Os principais destaques

Morre aos 93 anos o sambista Noca da Portela

Morreu neste domingo (17), aos 93 anos, o sambista e compositor Noca da Portela. O artista estava internado desde o dia 30 de abril em um hospital no bairro de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, após ser diagnosticado com uma infecção urinária.

Segundo familiares, o quadro de saúde piorou nos últimos dias após o sambista desenvolver pneumonia durante a internação. Desde o dia 10 de maio, ele permanecia no Centro de Tratamento Intensivo da unidade hospitalar. A causa da morte não foi informada.

Durante o período de internação, Noca recebeu visitas dos netos, que cantavam músicas da coletânea “Flores em Vida”, lançada em homenagem ao compositor.

Noca da Portela deixa dois filhos, sete netos e três bisnetos.

A Portela, escola de coração do sambista, decretou três dias de luto oficial. O velório será aberto ao público na terça-feira (19), na quadra da agremiação.

Por: G1

Suspeito de ataques cibernéticos é preso ao chegar ao Brasil

A Polícia Federal prendeu neste sábado (16), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, um dos investigados da 6ª fase da Operação Compliance Zero.

Victor Lima Sedlmaier havia sido deportado de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e teve o mandado de prisão executado assim que desembarcou no país.

De acordo com as investigações, ele é apontado como integrante do grupo “Os Meninos”, suspeito de envolvimento em invasões digitais, ataques cibernéticos e monitoramento ilegal na internet. A apuração também relaciona a atuação do grupo ao empresário Daniel Vorcaro, ligado ao antigo Banco Master.

A defesa do investigado afirmou que ele não estava foragido e sustentou que vinha colaborando com as autoridades durante as investigações.

Por: Redação

Victor Lima Sedlmaier, preso hoje (16) em Dubai. Foto: Reprodução

Morre aos 70 anos o radialista e narrador esportivo Milton Naves

Morreu neste sábado, aos 70 anos, o radialista e narrador esportivo Milton Naves, um dos nomes mais conhecidos do rádio esportivo mineiro.

Com mais de 40 anos dedicados à locução esportiva, Milton Naves construiu uma carreira marcada pela forte presença no jornalismo esportivo de Minas Gerais, tornando-se uma referência no rádio da região.

Entre ouvintes e colegas de profissão, o bordão “Show de Bola” ficou eternizado como uma das marcas da trajetória do narrador.

A morte do radialista gerou homenagens de profissionais da comunicação e fãs nas redes sociais.

Por: Redação

Exportação de carne bovina cresce e pressiona preços no mercado brasileiro

As exportações brasileiras de carne bovina cresceram 15,2% nos quatro primeiros meses deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Brasil embarcou 953 mil toneladas entre janeiro e abril.

O aumento no ritmo das exportações tem refletido diretamente no mercado interno, contribuindo para a alta nos preços da carne para os consumidores brasileiros.

De acordo com os números divulgados, os pecuaristas brasileiros têm exportado cerca de 200 mil toneladas por mês. Em abril, o volume chegou a 252 mil toneladas.

A China continua sendo o principal comprador da carne bovina brasileira. Até agora, o país asiático já importou mais de 460 mil toneladas do produto, embora autoridades chinesas afirmem que o volume real ultrapassa 553 mil toneladas neste ano.

Por: Redação

Comitiva dos EUA descarta celulares e brindes após encontro entre Trump e Xi Jinping na China

A comitiva presidencial dos Estados Unidos descartou celulares, credenciais e brindes recebidos durante compromissos oficiais na China antes do embarque no Air Force One, nesta sexta-feira (15).

A medida de segurança foi adotada em Pequim após dois dias de reuniões entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping.

Segundo autoridades americanas, o protocolo teve como objetivo prevenir possíveis ações de espionagem ou ataques cibernéticos. Havia preocupação com a possibilidade de equipamentos de escuta microscópicos estarem escondidos nos objetos distribuídos durante a cúpula.

Entre os materiais descartados estavam telefones descartáveis, cartões de credenciamento oficial e pins de lapela oferecidos aos integrantes da delegação americana. Um contentor foi colocado próximo ao Air Force One para recolher os itens considerados de risco.

Por: TMC

José Dirceu é internado em São Paulo após diagnóstico de linfoma

O ex-ministro e pré-candidato a deputado federal José Dirceu está internado desde o último domingo (10) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

De acordo com boletim médico divulgado nesta sexta-feira (15), exames de rotina identificaram um linfoma, tipo de câncer que afeta o sistema linfático, responsável pela defesa do organismo.

Segundo o hospital, José Dirceu apresenta boas condições clínicas, mas seguirá internado nos próximos dias para iniciar o tratamento específico da doença.

Por : Redação

Anvisa mantém suspensão de produto da Ypê

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária decidiu por unanimidade manter a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição e uso de linhas de detergentes, sabões líquidos e desinfetantes da Ypê.

Nos votos apresentados nesta sexta-feira (15), os diretores afirmaram que as medidas adotadas pela empresa foram consideradas insuficientes diante das irregularidades apontadas pela fiscalização.

A agência também destacou um histórico recorrente de contaminação microbiológica nos produtos e avaliou que os riscos sanitários ainda não foram totalmente superados.

Apesar da manutenção da suspensão, a diretoria retirou a obrigatoriedade de recolhimento imediato dos lotes.

Com isso, a empresa deverá apresentar um plano de ação baseado em análise de risco para o recolhimento dos produtos. Segundo a Anvisa, o procedimento permitirá acompanhamento técnico e eventual liberação gradual dos lotes.

Por: G1

Linhas intermunicipais da Baixada Santista terão reajuste nas tarifas a partir de sábado

Quatro linhas de ônibus intermunicipais da Baixada Santista terão reajuste nas tarifas a partir deste sábado (16). As mudanças afetam trajetos entre Guarujá, Bertioga e a área continental de Santos.

Os novos valores foram informados previamente aos passageiros por meio de avisos fixados nos veículos.

As linhas que terão reajuste são:

  • Linha 929, seletivo entre Guarujá e Bertioga: de R$ 15,70 para R$ 16,40;
  • Linha 930, entre Guarujá e Bertioga: de R$ 12,85 para R$ 13,25;
  • Linhas 949 e 949DV, entre Guarujá e Caruara, na área continental de Santos: de R$ 5,80 para R$ 6,50.

Segundo a Artesp e a BR Mobilidade, o reajuste ocorre devido à atualização dos valores do pedágio no sistema free flow da rodovia Rio-Santos (SP-055), administrada pela Concessionária Novo Litoral.

Este é o segundo aumento registrado nas tarifas do transporte intermunicipal da região em 2026. O primeiro reajuste foi aplicado no início de janeiro e incluiu também o Veículo Leve sobre Trilhos.

Por: Redação

Futebol

O Corinthians garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil ao vencer o Barra Futebol Clube por 1 a 0, nesta quinta-feira (14), na Neo Química Arena.

O único gol da partida foi marcado por Yuri Alberto.

Com o resultado, o time paulista fechou o confronto da quinta fase com vantagem de 2 a 0 no placar agregado. No jogo de ida, disputado em Santa Catarina, o Corinthians também venceu por 1 a 0.

O Barra está eliminado da competição.

Já o  Vitória venceu o Clube de Regatas do Flamengo por 2 a 0, na noite desta quinta-feira (14), no Barradão, e garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Após perder o jogo de ida por 2 a 1 no Maracanã, o time baiano conseguiu a virada no confronto e avançou na competição.

O destaque da partida foi o goleiro Lucas Arcanjo, que teve atuação decisiva para assegurar a classificação do Vitória.

Com o resultado, o Flamengo foi eliminado da Copa do Brasil.

Por: Redação

PRF faz maior apreensão de medicamentos emagrecedores já registrada em São Paulo

A Polícia Rodoviária Federal realizou a maior apreensão de medicamentos emagrecedores já registrada no estado de São Paulo. A operação ocorreu na BR-116, durante uma fiscalização de rotina realizada na quarta-feira (13).

Um casal foi detido transportando 2 mil ampolas de produtos para emagrecimento de origem estrangeira, além de 550 caixas com medicamentos semelhantes.

Segundo a PRF, nenhum dos itens possuía documentação fiscal, desembaraço aduaneiro ou autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Durante a abordagem, o motorista e a passageira apresentaram versões contraditórias sobre a viagem. O casal havia saído de Foz do Iguaçu, no Paraná, com destino à cidade de Atibaia, no interior paulista.

Por: TMC