As principais notícias das cidades da nossa região

Dia das mães na Baixada Santista

Dia dez de maio, dia das Mães, deve impulsionar o setor de alimentação fora do lar na Baixada Santista. A expectativa é de crescimento significativo no movimento de bares e restaurantes.

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a projeção é de aumento de até 40% na movimentação em comparação com um domingo comum, consolidando a data como a mais relevante do ano para o segmento.

O cenário é reforçado por um calendário favorável. O feriado prolongado do Dia do Trabalhador cria dois fins de semana consecutivos com potencial de alta demanda.

Diante desse contexto, os estabelecimentos apostam em estratégias para atrair clientes, como decoração temática, brindes e cardápios personalizados.

Por: Redação

Obras da Sabesp alteram trânsito no centro de Santos e interditam trecho da avenida do cais

O trânsito na região central de Santos segue com mudanças devido às obras da Sabesp para implantação de uma subadutora que fará a interligação com Guarujá.

A partir desta sexta-feira (1º), os trabalhos, que já estavam em execução na área portuária, passam a ocupar uma faixa da Avenida Antônio Prado/Xavier da Silveira, conhecida como via do cais, na altura da Rua Braz Cubas.

Para a realização do serviço, autorizado pela Autoridade Portuária de Santos, será interditado o sentido Ponta da Praia/Valongo da avenida.

Com isso, o tráfego nesse trecho será desviado para a pista oposta, que funcionará em mão dupla, com uma faixa de rolamento para cada sentido, devidamente sinalizada.

Por: Redação

VLT da Baixada Santista terá operação em horário integral entre junho e julho

O segundo trecho do VLT da Baixada Santista deve passar a operar em horário completo nas próximas semanas. A informação foi confirmada pelo governador Tarcísio de Freitas nesta quinta-feira (30).

Segundo o governo estadual, a operação integral está prevista para ocorrer entre junho e julho, com funcionamento das 5h30 às 23h30.

Atualmente, o sistema opera em horário reduzido, das 9h às 15h, de segunda a sábado.

A limitação ocorre devido à necessidade de integração do sistema de sinalização do VLT com os semáforos da cidade de Santos.

Com a conclusão dos ajustes, a expectativa é ampliar o atendimento e melhorar a mobilidade urbana na região.

Por: Redação

São Paulo amplia público da vacina contra dengue e inclui trabalhadores da saúde e pessoas de 59 anos

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo anunciou a ampliação do público-alvo da vacinação contra a dengue no estado. A partir de segunda-feira (4), a imunização passa a contemplar trabalhadores da saúde de estabelecimentos públicos e privados, além da população com 59 anos.

A vacinação já incluía profissionais da Atenção Primária à Saúde da rede municipal e será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A estimativa é que cerca de 1,8 milhão de pessoas sejam atendidas com a ampliação da campanha.

Segundo o governo estadual, a medida tem como objetivo fortalecer a estratégia de enfrentamento à dengue e ampliar a proteção de grupos mais expostos e vulneráveis.

A vacina foi desenvolvida pelo Instituto Butantan e é a primeira do mundo em dose única, com proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

Por: Agência SP

Tarcísio entrega 60 moradias do projeto Parque Palafitas em iniciativa inédita no Brasil

O governador Tarcísio de Freitas entregou, na manhã desta quinta-feira (30), 60 unidades habitacionais do projeto Parque Palafitas, considerado um modelo inédito de urbanização no Brasil.

O projeto é baseado em conceitos do urbanista Jaime Lerner e prevê moradias construídas sobre áreas alagadas, com infraestrutura completa.

O complexo conta com edifícios de até quatro andares e casas térreas, oferecendo melhores condições de habitação em regiões antes ocupadas por estruturas precárias.

Para viabilizar a iniciativa, o governo do estado investiu R$ 27,4 milhões. A execução das obras ficou sob responsabilidade da prefeitura, enquanto o governo federal realizou a cessão da área.

Por: A Tribuna

Feriado deve levar até 303 mil veículos ao litoral paulista pelo Sistema Anchieta-Imigrantes

O Sistema Anchieta-Imigrantes deve receber entre 197 mil e 303 mil veículos em direção à Baixada Santista durante o feriado prolongado do Dia do Trabalhador.

A estimativa é da concessionária Ecovias Imigrantes e vale para o período entre quinta-feira (30) e domingo (3).

Para lidar com o aumento no volume de tráfego, a empresa informou que programou operações especiais, com o objetivo de melhorar a fluidez, principalmente nos horários de maior movimento.

A recomendação é que os motoristas planejem a viagem com antecedência, já que o fluxo deve se intensificar ao longo do feriado.

Por: Redação

Cão Hulk e policiais são homenageados por maior apreensão de maconha da história do Brasil

O cão Hulk e 25 policiais do Batalhão de Ações com Cães da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro foram homenageados após a apreensão de 48 toneladas de maconha no Complexo da Maré, na zona norte da capital fluminense.

A operação é considerada a maior apreensão de maconha da história do Brasil. A ação ocorreu na comunidade Nova Holanda, no último dia 7.

A solenidade foi realizada na quarta-feira (29), no Quartel-General da corporação, no centro do Rio de Janeiro.

De acordo com a Polícia Militar, o resultado foi fruto do trabalho integrado entre equipes operacionais e setores de inteligência, com destaque para a atuação do cão Hulk nas buscas.

Por: Redação

Unidades do Bom Prato em Santos passam a funcionar aos fins de semana

As unidades do Bom Prato em Santos passarão a funcionar também aos sábados e domingos a partir do dia 16 de maio.

A medida vai adicionar cerca de 800 refeições diárias ao sistema, sendo 500 almoços aos domingos na unidade do Mercado e outras 300 refeições distribuídas por meio de unidade móvel no fim de semana.

O investimento estimado para a ampliação é de aproximadamente R$ 42,7 mil por mês.

Além disso, a unidade Santos I será transferida para a Rua General Câmara, 454, integrando o projeto de revitalização do Mercado Municipal.

Por: Redação

Santos recebe Encontro Nacional sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Santos será sede, nos dias 15 e 16 de maio, do 2º Encontro das Cidades ODS. O evento gratuito vai reunir representantes de municípios e especialistas de todo o Brasil para discutir estratégias voltadas à implementação da Agenda 2030.

O encontro será realizado no Parque Valongo e deve promover o intercâmbio de experiências e boas práticas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A realização do evento reforça o protagonismo de Santos na agenda de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à integração de ações alinhadas às metas globais.

Por: Redação

Santos discute criação de faixa exclusiva para corrida na orla

Santos avalia três propostas para a criação de uma faixa exclusiva para corredores na orla da praia. A iniciativa ganhou força após o aumento do número de praticantes de corrida de rua no período pós-pandemia.

As alternativas foram apresentadas durante audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Santos, por meio da comissão de esportes, presidida pelo vereador Paulo Miyasiro.

A primeira proposta prevê a retirada de cerca de 700 vagas de estacionamento ao longo do calçadão, criando espaço para uma pista de corrida e uma faixa acessível para pedestres e cadeirantes.

A segunda opção sugere ampliar a área ao lado da ciclovia, avançando sobre o jardim da orla. Essa alternativa exigiria autorização de órgãos de preservação, já que a área é tombada.

Já a terceira proposta prevê a implantação da faixa de corrida junto ao calçadão da areia, com cerca de 1,20 metro de largura.

Durante a audiência, representantes da Companhia de Engenharia de Tráfego e de secretarias municipais participaram das discussões, destacando vantagens e desafios de cada alternativa.

O secretário de meio ambiente, Glaucus Farinello, afirmou que as propostas ainda são iniciais e podem receber contribuições da população.

Ao final do encontro, foi definido que as sugestões serão consolidadas e encaminhadas à prefeitura para elaboração de um projeto final.

Por: Redação