Internacional
União Europeia e Estados Unidos lançam novas sanções contra a Rússia, atingindo o comércio de petróleo. A medida mira os navios que transportam o combustível.
Mesmo com a pressão, a Rússia segue como principal fornecedora de diesel ao Brasil, com mais de 60% das importações.
Em Moscou, Lula defendeu a parceria com os russos, mas as novas tarifas europeias podem impactar essa relação.
A Itália tornou definitiva, nesta terça-feira, a lei que restringe o direito à cidadania para descendentes de italianos nascidos no exterior.
Agora, o reconhecimento só será válido para até duas gerações fora da Itália.
A medida foi aprovada por 137 votos a 87 na Câmara dos Deputados e altera a lei de 1992, que não tinha limite de gerações.
O governo italiano tratou a proposta como urgente, e a nova regra já entrou em vigor.
Dois funcionários da Embaixada de Israel nos Estados Unidos foram mortos a tiros na noite de quarta-feira, em frente ao Museu Judaico de Washington, capital americana.
As vítimas, Yaron Lischinsky e Sarah Milgram, eram um casal jovem e estavam prestes a ficar noivos. Segundo o embaixador de Israel, o pedido de casamento aconteceria na próxima semana, em Jerusalém.
O suspeito do ataque, Elias Rodriguez, foi preso horas depois. Ao ser detido, ele gritou “Palestina livre”. A prisão foi confirmada pela secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, demonstrou choque com o assassinato do casal de funcionários da Embaixada de Israel em Washington. Netanyahu classificou o crime como um ataque antissemita e anunciou que tomará medidas para fortalecer a segurança nas embaixadas israelenses ao redor do mundo.