As principais notícias das cidades da nossa região

Novas regras para motos elétricas entram em vigor na Baixada Santista

Desde o dia 1º de janeiro de 2026, passaram a valer na Baixada Santista as novas regras nacionais para motos e ciclomotores elétricos. Os veículos agora precisam estar registrados, licenciados e emplacados.

Os condutores devem possuir CNH categoria A ou autorização específica para ciclomotores. Com o fim do período de adaptação, as prefeituras intensificaram a fiscalização. Quem circular de forma irregular está sujeito a multa, apreensão e remoção do veículo ao pátio. A medida busca organizar o trânsito e ampliar a segurança viária.

Cubatão atualiza informações sobre vacinação para 2026

A secretaria de saúde de Cubatão divulgou a atualização 2026 do documento “informações sobre vacinação”, com dados do programa nacional de imunizações, vacinas disponíveis, horários e endereços das unidades com salas de vacina.

O material está disponível em formato pdf no site oficial do município, na página da secretaria de saúde, na seção “links úteis”, pelo endereço cubatao.sp.gov.br.

São Vicente recebe encenação da fundação da Vila entre 21 e 24 de janeiro

De 21 a 24 de janeiro, São Vicente recebe a encenação da fundação da Vila de São Vicente 2026. Realizada na orla do gonzaguinha, na Praça Tom Jobim, a 43ª edição do espetáculo contará com estrutura ampliada, oferecendo mais de 4 mil lugares ao público.

Unindo teatro, música e artes visuais, a encenação transforma a areia da praia em palco para narrar a fundação da primeira cidade do brasil, reforçando a importância histórica de São Vicente para a formação do País. Reconhecido como patrimônio cultural, o evento também atua como instrumento de memória, identidade e educação histórica.

Além do aspecto cultural, o projeto movimenta a economia criativa local ao envolver artistas, moradores, coletivos culturais, artesãos e empreendedores. A edição de 2026 contará novamente com a feira são vicente 360, que acontece de 19 a 25 de janeiro, integrada ao espetáculo e com atividades formativas para os participantes.

Governo de São Paulo prorroga prazo para pagamento de pedágio eletrônico

O Governo de São Paulo prorrogou, de forma excepcional, o prazo para pagamento das tarifas de pedágio nas rodovias estaduais com sistema Siga Fácil.

Motoristas que passaram pelos pedágios eletrônicos até 31 de dezembro de 2025 terão até 90 dias para quitar os valores, contados a partir da data da passagem.

A medida tem caráter orientativo e busca facilitar a adaptação dos usuários ao novo sistema.

Hospital do Vicentino realiza primeira captação de órgãos do ano

O Hospital do Vicentino registrou no sábado (3) a primeira captação de órgãos de 2026. Foram coletados fígado, pâncreas, rins e córneas.

O procedimento foi realizado por uma equipe multidisciplinar, em parceria com a organização de procura de órgãos, seguindo os protocolos do ministério da saúde. O doador, um homem de 29 anos, estava internado na uti desde 22 de dezembro, após sofrer politrauma. A morte encefálica foi confirmada por três profissionais em horários distintos, conforme determina o ConselhoFederal de Medicina.

 

Operação “pé na areia” realiza mais de mil ações de fiscalização em Guarujá

A prefeitura de Guarujá contabilizou 1.004 ações de fiscalização entre os dias 20 de dezembro e o último domingo (4), por meio da operação “pé na areia”, voltada ao ordenamento das praias durante a temporada de verão.

Aproximadamente 60 agentes atuam diariamente do Guaiúba à praia de Pernambuco. a maioria das ocorrências está relacionada ao uso irregular de aparelhos de som, com 675 atendimentos e 80 equipamentos apreendidos. A operação também orientou tutores sobre a presença de animais na faixa de areia e identificou ambulantes irregulares.

As ações seguem ao longo do verão, com reforço aos fins de semana.

 

Santos abre matrículas para vagas remanescentes na educação infantil

Estão abertas as matrículas para vagas remanescentes e pedidos de transferência nas escolas municipais de Santos que atendem à educação infantil. O atendimento é presencial e deve ser feito até o dia 21, das 9h ao meio-dia e das 13h às 16h, na unidade de ensino escolhida pelo responsável.

Podem ser matriculadas crianças moradoras de Santos, nascidas entre abril de 2020 e setembro de 2025, desde que tenham pelo menos quatro meses completos. A distribuição das vagas segue critérios de prioridade, como atendimento a crianças com deficiência, irmãos já matriculados na unidade e ordem de chegada. Mais informações estão disponíveis em santos.sp.gov.br.

Museu do Porto de Santos lança programa “Passaporto”

O Museu do Porto de Santos lançou o programa “Passaporto”, com passeios de barco gratuitos pelo canal do maior complexo portuário da América do Sul.

As saídas ocorrem às sextas-feiras de janeiro, pela manhã, com distribuição de vouchers.

Os passeios oferecem informações sobre a história do porto e visão privilegiada das operações.

Prazo para pagamento de pedágio nas rodovias estaduais é prorrogado

O governo de São Paulo estendeu excepcionalmente o prazo para pagamento das tarifas de pedágio nas rodovias com o sistema Siga Fácil. Motoristas que passaram pelos pedágios eletrônicos até 31 de dezembro de 2025 terão 90 dias, contados a partir da data da passagem, para quitar o valor sem penalidades.

A medida tem caráter educativo, ajudando os usuários a se adaptarem ao novo sistema e evitar sanções. A legislação de trânsito prevê multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH em caso de não pagamento, mas nenhuma penalidade será aplicada durante o prazo excepcional.

Dez mortes por afogamento são registradas no litoral paulista nos primeiros dias de 2026

Entre 1º e 4 de janeiro, dez pessoas morreram afogadas nas praias do litoral paulista, segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar). No mesmo período, 336 pessoas foram salvas em situação de risco.

Entre 1º de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, o total de mortes chegou a 21, com 1.184 pessoas salvas, inclusive com o uso de aeronaves. Até 31 de março, segue em vigor a Operação Praia Segura em todo o litoral de São Paulo, com reforço de bombeiros para prevenção de acidentes durante o verão.