Os principais destaques

Segunda linha do VLT em Santos terá funcionamento integral a partir de segunda-feira

A segunda linha do VLT da Baixada Santista passará a operar em horário integral a partir da próxima segunda-feira (11). O trecho conecta a estação Conselheiro Nébias ao bairro do Valongo, em Santos.

Segundo informações divulgadas pelo jornal A Tribuna, o serviço funcionará diariamente das 5h30 às 23h30.

Com a ampliação do horário de operação, o estacionamento de veículos sobre os trilhos, que antes era proibido apenas em determinados períodos, passa a ser vetado durante as 24 horas do dia.

A mudança busca garantir maior segurança e evitar interrupções na circulação do VLT.

Por: PMS

Conmebol cancela jogo entre Independiente Medellín e Flamengo após invasão de torcedores

A partida entre Independiente Medellín e Flamengo, válida pela quarta rodada do Grupo A da Copa Libertadores da América, foi cancelada pela Conmebol nesta quinta-feira.

A decisão aconteceu após torcedores colombianos invadirem o gramado com menos de dois minutos de jogo.

O protesto ocorreu no primeiro compromisso da equipe após a eliminação na Libertadores. Antes da bola rolar, o Independiente Medellín entrou em campo sob vaias da própria torcida.

Segundo relatos, membros de torcidas organizadas estavam vestidos de preto e com os rostos cobertos. Minutos antes do início da partida, bombas e sinalizadores também foram lançados no gramado.

A Conmebol ainda deve divulgar detalhes sobre possíveis punições e a definição do resultado da partida.

Por: Redação

Lula diz que reunião com Trump reforçou relação entre Brasil e Estados Unidos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a reunião realizada nesta quinta-feira (7) com Donald Trump, na Casa Branca, serviu para fortalecer a relação entre Brasil e Estados Unidos.

Segundo Lula, o encontro durou cerca de três horas e ocorreu em clima positivo. Entre os temas discutidos estiveram comércio internacional, minerais críticos, guerras e mudanças em organismos multilaterais.

Após a reunião, Donald Trump classificou a conversa como “muito boa” e indicou que pretende manter o diálogo com o governo brasileiro.

O encontro ocorre em meio a discussões internacionais sobre economia, segurança e cooperação estratégica entre os dois países.

Por: Redação

Bruno Fernandes é preso no Rio após descumprir regras da liberdade condicional

O ex-goleiro Bruno Fernandes foi preso no fim da noite de quinta-feira (7), em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio.

Bruno era considerado foragido da Justiça há cerca de dois meses. O mandado de prisão foi expedido em 5 de março, após a Vara de Execuções Penais apontar descumprimento das regras da liberdade condicional.

Segundo a decisão judicial, o ex-jogador viajou para o Acre, no dia 15 de fevereiro, sem autorização da Justiça, para atuar pelo Vasco-AC. Ele também não teria retornado ao regime semiaberto quando determinado.

Bruno Fernandes foi condenado pelo homicídio da modelo Eliza Samudio.

Por: Redação

PAT de Guarujá oferece vagas de emprego em diferentes áreas

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Guarujá está com vagas abertas para diferentes setores profissionais.

As oportunidades disponíveis são para técnico de enfermagem home care, manicure, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo geral e empregado doméstico nos serviços gerais.

Para a vaga de técnico de enfermagem, não é exigida experiência, mas é necessário possuir registro ativo no COREN. Já para manicure e empregado doméstico, é solicitada experiência mínima de três meses na função.

Os interessados devem comparecer presencialmente ao PAT levando Carteira de Trabalho física ou digital, documento oficial com foto e número do PIS.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h30, e aos sábados, das 9 às 12h30, na Avenida Santos Dumont, número 1.586, no bairro Pae Cará, em Vicente de Carvalho, distrito de Guarujá.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3341-3431.

Por: PMG

Empresa anuncia avanço em projeto de recriação do lobo-terrível

A empresa de biotecnologia Colossal Biosciences informou que três lobos-terríveis gerados por engenharia genética em 2025 já alcançaram maturidade reprodutiva.

Os animais foram criados a partir da combinação de DNA fóssil com genes do lobo-cinzento, considerado o parente vivo mais próximo da espécie extinta há cerca de 12 mil anos.

Segundo o CEO e cofundador da empresa, Ben Lamm, os cientistas utilizaram material genético retirado de um dente de 13 mil anos e de um crânio estimado em 72 mil anos para reconstruir o genoma da espécie.

As células de lobo-cinzento receberam 15 variantes genéticas exclusivas do lobo-terrível. Os embriões produzidos foram implantados em barrigas de aluguel, resultando no nascimento dos filhotes chamados Rômulo, Remo e Khaleesi — referência ao universo da série Game of Thrones.

Os animais vivem atualmente em uma reserva ecológica protegida nos Estados Unidos, em uma área de mais de 2 mil acres com monitoramento e segurança.

A empresa utilizou a técnica de clonagem por transferência nuclear de células somáticas, na qual o DNA de uma célula é inserido em um óvulo doador sem material genético próprio.

Os lobos-terríveis eram maiores e mais robustos que os lobos-cinzentos, com mandíbula mais forte, cabeça larga e pelagem espessa. A espécie desapareceu no fim da Era do Gelo, provavelmente em consequência das mudanças climáticas e da redução das presas disponíveis.

Por: Engenharia360.com

Argentina investiga possível relação com surto mortal de hantavírus em cruzeiro

Autoridades e especialistas da Argentina investigam se o país pode estar relacionado a um surto mortal de Hantavírus registrado em um cruzeiro que navegava pelo Oceano Atlântico.

A embarcação havia partido da Argentina com destino à Antártida. O navio permanece ancorado enquanto equipes de saúde analisam a origem da contaminação.

O caso acontece em um momento de aumento dos registros de hantavírus no país. Pesquisadores de saúde pública apontam que os efeitos das mudanças climáticas podem estar contribuindo para a ampliação da circulação da doença.

A Organização Mundial da Saúde frequentemente aponta a Argentina como o país com maior incidência de hantavírus na América Latina.

O hantavírus é transmitido principalmente pelo contato com secreções de roedores contaminados e pode provocar complicações respiratórias graves.

Por: Redação

Adidas lança curta para a Copa de 2026 com Timothée Chalame e estrelas do futebol

A Adidas lançou nesta quinta-feira uma campanha especial em formato de curta-metragem para a Copa do Mundo da FIFA de 2026.

A produção é estrelada pelo ator Timothée Chalamet e pelo cantor porto-riquenho Bad Bunny, além de reunir lendas históricas e atuais do futebol mundial.

Entre os atletas que participam do filme estão Lionel Messi, Lamine Yamal, Jude Bellingham, Zinedine Zidane, Ousmane Dembélé, David Beckham entre outros.

No enredo, Timothée Chalamet conduz os jogadores Lamine Yamal, Jude Bellingham e Trinity Rodman em uma partida contra um trio amador de bairro que não perde um jogo desde 1996.

O filme também mostra versões jovens de Beckham, Zidane e Del Piero sendo derrotados pelo mesmo trio em 2002.

Nas redes sociais, Chalamet divulgou o teaser da campanha com uma mensagem bem-humorada sobre admirar a grandeza esportiva “de uma distância respeitosa”.

Por: O Globo

Santos vai enfrentar o Coritiba na Neo Química Arena pelo Brasileirão

A Confederação Brasileira de Futebol confirmou nesta quinta-feira a mudança do jogo entre Santos e Coritiba , válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, para a Neo Química Arena.

O Santos conseguiu o aval da CBF e acertou a locação do estádio do Corinthians para o confronto.

A partida segue marcada para o dia 17 de maio, domingo, às 11 horas da manhã, sem alterações de data ou horário.

Segundo o clube, a mudança tem como principal objetivo aumentar o público presente e ampliar a arrecadação da partida.

Na mesma data, nenhum dos grandes clubes da capital paulista atuará em São Paulo. O Sport Club Corinthians Paulista enfrenta o Botafogo de Futebol e Regatas no Rio de Janeiro, enquanto o São Paulo Futebol Clube visita o Fluminense e o Sociedade Esportiva Palmeiras joga em Barueri.

A alteração já foi oficializada e aparece no site da CBF.

Por: Redação

Cubatão inicia campanha do Maio Amarelo com ações de conscientização no trânsito

A Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão iniciou nesta semana a campanha do Maio Amarelo 2026, que neste ano tem como lema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”.

A primeira ação aconteceu na interseção entre a Avenida Nove de Abril e a Avenida Joaquim Miguel Couto, em Cubatão, nos períodos da manhã e da tarde.

Ao longo de todo o mês de maio, a companhia promoverá intervenções artísticas voltadas à conscientização da população sobre a importância de um trânsito mais seguro e organizado.

Além das apresentações, também estão sendo distribuídos materiais educativos com orientações sobre segurança no trânsito e incentivo a comportamentos mais responsáveis por parte de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Por: Redação