As principais notícias das cidades da nossa região
Aquário de Santos é alvo de reclamações.
Recentemente, aqui na Rádio Saudade, destacamos as reclamações sobre o estado de conservação do Aquário Municipal de Santos — um dos principais pontos turísticos e educacionais da nossa região.
Diante das críticas, a deputada federal Rosana Vale entrou em ação e apresentou um pedido formal para garantir o apoio necessário à preservação e manutenção do espaço.
A parlamentar lembrou que o aquário vai além do turismo: é um importante centro cultural, científico e de educação ambiental.
A Rádio Saudade apoia essa iniciativa e reforça a importância de preservar o nosso aquário — um patrimônio que merece cuidado, respeito e investimento.

Temporada de cruzeiros em Santos bate recorde e movimenta R$ 1,5 bilhão.
A temporada de cruzeiros 2024/2025 no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, bateu um recorde com a geração de um impacto econômico de aproximadamente R$ 1,5 bilhão para a Baixada Santista.
As informações são do Concais, que administra o Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini.
A temporada começou em 8 de novembro e seguiu até ontem, dia 20, com 99 dias de operação em 152 escalas dos 13 navios recebidos, entre eles: MSC Seaview, MSC Grandiosa, MSC Armonia, MSC Splendida, Costa Pacífica e Costa Diadema, além de oito navios de trânsito.
Segundo o Concais, o movimento de passageiros se manteve em relação à temporada anterior, sendo registrados mais de 1 milhão de viajantes.
Ainda de acordo com o Concais, os números mostraram que a viagem de cruzeiro está cada vez mais presente na vida dos brasileiros, apresentando um crescimento considerável durante as últimas temporadas. 
Foto: Reprodução
Guarujá ganha posto avançado do CRAS no bairro Perequê.
A cidade de Guarujá agora conta com um posto avançado do Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS, no bairro Perequê.
A nova unidade vai funcionar todas as quartas-feiras, das 13h às 16h30, na sede do Instituto Alimentando o Bem, na Avenida da Praia, número 1879. A proposta é ampliar o alcance dos serviços socioassistenciais e facilitar o acesso das famílias que vivem na região.
A iniciativa faz parte das ações programadas para os 100 primeiros dias de governo e foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e o Instituto Alimentando o Bem, que desde 2020 já oferece apoio às famílias em situação de vulnerabilidade e projetos de capacitação profissional no bairro.
Durante a inauguração, a equipe da Secretaria destacou a importância de aproximar os serviços públicos da população, fortalecendo a rede de proteção social e garantindo atendimento mais acessível para quem precisa.

Obras na Rua Augusto Scaraboto prometem melhorar acesso ao Porto de Santos e reduzir congestionamentos.
Começaram as obras de demolição do canteiro central da Rua Augusto Scaraboto, no bairro da Alemoa, em Santos. Essa é a primeira etapa de uma série de intervenções que vão melhorar a drenagem e preparar a via para receber nova pavimentação.
Além da canalização de valas e contenção do terreno, o projeto inclui iluminação em LED e paisagismo, o que deve trazer mais segurança, especialmente para os motoristas dos cerca de 14 mil caminhões que circulam diariamente pelo Porto de Santos e pela área industrial.
As melhorias devem facilitar o fluxo de veículos e reduzir os congestionamentos na entrada e saída do bairro, um dos principais corredores de escoamento de mercadorias para o porto.
A Prefeitura reforça que essa obra não substitui o futuro acesso rodoviário direto ao Porto, que ainda está em fase de planejamento em parceria com o Governo do Estado, autoridades portuárias e a Ecovias.

Foto: Reprodução
Chuva, alagamentos e transtornos, castigam o litoral no feriado
Como já era previsto pelos institutos de meteorologia, a chuva forte atingiu a Grande São Paulo no sábado e avançou para o litoral durante a madrugada de domingo, provocando transtornos principalmente no Guarujá, Santos e São Vicente.
No Guarujá, a Defesa Civil emitiu alerta extremo e acionou sirenes na Barreira do João Guarda, orientando moradores a deixarem suas casas. Houve deslizamentos no Morro do Bio e na Vila Baiana, com dezenas de pessoas desalojadas. Já em Santos, o Canal 3 transbordou e alagou diversas vias, enquanto em São Vicente parte do asfalto cedeu na Linha Amarela, que segue interditada.
Segundo os dados do Inmet e do Cemaden, em apenas seis horas choveu praticamente o volume esperado para todo o mês de abril no Guarujá. A Defesa Civil segue monitorando as áreas de risco e reforça o pedido de atenção, já que novas pancadas de chuva não estão descartadas.

Guarujá cria vagas exclusivas para motoristas de app e táxi
A Prefeitura de Guarujá inaugurou três pontos exclusivos de estacionamento para motoristas de aplicativo e táxi, cada um com duas vagas. A iniciativa, que cumpre a Lei 5.121/23, busca dar mais segurança no embarque e desembarque de passageiros e prevê a criação de outros 47 locais até o fim do ano.
As vagas ficam na Avenida Puglisi e em dois trechos da Avenida Marechal Deodoro. Placas já foram instaladas para orientar motoristas e garantir o uso correto dos espaços.

Quadrilha é presa após roubar carga de bacalhau avaliada em R$ 2 milhões no litoral de SP
Quatro homens foram presos pela Polícia Militar, na madrugada da última quinta-feira, em Guarujá, no litoral paulista, suspeitos de participar do roubo de uma carga de 25 toneladas de bacalhau. A mercadoria está avaliada em cerca de dois milhões de reais.
Segundo a polícia, o motorista do caminhão foi rendido por criminosos armados e obrigado a levar o veículo até um galpão, em Santos. Lá, a carga foi transferida e parte do bacalhau já estava sendo retirada quando os policiais chegaram.
A prisão foi feita após uma denúncia anônima e o rastreamento do caminhão roubado. No local, os policiais ainda apreenderam bloqueadores de sinal e detectores de GPS.
A carga foi recuperada e será devolvida ao dono. A ocorrência foi registrada no 5º Distrito Policial de Santos.

Guarujá inaugura espaço para apoiar pequenos negócios e incentivar o empreendedorismo
Guarujá ganhou o Espaço Empreenda Mais Guarujá!
A nova estrutura, que funciona na sede do Fundo Social, foi criada para apoiar empreendedores de todos os tamanhos — desde quem está começando até quem já tem negócio e quer crescer.
O local oferece orientação técnica, suporte para formalização de empresas e acesso a microcrédito, tudo isso em parceria com o Sebrae.
No espaço, os empreendedores têm acesso a serviços como abertura de MEI, regularização de débitos, emissão de guias e apoio na gestão empresarial.
E, para quem precisa de ajuda financeira, o espaço também conta com um posto do Banco do Povo Paulista, facilitando a contratação de microcrédito para quem quer expandir ou tirar um negócio do papel.

Agenda cultural recheada!
Fim de semana prolongado tem cinema, exposição e Japão
Quatro dias de folgas passam rápido, então para quem quiser aproveitar o fim de semana do feriadão de Páscoa e Tiradentes será preciso ficar ligado. Pensando nisso, a equipe da Saudade FM decidiu reunir algumas dicas para facilitar a vida de quem procura um bom passeio ou passatempo enquanto desfruta de um merecido descanso.
Michael B. Jordan em dose dupla
Recém-estreado nos cinemas de toda a Região, o longa-metragem ‘Pecadores’ acompanha dois irmãos gêmeos, interpretados por Michael B. Jordan (Pantera Negra e Creed), que decidem deixar o passado para trás e voltar para sua terra natal sem saber que um mal inconcebível os aguarda.
Se passando na década de 1930, o filme mistura ação com terror e é uma das apostas da Warner Bros para o início da primavera norte-americana.
Japão chega a Santos
Para quem quer curtir a fantástica cultura nipônica então este fim de semana prolongado é a pedida certa. A Mostra Japão chega ao Parque Valongo, em Santos, a partir desta sexta-feira (18) e segue até domingo (20).
Com a gastronomia, costumes e cultura típica da terra do sol nascente, a Mostra Japão pode ser conferida de 18h às 22h na sexta e de 11h às 22h no sábado (19) e domingo (20). Os ingressos custam R$ 20 a inteira e R$ 10,00 a meia com 1kg de alimento não perecível.
Velha Guarda para os jovens
Já quem estiver pela Capital, a pedida é o Museu da Imagem e do Som, o MIS, que conta com a exposição ‘Jovem Guarda 60 anos’. Trazendo uma mostra com música, imagens, vídeos e muito charme da geração que marcou gerações, a exposição segue até segunda-feira (21) no local.
Os ingressos custam R$ 30,00 a inteira e R$ 15 a meia. A exposição pode ser visitada aos sábados, das 10h às 20h e domingos das 20h às 18h. O Museu da Imagem e do Som fica localizado na Avenida Europa, 158, no Jardim Europa, em São Paulo.
Dicas LG Rodrigues VTV NEWS.











