De símbolo da poluição a exemplo de sustentabilidade ambiental

A Prefeitura de Cubatão recebeu, nesta quarta-feira (6), o selo de reconhecimento internacional do programa “Tree Cities of the World”, promovido pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) e pela Arbor Day Foundation. O programa destaca cidades que adotam práticas eficazes de manejo de florestas naturais e urbanas, valorizando o papel das árvores na qualidade de vida urbana.

A cidade foi reconhecida por ações como o Plano Municipal de Arborização Urbana e a recuperação de áreas verdes, como nas recentes urbanizações da Vila Esperança e Vila dos Pescadores. O município se destacou também pelo foco na preservação de manguezais e restinga. Esse selo é visto como um reflexo do compromisso da cidade com a sustentabilidade e segurança climática.

O reconhecimento é um esforço conjunto de diversas secretarias e entidades ambientais, além da colaboração técnica do Professor Maurício Lamano, da USP. Cubatão é uma das 34 cidades brasileiras incluídas na lista, representando a Baixada Santista ao lado de Guarujá.

Foto: Ilha do Tatu/Arquivo PMC