Prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo de Lima Fernandes, é afastado do cargo
O prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo de Lima Fernandes, foi afastado do cargo após operação da Polícia Federal realizada na manhã de hoje. A ação, batizada de “Estafeta”, investiga supostos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na administração municipal.
Além do afastamento, o prefeito deverá usar tornozeleira eletrônica. Durante a operação, o empresário Edmilson Carvalho, sócio da Terraplanagem Alzira Franco Ltda., que mantém contrato com a prefeitura, foi preso em flagrante. Na casa dele, a Polícia Federal apreendeu R$ 400 mil.
A investigação começou no mês passado, quando agentes encontraram cerca de R$ 14 milhões, parte em dólares, com um servidor apontado como operador financeiro do prefeito. Segundo a Polícia Federal, há indícios de corrupção e pagamento de propina em contratos com empresas das áreas de obras, saúde e manutenção.
Com a decisão judicial de afastamento, a cidade passa a ser comandada pela vice-prefeita Jéssica Cormick, do Avante, que é policial militar.
A operação cumpre duas prisões preventivas, 20 mandados de busca e apreensão e determinações de afastamento de sigilos bancário e fiscal. As ações ocorrem em São Paulo, São Bernardo, Santo André, Mauá e Diadema.




