Os principais destaques

Alta do combustível pode elevar preço de passagens aéreas em até 20%

Os preços das passagens aéreas podem subir até 20% no brasil, segundo especialistas.

O motivo é o aumento no valor do querosene de aviação, conhecido como qav, um dos principais custos das companhias aéreas.

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (1º) um reajuste de mais de 50% no preço médio do combustível vendido às distribuidoras.

A medida deve impactar diretamente os custos operacionais das empresas aéreas, que tendem a repassar parte desse aumento ao consumidor final.

Com isso, quem pretende viajar deve encontrar tarifas mais altas nos próximos meses.

Por:Redação

Siga a Rádio Saudade:
Instagram: @radiosaudade | Facebook: Rádio Saudade

📞 contato

WhatsApp: (13) 98844-0997

Trump diz que guerra contra o Irã está perto do fim

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em pronunciamento nesta quarta-feira (1º) que os objetivos militares da guerra contra o Irã estão próximos de serem alcançados.

Durante o discurso, trump destacou que a ofensiva americana já comprometeu significativamente a capacidade militar iraniana e que o conflito pode estar perto do fim.

O presidente também comentou o fechamento do Estreito de Ormuz, uma das principais rotas globais de transporte de petróleo.

Segundo ele, os Estados Unidos não dependem mais do petróleo que passa pela região, devido ao aumento da produção interna de petróleo e gás.

A declaração ocorre em meio à escalada do conflito no oriente médio, que tem impacto direto no mercado global de energia e nos preços do petróleo.

Por: The Guardian

Siga a Rádio Saudade:
Instagram: @radiosaudade | Facebook: Rádio Saudade

📞 contato

WhatsApp: (13) 98844-0997

Santos enfrenta o Remo pressionado na Vila Belmiro pelo Brasileirão

Hoje o Santos entra em campo , pela nona rodada do Campeonato Brasileiro Série A, pressionado pela má fase.

Sem vencer há quatro partidas, o time ocupa a 17ª colocação, com sete pontos, dentro da zona de rebaixamento. O adversário será o Clube do Remo, lanterna da competição, com seis pontos, em jogo marcado para a Vila Belmiro.

A partida é considerada decisiva para o peixe tentar sair da zona de risco antes do confronto contra o Flamengo, no próximo domingo, no maracanã.

Destaque para o retorno de Neymar. O técnico Cuca não poderá contar com Gabigol, artilheiro da equipe na temporada, que se recupera de lesão na panturrilha.

Por: Redação

Corinthians vive pior sequência desde 2013 e aumenta pressão sobre Dorival Júnior

O Corinthians enfrenta um dos momentos mais delicados dos últimos anos. Sem vencer há oito partidas, o clube registra sua pior sequência desde 2013.

O cenário aumenta a pressão sobre o técnico Dorival Júnior e acende o alerta nos bastidores do Parque São Jorge.

A sequência negativa inclui derrotas para Fluminense, Novorizontino e Coritiba.

Além disso, a equipe empatou com Portuguesa, Santos, Cruzeiro, Flamengo e Chapecoense, evidenciando a dificuldade da equipe em reagir na temporada.

Por:TMC

Paixão de Cristo, é invadida por cachorrinha e viraliza na internet

Uma cachorrinha virou destaque inesperado durante a encenação da paixão de cristo em Sapiranga, na região metropolitana de Porto Alegre.

O animal subiu ao palco durante a apresentação e permaneceu ao lado do ator que interpretava Jesus, justamente no momento em que a cena retratava o açoite. A atitude chamou atenção do público, dando a impressão de que ela tentava protegê-lo.

Após o espetáculo, a cachorrinha foi acolhida temporariamente e adotada no dia seguinte por Eliseu Carvalho, que conta que não conhecia a história antes da adoção. Segundo ele, a família só descobriu o episódio ao ver os vídeos que circularam nas redes sociais.

Batizada de Luna, a cadela rapidamente se adaptou ao novo lar e passou a conviver com as crianças, com comportamento dócil e brincalhão.

Com a repercussão do caso, pessoas passaram a entrar em contato alegando serem antigas tutoras do animal. Diante disso, Eliseu afirma que está disposto a devolver Luna, desde que haja comprovação da posse legítima, ressaltando que não fará a entrega sem garantias.

Por: G1

Rumo amplia passagens suspensas para fauna em ferrovia que corta a Serra do Mar

A Rumo ampliou a instalação de passagens suspensas para fauna em trechos de sua malha ferroviária, incluindo estruturas no Parque Estadual da Serra do Mar, entre São Vicente e a capital paulista.

Conhecidas como pontes de dossel, essas estruturas são instaladas sobre os trilhos para conectar as copas das árvores, permitindo que animais atravessem com segurança sem precisar descer ao solo.

De acordo com a empresa, o monitoramento iniciado no fim de 2025 já registrou a presença de espécies como macacos-prego utilizando as passagens.

Atualmente, a Rumo possui 11 estruturas desse tipo em operação. Na chamada Malha Paulista, foram implantadas sete entre 2024 e 2025, distribuídas em cidades como Fernando Prestes, Cotia e no trecho da Serra do Mar, que abrange a região de São Vicente.

A iniciativa busca reduzir riscos de acidentes com animais silvestres e contribuir para a preservação da fauna local.

Por: Redação

Santos abre inscrições para concurso de fotografia “Luz e Sombra”

A Prefeitura de Santos está com inscrições abertas para o 1º Concurso de Fotografia “Luz e Sombra”, que convida moradores a registrarem a riqueza cultural, histórica e simbólica presente nos cemitérios municipais. O prazo vai até 30 de abril.

A proposta é incentivar um novo olhar sobre esses espaços, destacando detalhes, formas e narrativas que atravessam o tempo. Os vencedores serão anunciados no dia 10 de maio, e as imagens premiadas ficarão expostas nas necrópoles do Cemitério da Areia Branca, Cemitério do Paquetá e Cemitério do Saboó.

Cada participante pode inscrever até três fotografias inéditas, produzidas exclusivamente nos cemitérios municipais. As imagens devem ser enviadas em formato digital (JPG ou PNG), com resolução mínima de 300 dpi, acompanhadas de informações como título, autoria, data, horário e local do registro.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail fotografiacemiterios@gmail.com, com envio de dados pessoais como nome completo, CPF, endereço e telefone para contato.

Por: PMS

Santos intensifica campanha de conscientização sobre tuberculose e amplia alerta à população

A Prefeitura de Santos vai intensificar as ações de conscientização sobre a tuberculose em toda a rede pública de saúde. A iniciativa prevê a exibição contínua de cartazes e banners em policlínicas e no Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas.

Além disso, moradores que participam de conselhos locais e grupos comunitários receberão o material informativo via WhatsApp, com o objetivo de ampliar o alcance das orientações.

A ação, coordenada pela Secretaria de Saúde a partir de sugestão da Comissão Municipal de Enfrentamento da Tuberculose, busca estimular a realização de exames, principalmente em pessoas com tosse persistente por três semanas ou mais, além de contatos próximos, mesmo sem sintomas.

Em 2026, o município registrou 71 casos novos e 29 retratamentos da doença.

Por: PMS

Prefeitura de Santos regulamenta uso do Mercado Municipal para eventos públicos e privados

A Prefeitura de Santos regulamentou a utilização do Mercado Municipal para a realização de eventos públicos e privados. A medida estabelece regras para a ocupação do espaço, ampliando seu potencial como polo de turismo, cultura e negócios.

De acordo com decreto publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (1º), o uso do local será permitido mediante autorização concedida exclusivamente a pessoas jurídicas, com prazo máximo de até 60 dias por evento.

A iniciativa busca organizar a agenda do espaço, garantindo maior segurança jurídica e melhor planejamento das atividades realizadas no Mercado.

A gestão ficará sob responsabilidade da Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur), com apoio de uma comissão formada por representantes de diferentes secretarias municipais.

O grupo será responsável por analisar e aprovar os pedidos de utilização do espaço.

Por: PMS

Alesp aprova reajuste de 10% para polícias de São Paulo; projetos aguardam sanção

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou um reajuste salarial de 10% para as polícias do estado. A votação ocorreu nesta terça-feira (31) e contemplou dois projetos enviados pelo governador Tarcísio de Freitas.

Um dos projetos prevê a reestruturação da carreira da Polícia Militar. O outro estabelece um aumento linear de 10% para integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica.

Os agentes penais não foram incluídos no reajuste. O projeto principal foi aprovado com 64 votos favoráveis e nenhum contrário, enquanto a proposta de reestruturação da PM passou por votação simbólica.

Durante a sessão, deputados do PT e do PSOL se manifestaram contra as medidas na tribuna.

Os textos seguem agora para sanção do governador.

Por: Redação