou, nesta segunda-feira (6), uma nova etapa de atividades em Santos, com ações previstas até o dia 5 de maio.

A iniciativa reforça os serviços de zeladoria urbana por meio de mutirões em diferentes regiões da cidade, ampliando o atendimento direto à população.

Nesta fase, serão contemplados bairros como Boqueirão, Ilha Diana, Morro do Cruzeiro, Paquetá e São Manoel. As equipes atuam em frentes como manutenção de vias, revitalização de praças, poda de árvores, pintura, limpeza urbana e recuperação de espaços públicos.

De acordo com a Prefeitura, as ações têm impacto direto na qualidade de vida da população, com melhorias na segurança, mobilidade e organização urbana.

Também está prevista uma pesquisa de satisfação entre os dias 6 e 12 de maio, relacionada à fase anterior do programa.

Anvisa vai endurecer regras para farmácias de manipulação após irregularidades

A Anvisa anunciou que vai endurecer as regras de funcionamento das farmácias de manipulação com o objetivo de combater a venda irregular de canetas emagrecedoras.

A decisão foi tomada após fiscalizações apontarem que mais da metade dos estabelecimentos vistoriados apresentava algum tipo de irregularidade.

Segundo a agência, algumas farmácias estavam atuando como verdadeiras fábricas de medicamentos injetáveis, prática que é proibida pela legislação sanitária.

Em uma das ações, houve a apreensão de cerca de 1,3 milhão de ampolas em um estabelecimento interditado.

De acordo com o Sindusfarma, o setor recebe até três denúncias por semana relacionadas a esse tipo de prática.

Augusto Cury diz que irá até o fim em pré-candidatura à presidência

O escritor Augusto Cury afirmou que pretende seguir até o fim na disputa eleitoral após anunciar sua pré-candidatura à Presidência da República.

A declaração foi feita nesta segunda-feira (6), em Rio Verde, Goiás, durante a Tecnoshow, considerada uma das principais feiras do agronegócio no Centro-Oeste.

Cury destacou que essa será sua única incursão na política e afirmou que não pretende utilizar recursos do fundo eleitoral.

Segundo o autor, a decisão de entrar na disputa não está ligada à busca por poder. Ele afirmou que não precisa do cargo e que sua motivação é contribuir com ideias e propostas.

Durante o evento, que reuniu centenas de produtores rurais, o pré-candidato também comentou que recebeu questionamentos de lideranças políticas sobre sua entrada na vida pública, mas reforçou sua decisão de participar do processo eleitoral.

Cubatão comemora 77 anos com desfile, entregas e show gratuito de Simone Mendes

Cubatão celebra nesta quinta-feira (9) seus 77 anos de emancipação político-administrativa com uma programação especial ao longo do dia.

As atividades começam às 8h com missa solene na Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa, localizada na Avenida Nove de Abril, no Centro.

Na sequência, a partir das 9h30, acontece o tradicional desfile cívico-militar na mesma avenida, com participação de alunos das redes pública e privada, fanfarras, Banda Marcial de Cubatão e representantes das Forças Armadas, além da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

A programação segue às 12h30 com a entrega da restauração da fachada da primeira sede da Prefeitura, em cerimônia na Avenida Nove de Abril, ao lado do Largo do Sapo, no bairro Sítio Cafezal.

À noite, a comemoração será encerrada com show gratuito da cantora Simone Mendes, a partir das 21h, no Kartódromo Municipal, na Vila Paulista. Os portões serão abertos às 19h.

Por conta dos eventos, a Avenida Nove de Abril ficará interditada nos dois sentidos, no trecho entre o Parque Anilinas e a Rua São Paulo. O transporte coletivo terá alterações no itinerário.

Reunião do Connected Smart Cities em Santos tem vagas esgotadas

As vagas para a reunião estratégica regional da plataforma Connected Smart Cities , que será realizada nesta quinta-feira (9), em Santos, estão esgotadas.

Mesmo assim, interessados poderão acompanhar o evento por meio de transmissão ao vivo no YouTube.

Organizado por uma das principais redes de cidades inteligentes do país, o encontro vai discutir o futuro das cidades brasileiras, abordando temas como sustentabilidade, inovação e criatividade.

Esta é a primeira vez que a região recebe uma reunião do CSC, que faz parte de uma programação preparatória para o evento Cidade CSC, realizado anualmente na capital paulista.

Os painéis contarão com a participação de gestores públicos e autoridades de diferentes áreas, promovendo o debate sobre soluções urbanas e desenvolvimento sustentável.

Sul-Americana 2026 começa com recorde de campeões da Libertadores

A Copa Sul-Americana 2026 começa nesta terça-feira (7) com expectativa de ser uma das edições mais fortes da história do torneio.

O principal destaque é a presença de 10 clubes que já conquistaram a Copa Libertadores, incluindo Santos Futebol Clube, São Paulo Futebol Clube, River Plate, Grêmio, Vasco, Botafogo, Atlético-MG, San Lorenzo, Racing e Olimpia.

Na fase de grupos, alguns confrontos entre campeões já chamam atenção, como Vasco x Olimpia, Santos x San Lorenzo e Botafogo x Racing. Este último, inclusive, reedita a decisão da Recopa Sul-Americana do ano passado, quando o Racing ficou com o título.

O número de campeões na Sul-Americana é igual ao da própria Libertadores em 2026, que também conta com 10 clubes vencedores do torneio continental.

A edição deste ano também marca a estreia internacional de equipes como Deportivo Recoleta e Deportivo Riestra, que participam pela primeira vez de uma competição fora de seus países.

Com esse cenário, a Sul-Americana 2026 reúne tradição e novidade, prometendo jogos equilibrados e alto nível técnico.

Governo estuda unificar dívidas de brasileiros com descontos e juros menores

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estuda uma proposta para ajudar brasileiros endividados, com foco na unificação de débitos em uma única negociação.

A ideia é reunir dívidas como cartão de crédito, crédito pessoal e outras em um só contrato, com condições mais favoráveis. Entre os benefícios previstos estão juros mais baixos e descontos no valor principal, que podem chegar a até 80% em alguns casos.

Segundo o governo, a medida busca aliviar o orçamento das famílias, já que muitos brasileiros relatam que as dívidas têm consumido grande parte da renda mensal.

O processo de renegociação deve ser feito diretamente com os bancos, com o objetivo de tornar a adesão mais rápida e menos burocrática.

Para viabilizar os descontos e o refinanciamento, as instituições financeiras poderão contar com recursos do Fundo de Garantia de Operações, que funcionará como uma segurança em caso de inadimplência.

Além dessa iniciativa, o governo também prepara medidas para conter o aumento da conta de energia elétrica ao longo do ano.

O pacote ocorre em um momento de desafios na avaliação pública do governo.

Por: G1

Tensão cresce no Oriente Médio com ameaças entre EUA e Irã sobre rotas estratégicas

A guerra no Oriente Médio entrou em um momento decisivo nesta terça-feira (7), com novos ataques e aumento da tensão entre Estados Unidos e Irã.

A escalada acontece a poucas horas do fim do prazo estabelecido pelo presidente norte-americano Donald Trump para que o Irã reabra completamente o Estreito de Ormuz, uma das principais rotas de transporte de petróleo do mundo.

Trump afirmou que “uma civilização inteira morrerá esta noite” caso a exigência não seja atendida.

Em resposta, o governo iraniano manteve o tom de confronto. Em entrevista à agência Reuters, uma autoridade afirmou que o país não pretende reabrir o estreito em troca de “promessas vazias”.

O Irã também ameaçou fechar a rota marítima de Bab el-Mandeb, estratégica para o comércio global, e afirmou que pode deixar grande parte do Oriente Médio sem energia caso haja ataques às suas usinas.

O cenário aumenta o risco de ampliação do conflito e gera preocupação internacional sobre impactos econômicos e de segurança.