Os principais destaques

Governo de São Paulo assina contrato para modernização das travessias hídricas

O Governo de São Paulo assinou o contrato da Parceria Público-Privada do Sistema de Travessias Hídricas com o consórcio AcquaVias SP Travessias SPE S.A.

O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Parcerias em Investimentos em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, prevê a modernização de 14 linhas de transporte aquaviário em diferentes regiões do estado.

O investimento estimado é de aproximadamente R$ 2,5 bilhões. A concessão permitirá a renovação completa da infraestrutura e da frota utilizada nas travessias, que atendem milhões de passageiros.

Segundo o governo paulista, a modernização dos serviços deve melhorar a mobilidade, estimular o turismo e fortalecer a economia de cidades do litoral paulista, da Região Metropolitana de São Paulo e do Vale do Paraíba.

A assinatura do contrato ocorreu na última sexta-feira

Por: Agência SP

ROTA 2026-com Guido Nunes

A Saudade Fm acompanha de perto a trajetória da Seleção Brasileira na busca pelo hexacampeonato mundial com o especial “Rota 2026”, apresentado por Guido Nunes.

O público poderá conferir as principais notícias do Mundial, bastidores da Seleção, análises, opiniões e informações atualizadas sobre cada passo do Brasil na competição.

Com cobertura especial e conteúdo diário, o “Rota 2026” leva ao ouvinte tudo o que acontece dentro e fora de campo durante a caminhada da nossa seleção em busca de mais uma estrela.

Por: Redação

Correios e Serasa ampliam atendimento para renegociação de dívidas no Brasil

Mais de 83 milhões de brasileiros estão inadimplentes atualmente, número que representa mais da metade da população adulta do país.

Para ampliar o acesso às negociações, os Correios e a Serasa firmaram uma parceria para oferecer atendimento presencial do programa Desenrola Brasil.

A iniciativa disponibiliza descontos de até 90% para renegociação de dívidas e busca facilitar o acesso da população aos acordos financeiros.

Segundo as instituições, mais de 10 mil agências dos Correios estão habilitadas para atender os consumidores em todo o país. Apenas na Bahia, mais de cinco milhões de pessoas possuem contas em atraso.

Por: Redação

Flávio Bolsonaro dá mais detalhes sobre encontro com Daniel Vorcaro após prisão

O senador Flávio Bolsonaro confirmou e detalhou o encontro que teve com o ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, após a primeira prisão do banqueiro.

Segundo o parlamentar do PL, a reunião ocorreu em São Paulo, quando Vorcaro já utilizava tornozeleira eletrônica. Flávio afirmou que o encontro teve como objetivo colocar um ponto final em negociações relacionadas à produção de um filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com o senador, o projeto discutido teria valor estimado em R$ 134 milhões.

Flávio Bolsonaro também declarou que, após a prisão do empresário, a situação passou a ser considerada mais grave. Segundo ele, novas informações surgiram depois que Vorcaro começou a utilizar monitoramento eletrônico.

Por: Redação

Corpo de baleia é encontrado boiando na barra de Santos

O corpo de uma baleia foi visto boiando na barra de Santos na manhã desta terça-feira, por volta das 10h47.

A presença do animal chamou a atenção de embarcações que navegavam nas proximidades da entrada do canal do porto.

Até o momento, não há informações oficiais sobre a espécie da baleia, o tamanho do animal ou as possíveis causas da morte.

A aparição de baleias no litoral paulista costuma ocorrer durante períodos de migração, quando os animais passam pela costa brasileira.

Em casos como este, a recomendação é acionar órgãos ambientais e instituições responsáveis pelo monitoramento da fauna marinha. Em Santos e região, o Instituto Gremar e a Guarda Ambiental auxiliam na avaliação da ocorrência e nos procedimentos de resgate ou remoção do animal.

Por:Viver em Santos e Região

Equipe informa que cirurgia do prefeito Rogério Santos foi realizada com sucesso

A equipe do prefeito de Santos, Rogério Santos, informou por meio das redes sociais que a cirurgia realizada no chefe do Executivo santista ocorreu com sucesso e sem intercorrências.

Segundo a nota divulgada, o procedimento transcorreu dentro do esperado pela equipe médica e foi realizado de forma segura.

Ainda de acordo com a publicação, Rogério Santos apresenta evolução positiva no período pós-operatório e segue em recuperação.

A mensagem também agradeceu as manifestações de apoio recebidas nos últimos dias. “Agradecemos pelas mensagens de apoio, carinho e orações recebidas ao longo deste período”, destacou a equipe.

Rogério Santos anunciou no início deste mês que havia sido diagnosticado com câncer na região cervical. Na ocasião, informou que a doença foi identificada em estágio inicial e que se afastaria temporariamente das funções para realizar tratamento médico.

Por: Redação

Foto: Prefeito Rogério Santos

Coral do GURI São Vicente faz apresentação gratuita no Museu do Café em Santos

O Coral do GURI São Vicente se apresenta neste sábado, 23 de maio, às 15h, no Museu do Café, no Centro de Santos. A entrada é gratuita.

Sob a regência da maestrina convidada Denise Yamaoka, o grupo apresenta o programa “Música, por quê?”, reunindo obras de diferentes estilos e épocas.

O repertório inclui canções de compositores como Cartola, Alceu Valença e Donga, além de peças do repertório coral de Almeida Prado, Edmundo Villani-Côrtes e Francisco Mignone.

O Coral do GURI São Vicente é formado por 35 alunos e alunas da Regional São Paulo. Criado em 2023, o grupo já realizou apresentações em diversos espaços culturais da Baixada Santista e da capital paulista, como o Theatro São Pedro, o Teatro de Arena Rosinha Mastrângelo e a Pinacoteca Benedito Calixto.

O GURI é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Em 30 anos de atuação, o projeto já beneficiou mais de um milhão de crianças, adolescentes e jovens em todo o estado.

Serviço Coral do GURI São Vicente:

23 de maio, sábado, às 15h

Museu do Café Rua Quinze de Novembro, 95, Centro, Santos, SP

Entrada gratuita *Programação sujeita a alteração

Pesquisa Atlas/Bloomberg mostra Lula à frente em cenários de primeiro e segundo turno

A pesquisa Atlas/Bloomberg divulgada nesta terça-feira (19) aponta liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos cenários de primeiro e segundo turno da disputa pela Presidência da República.

Na simulação de segundo turno contra o senador Flávio Bolsonaro, Lula aparece com 48,9% das intenções de voto, enquanto Flávio registra 41,8%. Outros 9,3% disseram que pretendem votar em branco, nulo ou ainda não sabem em quem votar.

Segundo o levantamento, o presidente também lidera em outros cenários simulados de segundo turno contra diferentes adversários.

Na comparação com a pesquisa anterior, Lula avançou 1,4 ponto percentual no confronto direto com Flávio Bolsonaro. Já o senador apresentou queda de seis pontos percentuais após a divulgação de áudio relacionado ao empresário Daniel Vorcaro.

No cenário estimulado de primeiro turno, Lula aparece com 47% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro surge em segundo lugar, com 34,3%.

Na sequência aparecem Renan Santos, com 6,9%; Romeu Zema, com 5,2%; Ronaldo Caiado, com 2,7%; Augusto Cury, com 0,4%; e Aldo Rebelo, com 0,2%.

Os votos brancos e nulos somam 1,4%, enquanto 1,9% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar.

O levantamento ouviu 5.032 brasileiros adultos entre os dias 13 e 18 de maio de 2026, com margem de erro de um ponto percentual e nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-06939/2026.

Por: Jovem Pan News

Putin diz que relação entre Rússia e China vive momento “sem precedentes”

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta terça-feira que as relações entre Rússia e China atingiram um “nível verdadeiramente sem precedentes”.

A declaração foi feita em um pronunciamento por vídeo divulgado antes da visita oficial de Putin à China, programada para os dias 19 e 20 de maio, a convite do presidente chinês, Xi Jinping.

A viagem do líder russo foi confirmada poucas horas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encerrar uma visita oficial à China.

Segundo analistas internacionais, os encontros reforçam a movimentação diplomática entre as principais potências globais em meio às discussões sobre economia, comércio e geopolítica.

Por: Redação

Lula pretende reenviar indicação de Jorge Messias ao STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou a aliados que pretende reenviar ao Senado o nome de Jorge Messias para uma vaga no Supremo Tribunal Federal.

A decisão ocorre após a rejeição da indicação do advogado-geral da União pela Casa Legislativa.

Segundo pessoas próximas ao presidente, Lula quer reforçar que a escolha de ministros do STF é uma prerrogativa do chefe do Executivo.

A expectativa é que a nova indicação seja encaminhada ao Senado antes das eleições de outubro.

Por: Redação