As principais notícias das cidades da nossa região

Santos registra segundo caso de meningite pneumocócica em escola municipal

Um estudante da UME Leonor Mendes de Barros, no Bairro Gonzaga, em Santos, foi diagnosticado com meningite bacteriana pneumocócica. Esse é o segundo caso confirmado em escolas municipais da cidade.

Segundo a prefeitura, o aluno não tem contato presencial com a comunidade escolar há mais de 20 dias, e o caso não exige medidas adicionais de prevenção. Em 2025, santos registrou quatro casos de meningite, cada um causado por um agente diferente: um viral, um pneumocócico, um não especificado e um por hemófilo.

A secretaria municipal de saúde reforça medidas de prevenção, como lavar as mãos com frequência, manter ambientes ventilados, desinfetar superfícies, respeitar a etiqueta respiratória, evitar compartilhar objetos pessoais e manter a vacinação em dia.

Cubatão registra 212 casos confirmados de dengue

O boletim do serviço de vigilância epidemiológica de Cubatão, divulgado em 30 de outubro, registra 212 casos confirmados de dengue no município.

O número de casos descartados subiu de 1.274 para 1.379, e 28 notificações ainda aguardam resultado. Segundo a Secretaria de Saúde, o aumento de 105 casos descartados em relação à semana anterior reflete a redução dos casos inconclusivos, que caíram de 151 para 28.

Transporte gratuito para candidatos do Enem em Santos

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Santos terão transporte coletivo gratuito nos dias 9 e 16 de novembro, das 8h às 21h, para chegar aos locais de prova.

A medida, estabelecida pelo decreto municipal nº 11.042, abrange todas as linhas convencionais do transporte coletivo urbano e tem como objetivo apoiar os estudantes durante a realização das provas.

Segundo o prefeito Rogério Santos, a iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a educação e a igualdade de oportunidades, garantindo que todos possam realizar o exame em condições iguais. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) definirá a operação das linhas durante os dias de avaliação.

Bairro da Liberdade é eleito um dos melhores destinos do mundo para 2026

O bairro da Liberdade, no centro de São Paulo, foi eleito um dos 25 melhores destinos do mundo para viajar em 2026, segundo o ranking Best in Travel 2026, da editora Lonely Planet.

Único representante brasileiro na lista, o distrito se destaca pela comunidade japonesa, ruas decoradas com lanternas e uma rica herança cultural asiática. a liberdade é famosa entre paulistanos e turistas pela variedade de comércios, feiras e restaurantes típicos.

Guarujá realiza primeiro feirão de emprego neste sábado

Os moradores de Guarujá terão uma nova oportunidade de ingressar no mercado de trabalho neste sábado (1º), com o primeiro feirão de emprego promovido pela prefeitura. O evento será das 9h às 15h, no ginásio de esportes Guaibê, no bairro Santo Antônio.

Mais de mil vagas estarão disponíveis, reunindo cadastros do posto de atendimento ao trabalhador (PAT). Cerca de 200 empresas participarão da ação, que também contará com banco de currículos e atendimento gratuito para pessoas com deficiência.

Cubatão amplia rede de apoio com novos núcleos de prevenção à violência doméstica

As unidades de saúde da família Mário Covas e Vila dos Pescadores, em Cubatão, recebem nesta quarta (29) e quinta-feira (30) a implantação do núcleo de prevenção à violência doméstica (NPV).

A iniciativa fortalece a rede municipal de acolhimento, oferecendo escuta especializada e apoio às vítimas de violência doméstica. Com isso, Cubatão passa a contar com seis unidades de referência no atendimento e na notificação desses casos.

A inauguração do núcleo acontece hoje, às 14h, na unidade Mário Covas, e amanhã, às 9h, na unidade Vila dos Pescadores. A ação busca incentivar a população a conhecer e divulgar os serviços de proteção e acolhimento disponíveis no município.

Santos marca o Dia Mundial da psoríase com alerta sobre a gravidade da doença

Santos comemora nesta quarta-feira (29) o Dia Nacional e Mundial da psoríase, reforçando a importância do diagnóstico e tratamento da doença, que agora é classificada como sistêmica.

A nova definição médica surge após estudos apontarem ligação entre a psoríase e outras condições, como diabetes, hipertensão, colesterol elevado, doenças cardiovasculares, obesidade, depressão, ansiedade, além de problemas intestinais e oftalmológicos.

A psoríase não é contagiosa e não tem cura, mas apresenta boa resposta aos tratamentos quando acompanhada adequadamente. Em Santos, o atendimento especializado é oferecido no ambulatório de especialidades da zona noroeste, localizado na avenida aprovata, 927, no bairro Castelo, onde também são realizados triagem e encaminhamentos para comorbidades associadas.

Santa Casa de Santos inaugura novo ambulatório

A Santa Casa de Santos vai inaugurar, na próxima sexta-feira (31), o ambulatório de Oncologia, Quimioterapia e Braquiterapia, localizado no 2º andar, ala F. A estrutura faz parte das melhorias para atendimento de pacientes do SUS.
Foram revitalizados mais de 620 metros quadrados para oferecer mais conforto.

O espaço conta com sala de espera com 70 poltronas, 21 cadeiras para quimioterapia, seis quartos para pacientes adultos e pediátricos, cinco consultórios, banheiros adaptados, postos de medicação e enfermagem, além de salas de utilidades e coordenação.
Só em 2025, entre janeiro e setembro, o ambulatório realizou mais de 8 mil consultas e 4 mil sessões de quimioterapia, mostrando sua importância na região.

Bar é interditado em São Vicente após morte de mulher por suspeita de bebida adulterada

Em São Vicente, o bar 75 foi interditado durante uma operação da força-tarefa municipal com apoio das polícias civil e militar.

A ação ocorreu após a morte de Wevelyn Pestana de Brito, de 32 anos, que passou mal depois de consumir bebida alcoólica no local no último domingo (26).

Segundo a prefeitura, o estabelecimento funcionava sem alvará. Diversas garrafas de bebidas, algumas lacradas e outras abertas, foram apreendidas para análise laboratorial. O objetivo é identificar possíveis irregularidades na composição dos produtos.

CPI em São Paulo começa a ouvir autoridades sobre intoxicação por metanol

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga os casos de intoxicação por metanol em São Paulo inicia nesta terça-feira (28) as oitivas na câmara municipal.

Os primeiros depoimentos serão do delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian, e do Secretário Municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando.

A CPI foi criada para apurar como bebidas adulteradas chegaram a bares e comércios da capital e propor medidas de prevenção, como maior fiscalização, integração entre órgãos de controle e orientação a estabelecimentos sobre os riscos dos produtos ilegais.