Saudade Fm ,registra respostas da prefeitura de Santos

A Rádio Saudade recebeu da Prefeitura de Santos respostas referentes a temas levantados por cidadãos por meio da programação da emissora. Os esclarecimentos tratam da manutenção do Jardim da Orla, da instalação de coberturas em pontos de ônibus, das ações de limpeza no entorno da Praça Mauá e da situação da obra do Aquário Municipal.

Respostas enviadas pela Prefeitura :

Sobre a manuntenção no jardim da orla:
“A prefeitura, informa que a  manutenção do jardim é diária, feita por 13 jardineiros. O manejo é feito de acordo com a necessidade que os jardineiros vêem com os encarregados de cada parte do jardim. Eles espalham o composto vegetal, fazem a limpeza dos canteiros e o plantio. O corte de grama é realizado regularmente pela Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa). Além das belezas naturais, o jardim possui 36 monumentos, espalhados do Quebra-Mar (Emissário) à Ponta da Praia, que são monitorados e passam por manutenção regular e a depender de necessidade pontual.
Sobre a cobertura em pontos de ônibus
A instalação de abrigos (cobertura) no ponto de ônibus depende do geométrico do local onde está localizado. A depender da localização do ponto de ônibus, não há largura suficiente na calçada para implantação do equipamento, seja para garantir os parâmetros necessários para a circulação de pedestres, seja por alguma interferência na fachada de comércio/residência no local, atendendo à Lei Complementar nº 1087 de 30/12/2019). No total, Santos conta com 797 pontos de parada de ônibus, e destes, 463 possuem 1 ou mais abrigos. Os 334 pontos restantes estão sinalizados com marcos ou placas, sendo que na maioria destes casos a instalação de abrigo não é viável pela falta de condições e/ou dimensões de calçada.
Sobre o antigo banheiro da Praça Mauá
A limpeza de resíduos carreados pelas chuvas foi feita nesta terça-feira (3). Havendo condições climáticas favoráveis, a drenagem será concluída até o início da próxima semana. A varrição na Praça Mauá segue sendo feita regularmente todos os dias.
Sobre o Aquário Municipal
A construtora responsável não entregou a obra no prazo e foi notificada pela Prefeitura de Santos, por não ter cumprido as condições do contrato, bem como por não ter tomado providências em relação à advertência recebida sobre o atraso injustificado na execução dos serviços. Também foi informada da aplicação de multa de R$ 107.800,00, correspondente a 10% do valor total do contrato. Ainda foi comunicada da rescisão unilateral do contrato, assegurando à construtora a oportunidade de interposição de recurso, no prazo de 15 dias úteis, que foi posteriormente indeferido. Atualmente estão em andamento os trâmites burocráticos para rescisão unilateral do contrato, que permitirá à Prefeitura chamar a segunda colocada na licitação para dar continuidade à obra.”

A Rádio Saudade registra e agradece a disposição da administração municipal em prestar informações e contribuir para o esclarecimento de assuntos de interesse público, reforçando a importância do diálogo institucional.

Reafirmamos que nosso compromisso é abrir espaço para todos os lados, assegurando tanto a manifestação dos cidadãos quanto o direito de resposta do poder público, sempre com respeito às instituições.