Putin não comparece a reunião com Ucrânia
A expectativa era alta para o possível primeiro encontro entre os presidentes da Rússia e da Ucrânia desde o início da guerra, há mais de três anos. Mas a reunião que aconteceria nesta quinta-feira (15) em Istambul, na Turquia, começou esvaziada. O presidente russo, Vladimir Putin, não compareceu.
Mesmo tendo sugerido o encontro no fim de semana, o Kremlin confirmou que “Putin não tem planos de ir a Istambul”. A ausência frustrou os apelos do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que desejava um diálogo direto.
Diante do ocorrido,Zelensky, cancelou sua participação no encontro direto com representantes da Rússia, que estava marcado para hoje.
A decisão foi tomada depois que o Kremlin confirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, não participaria das negociações. Mesmo com a ausência de Zelensky, a Ucrânia manterá presença no evento: quem assume a liderança da delegação será o ministro da Defesa, Rustem Umierov.
As conversas fazem parte de uma tentativa internacional de avançar nas tratativas por um possível acordo de paz, mais de três anos após o início da guerra.