As principais notícias das cidades da nossa região

Operação da Polícia Ambiental em Guarujá aplica multa e apreende embarcações

Uma operação da Polícia Militar Ambiental realizada no Canal do Estuário, em Guarujá, resultou na aplicação de multa de R$ 1.877.600, além da autuação de dois pescadores e da apreensão de duas embarcações e mais de 23 quilos de pescado da espécie palombeta.

A ação ocorreu no último sábado e teve como objetivo fiscalizar atividades pesqueiras na região.

De acordo com a corporação, uma das embarcações abordadas estava atracada nas proximidades da antiga Cooperativa de Pesca Nipo-Brasileira. Durante a vistoria, os policiais verificaram a documentação dos tripulantes e constataram irregularidades.

Segundo o relatório da ocorrência, um dos pescadores exercia a atividade sem portar a carteira profissional obrigatória, enquanto outro atuava sem a licença emitida pelo órgão ambiental competente.

Por: Redação

Operação cumpre mandado em Peruíbe e investiga desvio de máquinas de cartão

A Polícia Civil realizou uma ação em Peruíbe durante a Operação Famulus, que investiga uma organização criminosa suspeita de desviar máquinas de cartão para aplicação de golpes e outras atividades ilegais. Segundo as investigações, o prejuízo causado pelo esquema pode chegar a R$ 1 milhão.

Ao todo, foram cumpridos sete mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão em cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com a polícia, os equipamentos eram desviados por funcionários de uma empresa e posteriormente utilizados em fraudes financeiras e jogos de azar clandestinos.

As investigações continuam para identificar todos os envolvidos no esquema.

Por: Redação

Programa Viva o Bairro

A Prefeitura de Santos inicia nesta quarta-feira (24) a 15ª edição do programa Viva o Bairro, que levará uma força-tarefa de zeladoria urbana para os bairros Chico de Paula, Marapé, Valongo, Morro Nova Cintra e Monte Cabrão.

As ações serão realizadas até o dia 23 de julho e contarão com equipes da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), responsáveis por serviços de manutenção e conservação em diversas áreas da cidade.

Entre os trabalhos previstos estão conservação viária, revitalização de praças, limpeza urbana, pintura, poda de árvores, corte de grama e recuperação de espaços públicos. O objetivo é melhorar a infraestrutura urbana, ampliar a segurança, facilitar a mobilidade e promover mais qualidade de vida para os moradores.

Por: Redação

Santos promove ações de conscientização sobre o diabetes

A Secretaria de Saúde de Santos realiza, até a próxima segunda-feira (29), uma programação especial em alusão ao Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 26 de junho.

As atividades acontecem em diversas policlínicas da cidade e incluem testes de glicemia, palestras educativas, orientações sobre alimentação saudável, uso correto de medicamentos e insulina, além de ações voltadas ao incentivo da prática regular de atividades físicas.

O objetivo é ampliar a conscientização da população sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o controle da doença, contribuindo para a redução de complicações associadas ao diabetes.

Segundo o secretário de Saúde, Fábio Lopez, a iniciativa reforça o trabalho desenvolvido permanentemente pela rede municipal de saúde. A proposta é orientar a população sobre os fatores de risco da doença e estimular a identificação precoce dos casos, permitindo o início rápido do tratamento.

As policlínicas seguem sendo a principal porta de entrada para diagnóstico, acompanhamento e tratamento dos pacientes. Em 2025, a Atenção Primária à Saúde acompanhou 26.434 pessoas com diabetes em Santos.

Por: Redação

Caminho da Capacitação certifica 1.364 alunos e encerra ciclo na Baixada Santista

O Fundo Social de São Paulo concluiu, em Guarujá, mais uma etapa do programa Caminho da Capacitação, certificando 1.364 alunos dos nove municípios atendidos pelo 22º ciclo da iniciativa.

Pela primeira vez na Baixada Santista, o programa encerrou sua passagem pela região alcançando um marco histórico: a atuação em todas as 16 regiões administrativas do Estado de São Paulo.

Além da cerimônia de certificação, o evento contou com uma Feira de Empregos, aproximando os participantes de oportunidades de trabalho, geração de renda e qualificação profissional.

Ao longo desta etapa, moradores de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente participaram de cursos gratuitos em áreas com alta demanda no mercado, como gastronomia, panificação, beleza e bem-estar, mecânica, tecnologia e cuidados com pets.

O programa também ampliou seu alcance por meio de parcerias com 14 organizações da sociedade civil, que ofereceram cursos em unidades fixas. Dos 1.364 certificados, 550 concluíram capacitações realizadas por meio dessas instituições parceiras.

Durante a cerimônia, a presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, destacou a importância da qualificação profissional para a criação de oportunidades e o fortalecimento da autonomia das famílias.

Por: Redação

Operação Bares da Copa, fiscaliza 30 estabelecimentos em Guarujá

A Vigilância Sanitária de Guarujá segue realizando ações extraordinárias de fiscalização por meio da Operação Bares da Copa, iniciativa voltada a estabelecimentos que recebem grande público durante os jogos da Copa do Mundo.

No balanço parcial dos primeiros dias da operação, realizados no sábado (20) e domingo (21), foram fiscalizados 30 estabelecimentos comerciais em diferentes pontos da cidade.

As equipes atuaram em bares localizados no Boulevard Gastronômico da Rua Rio de Janeiro, na região central, além de casas noturnas e outros estabelecimentos no bairro Santa Rosa.

Durante as inspeções, foram emitidos 97 autos, sendo 36 advertências, 12 notificações, 30 intimações e 19 vistorias. O objetivo da ação é garantir o cumprimento das normas sanitárias, a segurança dos consumidores e a qualidade dos serviços oferecidos durante o período de maior movimentação.

A operação deve continuar nos próximos dias em outras regiões do município.

Por: Redação

Baixada Santista começa a receber a nova vacina Pneumo 20 na Rede Pública

A nova vacina pneumocócica 20-valente, conhecida como Pneumo 20, começou a ser incorporada à rede pública de saúde dos municípios da Baixada Santista. O imunizante agora integra o Calendário Nacional de Vacinação e amplia a proteção contra doenças causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonia, meningite, otite e infecções graves da corrente sanguínea.

A vacina oferece proteção contra 20 sorotipos da bactéria, ampliando significativamente a cobertura em relação à Pneumo 10. A aplicação é destinada principalmente a crianças menores de 5 anos, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Na região, cidades como Cubatão, Santos, Guarujá, Bertioga, Peruíbe, Itanhaém e Praia Grande já receberam as primeiras remessas de doses e iniciaram ou programaram o início da vacinação.

Além das crianças, o imunizante também será destinado a grupos especiais, incluindo pacientes com doenças crônicas, pessoas imunossuprimidas, transplantados, pacientes em tratamento oncológico, pessoas vivendo com HIV, prematuros e idosos em situações específicas.

As secretarias municipais de saúde orientam os responsáveis a manterem a carteira de vacinação atualizada e procurarem as unidades de saúde para obter informações sobre o calendário de aplicação.

Por: Redação

Hospitais de São Paulo registram aumento de atendimentopor doenças respiratórias

As emergências hospitalares do Estado de São Paulo registraram aumento na procura por atendimento relacionado a doenças respiratórias em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são de um levantamento realizado pelo SindHosp.

A pesquisa ouviu representantes de 91 hospitais associados e apontou que 88% das unidades registraram crescimento na demanda por atendimentos respiratórios nos 15 dias anteriores ao levantamento, realizado entre os dias 3 e 15 de junho.

No mesmo período de 2025, 74% dos hospitais haviam relatado aumento de pacientes com síndromes respiratórias agudas graves, o que representa uma elevação de 14 pontos percentuais neste ano.

O maior crescimento foi observado entre pessoas de 60 a 80 anos, cuja participação nos atendimentos passou de 7% para 14%. Apesar disso, a faixa etária entre 30 e 50 anos continua concentrando a maior parte dos casos, representando 68% dos atendimentos registrados.

Entre as crianças, houve aumento dos casos na faixa de 5 a 11 anos, enquanto os atendimentos de bebês e crianças menores de 4 anos permaneceram praticamente estáveis.

Por: Redação

São Paulo suspende rodízio de veículos á tarde por conta do jogo do Brasil

A Prefeitura de São Paulo anunciou a suspensão do rodízio municipal de veículos no período da tarde desta quarta-feira em razão do jogo da Seleção Brasileira.

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município. Apesar da flexibilização, a restrição para automóveis permanece válida durante a manhã. Já o rodízio para caminhões seguirá normalmente ao longo de todo o dia.

Também por conta da partida, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital paulista funcionarão até as 17 horas. Os demais serviços essenciais de saúde permanecerão operando normalmente.

A medida tem como objetivo adequar o funcionamento de parte dos serviços públicos ao horário da partida da Seleção Brasileira.

Por: Redação

Incêndio destrói galpãp de distribuidora de autopeças na Lapa em São Paulo

Um incêndio de grandes proporções destruiu parte de uma distribuidora de autopeças na Rua Emílio Goeldi, no bairro da Lapa, Zona Oeste da cidade de São Paulo, na madrugada desta terça-feira (23).

Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas atingiram aproximadamente 10 mil metros quadrados. Durante a operação de combate ao fogo, a estrutura do imóvel sofreu danos severos, com registro de desabamentos parciais.

O proprietário informou que o complexo é composto por três prédios e que um deles foi totalmente destruído. Os galpões armazenavam materiais altamente inflamáveis, como plástico e papel, o que contribuiu para a rápida propagação do incêndio.

As causas do fogo ainda deverão ser investigadas.

Por: TMC