Os principais destaques

Fifa altera horário de jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2026

A FIFA alterou o horário da segunda partida da Seleção Brasileira de Futebol na copa do mundo de 2026, que será disputada no México, no Canadá e nos Estados Unidos.

O confronto contra a Seleção do Haiti, marcado para o dia 19 de junho no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, foi antecipado das 22h para 21h30 (horário de Brasília).

O Brasil integra o grupo c do Mundial. A estreia será contra a Seleção de Marrocos, no dia 13 de junho, no MetLife Stadium, às 19h.

O encerramento da primeira fase será no dia 24 de junho, diante da Seleção da Escócia, no Hard Rock Stadium, também às 19h.

As mudanças foram realizadas após a definição dos últimos classificados para o torneio, que será disputado entre 11 de junho e 19 de julho.

Por: Agência Brasil

Conselho de Segurança da Onu vota resolução sobre uso da força no Estreito de Ormuz

O Conselho de Segurança da ONU deve votar nesta sexta-feira (3) uma resolução proposta pelo Bahrein que prevê o uso da força para proteger a navegação comercial no Estreito de Ormuz.

A proposta, no entanto, enfrenta forte oposição. China, Rússia e França, que possuem poder de veto no conselho, são contrários à autorização de qualquer uso da força na região.

Diante desse cenário, a aprovação do texto permanece incerta.

Por: Redação

Chuva forte na tarde de ontem colocou Baixada Santista em estado de atenção

A forte chuva que atingiu a baixada santista na tarde e noite desta quinta-feira (2) colocou a região em estado de atenção, especialmente nas cidades de Santos e São Vicente.

Diante da intensidade do temporal, a Defesa Civil do Estado de São Paulo acionou o sistema cell broadcast com alerta severo para toda a região, indicando risco de raios, ventos fortes e possibilidade de granizo.

Em santos, o acumulado de chuva chegou a 45,2 milímetros, o que levou os morros ao estado de atenção.

O impacto mais significativo foi registrado no trânsito, com diversos pontos de alagamento que comprometeram a mobilidade urbana.

Por: Redação

Projeto de lei propõe isenção de pedágio para motoristas autônomos no Brasil

Um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional prevê a isenção de pedágio para motoristas autônomos que atuam no transporte de cargas ou passageiros.

A proposta contempla profissionais que utilizam o veículo exclusivamente para atividade remunerada, como caminhoneiros, taxistas, mototaxistas, motofretistas e motoristas de aplicativo.

Para ter acesso ao benefício, será necessário comprovar o exercício da atividade profissional. O controle deve ser feito por meio de tecnologias como tags eletrônicas e sistemas de identificação automática nas praças de pedágio.

A isenção será válida apenas durante o trabalho, não se aplicando ao uso pessoal do veículo. O projeto ainda está em análise e precisa avançar nas etapas legislativas para se tornar lei.

Siga a Rádio Saudade:
Instagram: @radiosaudade | Facebook: Rádio Saudade

Cubatão terá dois dias de encenação da Paixão de Cristo em edição especial

A Cubatão receberá mais uma edição da tradicional encenação da Paixão de Cristo, que neste ano será realizada em dois dias consecutivos.

O espetáculo, considerado um dos mais importantes da Baixada Santista, integra a programação de aniversário da cidade e traz uma proposta diferenciada na forma de contar a história.

A edição aposta em uma nova abordagem narrativa, ampliando perspectivas dentro da tradição cristã e valorizando personagens pouco explorados.

A expectativa é de grande público, reforçando o evento como um dos principais destaques culturais e religiosos da região.

Siga a Rádio Saudade:
Instagram: @radiosaudade | Facebook: Rádio Saudade

Rodovias para o litoral já registram 42 km de congestionamento antes do feriado de Páscoa

As rodovias que ligam a capital ao litoral de São Paulo já apresentam congestionamento e trânsito intenso antes mesmo do início do feriado prolongado de Páscoa.

De acordo com a concessionária Ecovias Imigrantes, o Sistema Anchieta-Imigrantes registra cerca de 42 quilômetros de lentidão nesta quinta-feira (2).

O aumento no fluxo de veículos rumo à Baixada Santista é esperado neste período, exigindo atenção redobrada dos motoristas e planejamento para evitar maiores transtornos durante a viagem.

Siga a Rádio Saudade:
Instagram: @radiosaudade | Facebook: Rádio Saudade

Parlamento de Portugal aprova regras mais rígidas para concessão de cidadania

O Parlamento de Portugal aprovou alterações na Lei da Nacionalidade que tornam mais restritas as regras para obtenção da cidadania portuguesa.

A proposta foi apresentada pelo governo do primeiro-ministro Luís Montenegro e complementa mudanças recentes na legislação de estrangeiros.

Entre as principais medidas, está o fim da concessão automática de nacionalidade para filhos de imigrantes nascidos em território português. Além disso, o tempo mínimo de residência para brasileiros solicitarem a cidadania foi ampliado para sete anos.

O texto segue agora para análise do presidente António José Seguro, que poderá sancionar, vetar ou encaminhar a proposta ao Tribunal Constitucional.

Siga a Rádio Saudade:
Instagram: @radiosaudade | Facebook: Rádio Saudade

Sabesp realiza manutenção e abastecimento pode ser afetado em morros de Santos

A Sabesp realizará uma manutenção preventiva no sistema de bombeamento de água tratada que abastece os morros de Santos.

Os serviços estão programados entre as 23h de segunda-feira (6) e às 4h da manhã de terça-feira (7), com o objetivo de minimizar os impactos no fornecimento.

Podem ser afetados os bairros Fontana, Saboó, Penha, Pacheco, Boa Vista, Santa Maria, Vila Progresso, Nova Cintra, São Bento e Cruzeiro.

Segundo a companhia, a normalização do abastecimento será gradativa ao longo de terça-feira, com restabelecimento total previsto até quarta.

A Sabesp recomenda o uso consciente da água e informa que caminhões-pipa estarão disponíveis para atendimentos emergenciais. Imóveis com caixa-d’água adequada, conforme o Decreto Estadual 12.342/78, devem sentir menos os impactos.

Policlínica Nova Cintra oferece vacinação durante o feriado em Santos

A Policlínica Nova Cintra realiza vacinação nesta sexta-feira (3) e sábado (4), das 9h às 15h30, em Santos. A unidade funciona na Rua José Ozéas Barbosa, s/nº.

Durante o período, estará disponível a nova vacina contra a gripe para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade. Outros imunizantes também serão oferecidos gratuitamente, conforme o calendário do Ministério da Saúde.

A exceção é a vacina BCG, indicada para recém-nascidos, que segue sendo aplicada em dias úteis, de segunda a sexta-feira, nas unidades de saúde do município.

Siga a Rádio Saudade:
Instagram: @radiosaudade | Facebook: Rádio Saudade

Bertioga amplia obras de pavimentação e investe r$ 8,5 milhões em infraestrutura no Mangue Seco

A Prefeitura de Bertioga segue avançando com obras de pavimentação em diferentes regiões da cidade. No dia 30 de março, as ruas João Moura Fernandes e GCM Carlos Mitsuru Horikawa, no bairro Maitinga, receberam cerca de 210 toneladas de massa asfáltica.

Além da pavimentação, foram realizadas intervenções de drenagem para reduzir pontos de alagamento. As calçadas também passaram por adequações, com a compatibilização entre guias e passeios já existentes, melhorando a circulação no local.

No núcleo Mangue Seco, no bairro Rio da Praia, a pavimentação foi concluída com obras completas de infraestrutura. Foram implantados mais de 1,7 quilômetro de drenagem, além de guias, sarjetas e sistemas de captação de água da chuva.

As vias receberam mais de 18 mil metros quadrados de asfalto, com sinalização viária, e o bairro também ganhou mais de 10 mil metros quadrados de calçadas acessíveis.

O investimento total na região é de aproximadamente R$ 8,5 milhões, com foco em mobilidade urbana, segurança e melhoria das condições de saneamento.

Por: www.bertioga.sp.gov.br

Foto: Divulgação-PMB

Siga a Rádio Saudade:
Instagram: @radiosaudade | Facebook: Rádio Saudade