Governo Federal rebate críticas de Cláudio Castro sobre segurança no Rio
O ministro da justiça, Ricardo Lewandowski, respondeu nesta terça-feira (28) às declarações do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, sobre a suposta falta de apoio federal nas ações de segurança do estado.
Lewandowski afirmou que o governo federal não recebeu nenhum pedido formal de ajuda doRio de Janeiro para as operações mais recentes. A resposta veio após castro afirmar que o estado enfrenta o crime organizado “sozinho”, em referência à megaoperação contra o comando vermelho.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, emitiu nesta quarta-feira (29) parecer favorável para que o governador preste informações sobre a megaoperação policial que já deixou mais de 119 mortos.
A manifestação ocorreu após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinar prazo de 24 horas para que a procuradoria-geral da república se pronunciasse sobre o caso. O pedido partiu do conselho nacional dos direitos humanos e do conselho nacional do ministério público, que cobram diligências complementares sobre a operação.




