As principais notícias das cidades da nossa região

Policlínica Nova Cintra oferece vacinação durante o feriado em Santos

A Policlínica Nova Cintra realiza vacinação nesta sexta-feira (3) e sábado (4), das 9h às 15h30, em Santos. A unidade funciona na Rua José Ozéas Barbosa, s/nº.

Durante o período, estará disponível a nova vacina contra a gripe para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade. Outros imunizantes também serão oferecidos gratuitamente, conforme o calendário do Ministério da Saúde.

A exceção é a vacina BCG, indicada para recém-nascidos, que segue sendo aplicada em dias úteis, de segunda a sexta-feira, nas unidades de saúde do município.

Siga a Rádio Saudade:
Instagram: @radiosaudade | Facebook: Rádio Saudade

Bertioga amplia obras de pavimentação e investe r$ 8,5 milhões em infraestrutura no Mangue Seco

A Prefeitura de Bertioga segue avançando com obras de pavimentação em diferentes regiões da cidade. No dia 30 de março, as ruas João Moura Fernandes e GCM Carlos Mitsuru Horikawa, no bairro Maitinga, receberam cerca de 210 toneladas de massa asfáltica.

Além da pavimentação, foram realizadas intervenções de drenagem para reduzir pontos de alagamento. As calçadas também passaram por adequações, com a compatibilização entre guias e passeios já existentes, melhorando a circulação no local.

No núcleo Mangue Seco, no bairro Rio da Praia, a pavimentação foi concluída com obras completas de infraestrutura. Foram implantados mais de 1,7 quilômetro de drenagem, além de guias, sarjetas e sistemas de captação de água da chuva.

As vias receberam mais de 18 mil metros quadrados de asfalto, com sinalização viária, e o bairro também ganhou mais de 10 mil metros quadrados de calçadas acessíveis.

O investimento total na região é de aproximadamente R$ 8,5 milhões, com foco em mobilidade urbana, segurança e melhoria das condições de saneamento.

Por: www.bertioga.sp.gov.br

Foto: Divulgação-PMB

Siga a Rádio Saudade:
Instagram: @radiosaudade | Facebook: Rádio Saudade

Paixão de Cristo, é invadida por cachorrinha e viraliza na internet

Uma cachorrinha virou destaque inesperado durante a encenação da paixão de cristo em Sapiranga, na região metropolitana de Porto Alegre.

O animal subiu ao palco durante a apresentação e permaneceu ao lado do ator que interpretava Jesus, justamente no momento em que a cena retratava o açoite. A atitude chamou atenção do público, dando a impressão de que ela tentava protegê-lo.

Após o espetáculo, a cachorrinha foi acolhida temporariamente e adotada no dia seguinte por Eliseu Carvalho, que conta que não conhecia a história antes da adoção. Segundo ele, a família só descobriu o episódio ao ver os vídeos que circularam nas redes sociais.

Batizada de Luna, a cadela rapidamente se adaptou ao novo lar e passou a conviver com as crianças, com comportamento dócil e brincalhão.

Com a repercussão do caso, pessoas passaram a entrar em contato alegando serem antigas tutoras do animal. Diante disso, Eliseu afirma que está disposto a devolver Luna, desde que haja comprovação da posse legítima, ressaltando que não fará a entrega sem garantias.

Por: G1

Santos intensifica campanha de conscientização sobre tuberculose e amplia alerta à população

A Prefeitura de Santos vai intensificar as ações de conscientização sobre a tuberculose em toda a rede pública de saúde. A iniciativa prevê a exibição contínua de cartazes e banners em policlínicas e no Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas.

Além disso, moradores que participam de conselhos locais e grupos comunitários receberão o material informativo via WhatsApp, com o objetivo de ampliar o alcance das orientações.

A ação, coordenada pela Secretaria de Saúde a partir de sugestão da Comissão Municipal de Enfrentamento da Tuberculose, busca estimular a realização de exames, principalmente em pessoas com tosse persistente por três semanas ou mais, além de contatos próximos, mesmo sem sintomas.

Em 2026, o município registrou 71 casos novos e 29 retratamentos da doença.

Por: PMS

Prefeitura de Santos regulamenta uso do Mercado Municipal para eventos públicos e privados

A Prefeitura de Santos regulamentou a utilização do Mercado Municipal para a realização de eventos públicos e privados. A medida estabelece regras para a ocupação do espaço, ampliando seu potencial como polo de turismo, cultura e negócios.

De acordo com decreto publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (1º), o uso do local será permitido mediante autorização concedida exclusivamente a pessoas jurídicas, com prazo máximo de até 60 dias por evento.

A iniciativa busca organizar a agenda do espaço, garantindo maior segurança jurídica e melhor planejamento das atividades realizadas no Mercado.

A gestão ficará sob responsabilidade da Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur), com apoio de uma comissão formada por representantes de diferentes secretarias municipais.

O grupo será responsável por analisar e aprovar os pedidos de utilização do espaço.

Por: PMS

Alesp aprova reajuste de 10% para polícias de São Paulo; projetos aguardam sanção

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou um reajuste salarial de 10% para as polícias do estado. A votação ocorreu nesta terça-feira (31) e contemplou dois projetos enviados pelo governador Tarcísio de Freitas.

Um dos projetos prevê a reestruturação da carreira da Polícia Militar. O outro estabelece um aumento linear de 10% para integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica.

Os agentes penais não foram incluídos no reajuste. O projeto principal foi aprovado com 64 votos favoráveis e nenhum contrário, enquanto a proposta de reestruturação da PM passou por votação simbólica.

Durante a sessão, deputados do PT e do PSOL se manifestaram contra as medidas na tribuna.

Os textos seguem agora para sanção do governador.

Por: Redação

Projeto Verão no Clima bate recorde e recolhe mais de 3 toneladas de resíduos no litoral de SP

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) encerrou, em março, a maior edição já realizada do Projeto Verão no Clima. A temporada 2025/26 percorreu 16 cidades do litoral paulista e mobilizou cerca de 15 mil pessoas.

Durante as ações, foram recolhidas mais de três toneladas de resíduos em mutirões de limpeza, resultado que representa um crescimento expressivo em comparação com a edição anterior, quando o projeto esteve presente em apenas quatro municípios.

A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização ambiental e incentivar a preservação das praias e áreas costeiras do estado.

Por: Semil

Obras do VLT na Ponte dos Barreiros entram na fase final em São Vicente

A Prefeitura de São Vicente informou que, a partir de 22 de abril, as obras do VLT na Ponte dos Barreiros entram na reta final. A nova etapa inclui serviços de nivelamento e ampliação da pista rodoviária, com o objetivo de reforçar a segurança de motoristas, passageiros e pedestres.

De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), responsável pelo acompanhamento, os trabalhos devem durar cerca de cinco meses e exigirão intervenções no trânsito.

Durante esse período, o tráfego continuará liberado em ambos os sentidos, com desvio temporário pela pista ferroviária e acompanhamento de agentes de trânsito.

A circulação será permitida para carros, motos e caminhões com até três eixos ou limite de 24 toneladas. Ultrapassagens não serão autorizadas.

Além disso, haverá uma área exclusiva para ciclistas e pedestres, garantindo maior segurança durante a execução das obras.

A operação contará com equipes da empresa responsável, além de representantes do Estado e do município, para minimizar impactos e assegurar o andamento adequado dos trabalhos.

Por: PMSV

Santos terá hospital pediátrico, escola e complexo esportivo na zona noroeste

A Prefeitura de Santos está construindo o Complexo Areia Branca, na Zona Noroeste, que contará com hospital pediátrico, escola de educação infantil e instalações esportivas.

O hospital terá 4.400 metros quadrados de área construída, com seis pavimentos mais o térreo, e capacidade para 30 leitos — sendo 20 de enfermaria e 10 de UTI — voltados ao atendimento gratuito e especializado de crianças.

A estrutura contará com recepção, consultórios, raio-X, centro cirúrgico, laboratório, além de áreas de internação e unidade de terapia intensiva.

A previsão de conclusão da obra é julho de 2027.

Por: PMS

Cubatao realiza 55ª encenação da Paixão de Cristo com acessibilidade e dois dias de apresentação

A Cubatão recebe a 55ª edição da tradicional encenação da Paixão de Cristo, considerada a mais longeva da Baixada Santista.

Pela primeira vez, o evento será realizado em dois dias, 3 e 4 de abril, sempre às 19h, no Parque do Trabalhador (CSU), com abertura dos portões às 18h.

Neste ano, a narrativa será apresentada sob a perspectiva de Cláudia Prócula, esposa de Pôncio Pilatos, trazendo um novo olhar à história.

A encenação conta com recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, espaço reservado para pessoas com mobilidade reduzida e tenda de acolhimento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

O evento é realizado pela Associação Cultural Incena Brasil em parceria com a Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Cultura.

Por:PMC