Os principais destaques

Guarujá abre prazo para pedidos de isenção ou desconto no IPTU e taxa de lixo de 2027

Guarujá abriu o prazo para solicitações de isenção ou desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e na Taxa de Remoção de Lixo referentes ao exercício de 2027.

Os pedidos devem ser protocolados na Secretaria Municipal de Finanças de Guarujá (Sefin), seguindo as regras estabelecidas pela legislação vigente.

De acordo com o Código Tributário do Município de Guarujá, o prazo para apresentar a solicitação vai até o último dia útil de agosto. O requerimento precisa ser acompanhado da documentação comprobatória exigida, sob pena de perda do benefício fiscal para o ano seguinte.

O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, em dois locais: na Coordenação de Receitas Territoriais, no Paço Municipal (Sala 11 – térreo), na Avenida Santos Dumont, 640, no bairro Santo Antônio; ou na Unidade de Atendimento ao Contribuinte de Vicente de Carvalho, localizada na Rua Cunhambebe, 500, na Vila Alice.

Santos inaugura nova unidade do posto avançado de zeladoria no Saboó

A Santos passou a contar, nesta terça-feira (10), com a 16ª unidade do Posto Avançado de Zeladoria (PAZ). O equipamento foi instalado no bairro do Saboó, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 12.

A nova unidade foi criada para ampliar os serviços de manutenção urbana na região e facilitar o acesso da população aos atendimentos da Prefeitura.

Além de servir como base para equipes de zeladoria, o espaço também contará com atendimento ao público, permitindo que moradores registrem solicitações de serviços e façam o cadastro de famílias interessadas no Programa Viva Leite.

O posto deve atender principalmente moradores dos bairros Saboó, Alemoa e Paquetá, além de áreas próximas à entrada da cidade.

A estrutura também funcionará como ponto de apoio para ações integradas da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET), da Guarda Civil Municipal de Santos e da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Foto divulgação-PMS

Prefeitura de Cubatão orienta população a denunciar descarte irregular de lixo

A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria Municipal de Manutenção Urbana e Serviços Públicos de Cubatão, reforça que moradores podem denunciar casos de descarte irregular de lixo ou resíduos de grande porte em vias públicas, terrenos, áreas ambientais e outros espaços da cidade.

As denúncias podem ser feitas por meio da Ouvidoria Geral pelos telefones 0800-772-6207 e 3362-4537 ou pelo e-mail ouvidoriageral@cubatao.sp.gov.br.

A iniciativa busca incentivar a conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental e do cuidado com os espaços públicos.

A prefeitura lembra que o descarte irregular de resíduos sólidos ou líquidos é considerado crime ambiental, conforme estabelece a Lei Federal nº 9.605 de 1998.

Entre as práticas irregulares estão o abandono de sacos de lixo, móveis velhos, restos de poda, materiais de construção ou entulho em terrenos baldios ou calçadas. Também são considerados crimes o descarte inadequado de lixo hospitalar, o lançamento de resíduos em bueiros, rios ou córregos, o descarte de pilhas, baterias e equipamentos eletrônicos no lixo comum e a queima de lixo a céu aberto, que provoca poluição e riscos à saúde pública.

Grupo Pão de Açúcar pede recuperação extrajudicial para renegociar r$ 4,5 bilhões em dívidas

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) protocolou um pedido de recuperação extrajudicial para renegociar aproximadamente R$ 4,5 bilhões em dívidas consideradas não operacionais.

De acordo com fato relevante divulgado nesta terça-feira (10), o plano envolve obrigações financeiras sem garantia que não fazem parte das despesas correntes ou operacionais da empresa.

O presidente da companhia, Alexandre Santoro, afirmou que a proposta já conta com adesão de 46% dos credores.

Santoro, que assumiu o comando do GPA há cerca de dois meses, explicou que a iniciativa busca reorganizar o perfil de endividamento da empresa sem comprometer o funcionamento das operações.

Segundo o executivo, a renegociação não inclui pagamentos a fornecedores, aluguéis de lojas ou salários de colaboradores. A companhia informou que as atividades da rede seguem normalmente enquanto ocorre o processo de reestruturação financeira.

Irã diz que aguarda frota naval dos EUA no Estreito de Ormuz

Um porta-voz da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã afirmou que as Forças Armadas do país estão aguardando a frota naval dos Estados Unidos no Estreito de Ormuz, uma das rotas marítimas mais estratégicas do mundo para o transporte de petróleo.

A declaração foi feita na noite desta segunda-feira (9), no horário de Brasília, pelo major-general Ali Mohammad Naeini, segundo informações divulgadas pela mídia estatal iraniana.

De acordo com o militar, o desfecho do atual cenário de tensão na região “está nas mãos do Irã”. Naeini também afirmou que as forças iranianas aguardam a chegada do porta-aviões americano Gerald Ford ao estreito.

As declarações são interpretadas como uma resposta a comentários recentes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que falou sobre a proteção do Estreito de Ormuz, área considerada estratégica para o comércio global de petróleo.

Anchieta e Imigrantes têm interdições programadas para esta semana

As rodovias Anchieta e Imigrantes terão interdições ao longo da semana para obras de manutenção e passagem de cargas especiais, exigindo atenção dos motoristas que seguem para a Baixada Santista.

De segunda (9) a sábado (14), a pista Norte da Imigrantes ficará bloqueada no trecho de serra a partir das 23h30, e a subida para a capital será feita apenas pela Via Anchieta. Já no sábado (14), a partir das 8h30, a pista Norte da Anchieta será interditada para obras, com subida pela Imigrantes e descida pelas pistas Sul da Anchieta e da Imigrantes.

Durante a semana, equipes também realizam serviços de manutenção nas duas rodovias e nas estradas Cônego Domênico Rangoni e Padre Manoel da Nóbrega.

Guarujá registra queda de 85% nos casos de dengue no início de 2026

Guarujá, no litoral de São Paulo, registrou uma redução de 85% no número de casos de dengue no primeiro bimestre de 2026, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Entre janeiro e fevereiro deste ano, foram contabilizados 60 casos da doença no município. No mesmo intervalo de 2025, haviam sido registrados 417 casos.

Os dados também mostram uma queda significativa ao longo dos últimos anos. Em 2024, no mesmo período, o município havia registrado 1.671 casos de dengue.

O cenário aponta para uma redução progressiva da doença na cidade nos últimos três anos.

Romeu Zema protocola pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes no Senado

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), protocolou nesta segunda-feira (9) um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

O documento foi apresentado ao Senado Federal e reúne assinaturas de dirigentes e parlamentares do partido Novo, além de apoiadores políticos.

Entre os signatários está o ex-deputado federal Deltan Dallagnol, que também manifestou apoio à iniciativa.

Agora, caberá à presidência do Senado analisar o pedido e decidir se o processo terá prosseguimento ou será arquivado.

Lula sanciona lei que reforça proteção a menores de 14 anos vítimas de estupro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que reforça a proteção de crianças e adolescentes menores de 14 anos vítimas de estupro.

A nova norma altera o Código Penal Brasileiro e estabelece de forma explícita que a presunção de vulnerabilidade da vítima nessa faixa etária é absoluta.

Isso significa que circunstâncias do caso não poderão ser usadas para relativizar a situação da vítima ou questionar sua condição de vulnerabilidade.

De acordo com o governo federal, o texto também determina que a aplicação de penas pelo crime de estupro de menores não depende do consentimento da vítima, nem do fato de ela ter mantido relações sexuais anteriormente ou de eventual ocorrência de gravidez.

Hospital da Zona Noroeste de Santos reabre após obras

O Complexo Hospitalar Dr. David Capistrano Filho, conhecido como Hospital da Zona Noroeste, em Santos, retomou o atendimento após passar por obras de melhoria na estrutura.

A unidade, localizada no bairro Castelo, estava fechada desde o dia 23 para a realização de intervenções. Com a reabertura, voltam a funcionar os leitos de enfermaria e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Entre as melhorias realizadas pela prefeitura estão a instalação de uma nova cabine primária, responsável pela entrada de energia elétrica, e a climatização completa do hospital.

A unidade também recebeu novos equipamentos e uma nova sala preparada para a instalação de um aparelho de raio-X panorâmico.

O investimento nas melhorias foi de aproximadamente R$ 5 milhões.