Os principais destaques

Governo prevê período de transição para integração do sistema free flow

O Ministério dos Transportes anunciou nesta terça-feira (28) a suspensão de 3,4 milhões de multas aplicadas em rodovias com o sistema de pedágio eletrônico free flow.

O modelo permite a cobrança automática da tarifa sem a necessidade de parada do veículo, por meio de leitura eletrônica.

Com a medida, os motoristas terão até 200 dias para regularizar os débitos. Na prática, o prazo vai até 16 de novembro para pagamento sem aplicação de multas.

Quem quitar as tarifas dentro desse período também poderá recuperar os pontos perdidos na carteira nacional de habilitação.

A partir de 17 de novembro, os usuários que estiverem com débitos em aberto voltarão a ser penalizados, com cobrança da tarifa e multa por atraso.

O não pagamento de pedágio é considerado infração grave, com multa de r$ 195,23 e cinco pontos na cnh.

A proposta é garantir prazo adequado para a integração dos sistemas e o pleno funcionamento da tecnologia nas rodovias.

As concessionárias terão até 100 dias, após deliberação do Conselho Nacional de Trânsito, para realizar os ajustes necessários e concluir a integração de dados.

Por: Redação

Nedra Talley Ross, fundadora do The Ronettes, morre aos 80 anos

Morreu aos 80 anos Nedra Talley Ross, integrante fundadora do trio feminino The Ronettes. A informação foi divulgada nas redes sociais oficiais do grupo, que lamentou a perda, mas não informou a causa da morte.

Nedra formou o grupo ao lado das primas Ronnie Spector e Estelle Bennett. O trio ganhou destaque nos anos 1960 após assinar com a Philles Records, em 1963, lançando sucessos que marcaram época, como “Be My Baby” e “Baby, I Love You”.

O reconhecimento veio também com a entrada no Hall da Fama do Rock and Roll, em 2007.

Com a morte de Nedra, todas as integrantes originais do grupo já faleceram. Estelle Bennett morreu em 2009, aos 67 anos. Já Ronnie Spector morreu em 2022, aos 78 anos, vítima de câncer.

Por: Redação

Atlasintel aponta empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro no segundo turno

Uma nova rodada da pesquisa presidencial do instituto AtlasIntel indica empate técnico no segundo turno das eleições de 2026 entre Flávio Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o levantamento, Flávio Bolsonaro registra 47,8% das intenções de voto, enquanto Lula aparece com 47,5%. A diferença de 0,3 ponto percentual está dentro da margem de erro, o que caracteriza empate técnico.

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 27 de abril de 2026, com 5.008 entrevistados em todo o território nacional, por meio da internet.

O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o código BR-07992/2026.

Por: TMC

Porto de Santos bate recordes e registra melhor início de ano da história

O Porto de Santos segue acumulando resultados históricos em 2026. Apenas no mês de março, a movimentação de cargas chegou a 16,9 milhões de toneladas, o melhor desempenho já registrado para o período e a segunda maior marca mensal da história do complexo.

No acumulado do ano, o volume já atinge 42,8 milhões de toneladas — o maior resultado para um primeiro trimestre. O número supera, inclusive, toda a movimentação registrada pelo porto ao longo de 1999, quando foram contabilizadas 42,7 milhões de toneladas.

O desempenho atual também se aproxima do melhor resultado anual de todo o século 20, que foi de 43,1 milhões de toneladas, evidenciando o crescimento acelerado e a relevância estratégica do maior porto do hemisfério sul.

Por:Redação

Polícia investiga morte de operário em montagem de palco para show de Shakira no Rio

A Polícia Civil investiga as circunstâncias da morte de um operário durante a montagem de um palco que receberia apresentação da cantora Shakira, no Rio de Janeiro.

A principal linha de apuração é identificar se houve negligência, imprudência ou imperícia por parte da empresa responsável pela segurança dos trabalhadores. Caso alguma irregularidade seja confirmada, os envolvidos podem responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

A vítima foi identificada como Gabriel de Jesus Firmino, de 28 anos. Ele sofreu esmagamento nos membros inferiores após ficar preso entre estruturas utilizadas na montagem do palco.

Por: Redação

Operação investiga infiltração do PCC em prefeituras e atinge Santos e outras cidades

Uma operação conduzida pela delegacia de investigações sobre entorpecentes (DISE) de Mogi das Cruzes apura um esquema de infiltração do Primeiro Comando da Capital em administrações municipais, além do financiamento de candidatos políticos.

Nesta segunda-feira (27), foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e 22 mandados de busca e apreensão.

A justiça também determinou o bloqueio de r$ 513,6 milhões em bens e ativos ligados aos investigados.

As diligências ocorreram em 11 cidades, incluindo Santos, além de São Paulo, Guarulhos, Santo André, Campinas, Ribeirão Preto, Goiânia, Brasília e Londrina.

Os mandados foram expedidos pela 2ª vara de crimes tributários, organização criminosa e lavagem de bens e valores da capital.

Por: Redação

Evento em Santos conecta estudantes ao ecossistema de inovação e empreendedorismo

Estudantes de Santos terão a oportunidade de conhecer, na prática, como projetos acadêmicos podem evoluir para soluções reais no mercado.

O encontro será realizado no dia 29 de abril, às 19h30, no ESAMC Santos, com a participação de representantes do Sebrae e do Parque Tecnológico de Santos.

A proposta é apresentar o funcionamento do ecossistema de inovação local e divulgar oportunidades voltadas ao desenvolvimento de projetos e negócios.

Durante o evento, os participantes terão contato com iniciativas que incentivam o empreendedorismo ainda na graduação, além de conhecer caminhos para transformar ideias acadêmicas em soluções estruturadas.

Um dos destaques será a apresentação do Spark, programa que conecta estudantes e professores à inovação, ao empreendedorismo e a premiações.

Por: PMS

Guarujá lança programa de cidadania fiscal em parceria com a Receita Federal

A Prefeitura de Guarujá firmou uma parceria inédita com a Receita Federal do Brasil para implantar o programa de cidadania fiscal na rede municipal de ensino.

A iniciativa será aplicada no currículo da educação infantil e deve beneficiar cerca de 2.327 alunos.

O programa tem como objetivo conscientizar os cidadãos, desde a infância, sobre direitos e deveres relacionados aos tributos, além de destacar a importância dos impostos para a manutenção de serviços públicos como saúde, educação e segurança.

O lançamento ocorreu no colégio Don Domênico, com a presença do prefeito Farid Madi e do delegado da Receita Federal em Santos, Walmir Martinez Thomaz.

Guarujá é a primeira cidade da baixada santista a firmar esse tipo de parceria com a instituição.

Por: PMG

Prefeitura de Peruíbe assina contrato para gestão do hospital municipal

A Prefeitura de Peruíbe assina nesta segunda-feira (27) o contrato de gestão do hospital municipal com a Fundação do ABC. A cerimônia de formalização está prevista para as 11h, no Paço Municipal, no centro da cidade.

A organização social foi selecionada por meio de edital de chamamento público. Ao todo, 26 instituições foram qualificadas, mas apenas duas apresentaram proposta final.

De acordo com o edital, publicado no início de dezembro de 2025, a Fundação terá até 40 dias corridos a partir da assinatura do contrato para implementar os serviços iniciais e viabilizar a abertura da unidade.

O funcionamento do hospital será iniciado de forma gradual, seguindo orientação da Secretaria de Saúde do Estado.

Por: Redação

São Paulo confirma novos casos de febre amarela e reforça importância da vacinação

O Estado de São Paulo registrou três novos casos de febre amarela, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, em comunicado divulgado nesta quinta-feira (23).

Dois pacientes morreram na região do Vale do Paraíba. As vítimas eram homens de 56 e 53 anos, moradores de Lagoinha.

O terceiro caso foi registrado em Araçariguama, na região de Sorocaba. O paciente, de 43 anos, se recuperou da doença.

Na semana anterior, outros três casos já haviam sido confirmados. Um homem de 38 anos morreu em Cunha, enquanto dois pacientes se recuperaram em Cruzeiro, também no Vale do Paraíba.

Segundo a Secretaria da Saúde, todos os casos registrados neste ano envolvem pessoas que não haviam se vacinado. O órgão reforça que a vacina contra a febre amarela é gratuita e considerada a forma mais eficaz de prevenção.

Por: Agência Brasil