Os principais destaques

Obras da Perimetral em Guarujá passam por ajustes ambientais

A segunda fase das obras da Avenida Perimetral da Margem Esquerda, em Guarujá, vai passar por uma revisão ambiental antes de seguir adiante. A Autoridade Portuária de Santos publicou edital para contratar a atualização dos estudos exigidos por lei, garantindo o licenciamento necessário para continuar o projeto.

As obras fazem parte de um plano maior que inclui conexão direta com o futuro túnel Santos–Guarujá e o novo aeroporto da cidade. Estão previstos cerca de sete quilômetros de novas vias e dois de viadutos, com foco em melhorar o tráfego no Porto de Santos, separando veículos pesados dos leves.

A previsão é que tudo fique pronto no início de 2026, e a expectativa é transformar a mobilidade no maior porto do hemisfério sul.

Foto: Reprodução

Fatec abre pedidos de isenção e desconto para vestibular do segundo semestre

Quem quer estudar em uma Fatec de São Paulo no segundo semestre de 2025 já pode pedir isenção total ou redução de 50% na taxa de inscrição do vestibular.

Os pedidos devem ser feitos até o dia 22, exclusivamente pelo site: vestibular.fatec.sp.gov.br.

Cada candidato pode solicitar os dois benefícios, desde que preencha os formulários e atenda aos requisitos exigidos. Serão oferecidas até 6 mil isenções e, para o desconto, não há limite de vagas.

A prova será realizada no dia 29 de junho, às 13 horas.

A ação tem como foco ampliar o acesso ao ensino superior tecnológico gratuito do Centro Paula Souza.

Atenção: os documentos devem ser enviados até às 11h59 da noite do dia 22!

Governo amplia vacinação contra dengue para mais 16 municípios

O Ministério da Saúde divulgou uma nova lista, com 80 municípios considerados prioritários nas ações de combate à dengue. Desses, 16 ainda não faziam parte do grupo que recebe a vacina e agora devem ser incluídos na campanha de imunização.

O critério para a seleção foi o alto número de casos ou o crescimento acelerado da doença ,acima de 50 ocorrências por 100 mil habitantes. Além disso, todos os municípios listados têm mais de 80 mil moradores, o que aumenta o risco de sobrecarga nos serviços de saúde em caso de surto.

O estado de São Paulo lidera a lista, com 55 cidades, seguido pelo Paraná, com 14 municípios. Já Bahia e Pará têm três cidades cada, enquanto Goiás e Acre aparecem com duas, e o Rio Grande do Norte com uma.

No total, o Ministério estima que cerca de 68 milhões de pessoas vivam nesses municípios. A ideia é reforçar o controle da dengue, tanto com vacinação quanto com ações de prevenção e alerta à população.

Foto: Reprodução

Pedro Scooby surfa paredão de 18 metros e leva título no Gigantes de Nazaré

O surfista carioca Pedro Scooby ficou com o título de maior onda masculina na 7ª edição do Gigantes de Nazaré.

Scooby garantiu a vitória ao surfar um paredão de 18 metros e 8 centímetros, superando o rival Will Santana, que liderava até então com uma onda de 17,62 metros.

A conquista veio na última sessão do evento e foi dividida com a equipe amarela, formada também por Lucas Chumbo e Lucas Fink, que ajudaram na onda campeã.

E não para por aí: Lucas Chumbo ainda levou o prêmio de melhor performance do Gigantes de Nazaré 2025. Foi a primeira vez que Chumbo e Scooby competiram juntos na mesma equipe!

Foto: Reprodução

Alunos de Engenharia trocam sala de aula pela praia em ação de limpeza e pesquisa ambiental em Santos!

No último sábado, estudantes de Engenharia Civil da UniSantos viveram uma aula diferente. Eles foram até a Praia da Pompéia para recolher e catalogar resíduos encontrados na areia.

Em pouco mais de uma hora, o grupo retirou mais de 4 mil resíduos, a maioria de plástico e bitucas de cigarro. A ação, além de pesquisa, também teve foco em conscientização ambiental.

A iniciativa foi coordenada pelo Instituto Mar Azul, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Santos. Para os organizadores, a parceria entre universidade, sociedade e poder público é fundamental para proteger o litoral e os oceanos.

Foto:Reprodução

STF manda suspender processos sobre contratação de trabalhadores como pessoa jurídica

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou a suspensão de todos os processos que discutem a contratação de trabalhadores como pessoa jurídica, prática conhecida como “pejotização”.

Esse tipo de contrato, em que o trabalhador é registrado como empresa, é bastante comum em setores como entregas por motoboys, mercado imobiliário, advocacia, artes, saúde e tecnologia.

A contratação de pessoa física como pessoa jurídica pode ser considerada uma tentativa de driblar as leis trabalhistas.

O Supremo ainda não informou quantos processos serão afetados pela decisão. O assunto seguirá em análise até que a Corte defina se esse tipo de contratação é legal ou não.

Foto: Antonio Augusto -Reprodução

Projeto de anistia aos atos de 8 de janeiro avança na Câmara

O projeto que propõe anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro deu mais um passo na Câmara dos Deputados. O Partido Liberal protocolou um pedido de urgência para levar o tema direto ao plenário, com 262 assinaturas — número acima do mínimo necessário.

A deputada Rosana Valle, do PL de São Paulo, que representa Santos, está entre os parlamentares que assinaram o pedido. Já o deputado Paulo Alexandre Barbosa não constava na lista de assinantes.

Agora, a decisão de incluir o tema na pauta cabe ao presidente da Câmara, deputado Hugo Motta. Se aprovada a urgência, o projeto poderá ser votado a qualquer momento.

Com o regime de urgência, o projeto de anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro pode ser votado diretamente no plenário, sem passar pelas comissões da Câmara.

A proposta ganhou força após o PL reunir assinaturas suficientes, inclusive de deputados de partidos aliados ao governo.

O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias, criticou a adesão de parlamentares da base ao pedido de urgência e cobrou uma posição clara dos aliados do Planalto.

Foto: Marina Ramos/câmara dos deputados(Hugo Mota)

Pedágio eletrônico reduz acidentes e melhora tráfego em SP

O Governo de São Paulo está implantando nas rodovias o novo sistema de pedágio eletrônico Free Flow. A tecnologia elimina as tradicionais praças de pedágio com cancelas, substituídas por pórticos que identificam os veículos automaticamente, sem necessidade de parar.

Com isso, o trânsito flui melhor, as filas desaparecem e a segurança aumenta. Um exemplo é Jaboticabal, onde os acidentes caíram a zero após a implantação do sistema. Em outros trechos com concessão recente, a redução de acidentes chegou a 95%.

Além disso, o Free Flow garante mais justiça na cobrança: o motorista paga apenas pelo trecho percorrido, com opções de pagamento por boleto ou TAG. O novo modelo já está sendo adotado em projetos como a Nova Raposo, Rota Sorocabana e Litoral Paulista.

Foto: Reprodução

Previsão do tempo 15 de abril.

Nesta terça-feira (15), as instabilidades perdem força em todas as áreas paulistas.

O dia será marcado pela presença do Sol entre poucas nuvens, com condições apenas para chuva fraca a moderada.

Em Santos, sol com muitas nuvens e possibilidade de chuva à tarde. Muitas nuvens à noite, sem chuva.

Sol e chuva

Temperatura mínima20°
Temperatura máxima24°
95%

Aliado da saúde e do bolso do Brasil é destaque no Dia Mundial da Bebida!

Hoje, 14 de abril, é Dia Mundial do Café! E além de ser paixão nacional, a bebida também pode ser uma grande aliada da saúde.

Estudos mostram que o consumo moderado de café, graças aos antioxidantes, pode ajudar a combater o envelhecimento celular e reduzir o risco de doenças como diabetes e problemas cardiovasculares.

Além de cuidar da saúde, o café movimenta a economia! O país é o segundo maior consumidor do mundo e, em 2024, bateu recorde de exportação: foram mais de 50 milhões de sacas vendidas para 116 países.

Minas Gerais segue no topo da produção nacional, impulsionando esses números. Então, no Dia Mundial do Café, vale lembrar: uma xícara equilibrada faz bem pro corpo… e pro bolso do Brasil!