As principais notícias das cidades da nossa região

Passeio guiado revela segredos do Cemitério do Paquetá

No próximo sábado, dia 12, das cinco da tarde às oito da noite, a cidade de Santos realiza o passeio Luz e Sombra: Um Tour pelo Cemitério do Paquetá. O evento é gratuito, mas tem vagas limitadas e as inscrições vão até quinta-feira.

Durante o tour, os participantes vão conhecer a história de personalidades importantes sepultadas ali, além de curiosidades sobre a arquitetura e as irmandades católicas que integram a necrópole, uma das mais tradicionais da Baixada Santista.

O passeio será guiado por especialistas e pretende mostrar que os cemitérios também são espaços culturais e históricos, verdadeiros museus a céu aberto.

Doe Sorrisos nesta Páscoa: Participe da “Páscoa Solidária” em Santos

Que tal transformar a Páscoa de uma criança em um momento ainda mais doce?

O Fundo Social de Solidariedade de Santos está promovendo a campanha “Páscoa Solidária”, arrecadando ovos de chocolate para distribuir a crianças de entidades assistenciais.

As doações podem ser feitas até o dia 14 de abril, na sede do Fundo Social, localizada na Avenida Conselheiro Nébias, 388, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Os ovos precisam ter 150 gramas.

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (13) 3222-8050 e ajude a espalhar alegria nesta Páscoa!

Foto: Reprodução

Concessionária Novo Litoral abre 108 vagas de emprego em cinco cidades

A Concessionária Novo Litoral (CNL), que administra mais de 200 km de rodovias nas regiões do Alto Tietê, Baixada Santista e Vale do Ribeira, está com 108 vagas de trabalho abertas para 48 funções distintas.

As oportunidades são destinadas a profissionais com ou sem experiência e abrangem áreas como operação viária, manutenção, engenharia, TI, comunicação, RH, elétrica e automação. Também há vagas para motorista, mecânico, operador de trator, auxiliar de serviços e outros cargos técnicos.

As contratações serão feitas para as cidades de Arujá, Mogi das Cruzes, Bertioga, Santos e Itanhaém.

Os currículos podem ser enviados até 7 de abril para o e-mail: vagas@novolitoral.com.br

Santos instala 129 câmeras para reforçar segurança em cemitérios

A Prefeitura de Santos, no litoral paulista, instalou 129 novas câmeras de vigilância em três cemitérios da cidade: Filosofia, Areia Branca e Paquetá. A ação tem como meta reforçar a segurança de visitantes e funcionários, além de coibir furtos de peças nas sepulturas.

Foram colocadas 56 câmeras no Cemitério da Filosofia, 38 na Necrópole da Areia Branca e 35 no Paquetá.

Os equipamentos foram integrados ao Centro de Controle Operacional do município.

O investimento total para ampliar e modernizar o sistema de monitoramento urbano foi de R$ 35,9 milhões, por meio de licitação pública vencida pela empresa Net Telecom.

Foto: Shutterstock

Vazamento de gás é registrado durante obra no bairro José Menino, em Santos

Na manhã desta segunda-feira (7/04), por volta de 11h,um vazamento de gás foi registrado durante uma obra na Rua Coronel Cândido Gomes, no bairro José Menino, em Santos.

Segundo a Comgás, o vazamento foi causado por um dano em uma tubulação de gás encanado. Equipes da concessionária, do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura de Santos foram acionadas.

Os técnicos chegaram ao local às 11h24 e conseguiram controlar o vazamento. A expectativa é que o fornecimento seja normalizado até 15h30.

Informações: Diário do litoral

Foto:Reprodução

Chuvas comprometem abastecimento de água na Baixada Santista

As chuvas intensas que atingiram a região nos últimos dias prejudicaram a captação de água em rios que abastecem parte das cidades da Baixada Santista. Segundo a Sabesp, o problema afetou o funcionamento de sistemas responsáveis pelo fornecimento em bairros de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e também na área continental de São Vicente.

Desde o último sábado, moradores dessas localidades já começaram a perceber oscilações no fornecimento de água, como baixa pressão nas torneiras e interrupções pontuais no abastecimento.

A Sabesp informou que técnicos foram mobilizados para regularizar o serviço e que a expectativa era de que a situação estivesse normalizada até o fim de semana. No entanto, em caso de persistência no problema, os clientes podem entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800 055 0195 — ligação gratuita e disponível 24 horas por dia.

O atendimento também pode ser feito pela Agência Virtual, no site da companhia ou pelo aplicativo Sabesp Mobile.

Foto: Reprodução

Porto de Santos é o maior da América Latina, segundo relatório da ONU

O Porto de Santos reafirma sua liderança e foi reconhecido como o maior da América Latina em movimentação de contêineres. A informação é do relatório da Cepal, órgão da ONU, com dados de 2023.

Segundo o levantamento, o porto público de Santos movimentou 4,3 milhões de contêineres no ano passado, superando todos os outros da região.

Na sequência do ranking aparecem Manzanillo, no México, com 3,7 milhões, e Cartagena, na Colômbia, com 3,3 milhões de unidades.

No Brasil, o segundo terminal mais movimentado foi o Portonave, em Itajaí, Santa Catarina, com 1,3 milhão de contêineres.

O relatório destaca o papel estratégico do Porto de Santos para a economia brasileira e para o comércio exterior do continente.

Foto:Reprodução

Bike Santos terá uso gratuito no Dia Mundial da Saúde, nesta segunda-feira

Pra celebrar o Dia Mundial da Saúde, o programa Bike Santos vai liberar o uso gratuito das bicicletas compartilhadas nesta segunda-feira, dia 7 de abril. A ação quer incentivar a prática de atividade física e a mobilidade urbana sustentável.

Durante todo o dia, os usuários poderão pegar bikes sem custo em qualquer uma das 43 estações espalhadas pela cidade. São 39 para adultos e quatro para crianças.

O sistema permite viagens de até 45 minutos, com intervalo de 15 minutos entre os usos.

Desde que foi criado, em 2012, o Bike Santos já ultrapassou a marca de 5 milhões de viagens. E só nos três primeiros meses de 2025, foram mais de 117 mil utilizações.

Uma oportunidade pra cuidar da saúde e ainda ajudar o meio ambiente!

Foto: Reprodução

Angelina Jolie visita aldeia indígena no Brasil e se encontra com cacique Raoni

A atriz e ativista Angelina Jolie, 49 anos, esteve no Brasil nesta quarta-feira, dia 2, visitando a aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto-Jarina, no Xingu, Mato Grosso. Durante a visita, ela se reuniu com o cacique Raoni, uma das principais lideranças indígenas do país.

Angelina apareceu em diversas imagens compartilhadas pelo Instituto Raoni nas redes sociais. Além disso, ela conversou sobre temas ligados à comunidade e à preservação da cultura indígena.

Desde que deixou seu cargo como embaixadora das Nações Unidas em 2022, Jolie tem ampliado seu trabalho em causas humanitárias e de direitos humanos.

Foto:Reprodução

Fescete 2025 abre inscrições e homenageia Antônio Nóbrega com foco na cultura popular

O Festival de Cenas Teatrais 2025 será realizado em junho e prestará homenagem ao ator, músico e pesquisador Antônio Nóbrega.

Com o tema “Licença, que eu vou rodar: o teatro que resiste e a cultura popular”, o evento destaca a valorização das artes cênicas e da cultura brasileira.

As inscrições para as mostras competitivas nas categorias mirim, estudantil e adulto, seguem abertas até 14 de abril.

A segunda etapa de envio de documentos acontece entre 28 de abril e 18 de maio.

Serão 66 cenas concorrendo a prêmios em dinheiro e certificados de destaque.

Mais informações e o regulamento estão disponíveis no site fescete.com.br.

Foto: Reprodução