As principais notícias das cidades da nossa região

Ecovias realiza obras de manutenção no Sistema Anchieta-Imigrantes até domingo

A concessionária Ecovias realiza obras de manutenção em todas as rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes até domingo (9).
Faixas e acostamentos serão bloqueados em diversos trechos para serviços de sinalização, limpeza, drenagem e manutenção de pavimentos, túneis e passarelas.
Na via Anchieta, os trabalhos ocorrem do km 9,7 ao 65, nos dois sentidos, das 8h às 17h e das 20h às 5h.
Na Imigrantes, as intervenções vão do km 11 ao 70, nos mesmos horários.
Até sexta-feira (8), das 21h às 5h, a pista norte da Imigrantes fica bloqueada para transposição de cargas especiais, com subida feita pela Anchieta.
Hoje, a pista sul da Imigrantes será interditada no período noturno e, no sábado (9), a pista sul da Anchieta será bloqueada das 8h às 17h, com desvio pela Imigrantes.

Concluída a reforma da ponte sobre o rio Itapanhaú, em Bertioga

Foi concluída a reforma da ponte sobre o rio Itapanhaú, em Bertioga.
As obras duraram seis meses e contaram com investimento de R$ 5,8 milhões da concessionária Novo Litoral.
Entre maio e outubro, a estrutura passou por recuperação das estacas com concreto de alta resistência, limpeza subaquática, reforço dos vãos e reparos estruturais.
Segundo a concessionária, as melhorias aumentam a segurança e prolongam a vida útil da ponte, que liga Bertioga à área continental de Santos.

Itanhaém realiza capacitação obrigatória para ambulantes e empreendedores

A Prefeitura de Itanhaém promove, em parceria com o Sebrae, um ciclo de palestras voltadas a ambulantes, empresários e colaboradores no próximo dia 10 de novembro.
O evento acontece das 8h às 12h30 no Teatro Eva Wilma, na Avenida Condessa de Vimieiros, 1131, no Centro.
Entre os temas estão inteligência emocional, combate ao lixo no mar, educação financeira e turismo local.
A participação é obrigatória para ambulantes cadastrados que desejam renovar a licença de 2026 e aberta a empreendedores de outros setores.

Porto de Santos retoma fiscalização de água de lastro após decisão judicial

A Autoridade Portuária de Santos (APS) voltou a exigir o atestado de cumprimento das regras internacionais sobre descarte da água de lastro para permitir a atracação de navios.
A retomada da norma foi autorizada após decisão liminar do ministro Teodoro Silva Santos, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), reconhecendo a validade da medida.
A fiscalização garante o cumprimento da convenção internacional que regula o descarte seguro da água de lastro, prática essencial para evitar contaminações e impactos ambientais no estuário e nas baías da Baixada Santista.

Campanha Novembro Azul reforça prevenção ao câncer de próstata em Santos

A campanha Novembro Azul começou com foco na importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a doença mais comum entre os homens no Brasil depois do câncer de pele não melanoma.
Em Santos, os números mostram melhora: em 2025 foram registradas 32 mortes pela doença, metade do total de 2024.
O exame pode ser feito nas policlínicas de referência de cada bairro, sem necessidade de encaminhamento médico.
Homens, mulheres trans e travestis a partir dos 45 anos podem procurar a equipe de enfermagem para coleta de sangue e avaliação preventiva.

Câmara de Praia Grande vota projeto que obriga condomínios a denunciarem violência doméstica

A Câmara Municipal de Praia Grande analisa um projeto de lei que torna obrigatória a comunicação de casos ou suspeitas de violência doméstica em condomínios residenciais e comerciais.
A proposta, de autoria da vereadora Janaína Ballaris (União Brasil), determina que síndicos e administradores comuniquem a Polícia Civil, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) ou outro órgão de segurança sempre que tiverem conhecimento de ocorrências dentro do condomínio.
O texto também prevê a instalação de cartazes nas áreas comuns para incentivar denúncias e estabelece penalidades para quem descumprir a norma, incluindo multa em caso de reincidência.

Valor das passagens de ônibus em Mongaguá é reajustado para R$ 4,30

A partir de segunda-feira (3), o valor das passagens de ônibus municipais em Mongaguá foi reajustado de R$ 3,80 para R$ 4,30, representando aumento de 13,2%.

De acordo com a Prefeitura, o reajuste tem caráter excepcional e visa equilibrar economicamente o contrato com a empresa que opera o sistema sem subsídios públicos. A administração garante que seguirá mantendo benefícios para estudantes, idosos e gestantes em acompanhamento pré-natal, além de cobrar melhorias no serviço.

Guarujá promove Semana da Mulher Empreendedora com cursos e feiras

A Prefeitura de Guarujá, por meio do Fundo Social de Solidariedade, realiza entre os dias 10 e 14 de novembro a Semana da Mulher Empreendedora, com o objetivo de capacitar e valorizar as mulheres que empreendem na cidade.

Um dos destaques da programação é o treinamento “Faça seus clientes se tornarem fãs do seu negócio”, em parceria com o Sebrae-SP, que ocorrerá no dia 11 de novembro, das 8h às 12h, no Fundo Social (Rua Cavalheiro Nami Jafet, 549 – Centro).

As inscrições podem ser feitas pelo link direto: https://sl1nk.com/VsUUh.

Além do treinamento, o evento inclui feiras da Mulher Empreendedora nos Centros de Atividades Educacionais e Comunitárias (CAECs), promovendo visibilidade e troca de experiências entre empreendedoras de diferentes bairros.

Festival do camarão cinza movimenta o Mercado de Peixes de Santos a partir desta terça

A partir desta terça-feira (4) até domingo (9), o Mercado de Peixes de Santos realiza o Festival do Camarão Cinza. Durante o evento, o crustáceo será vendido a partir de r$ 34,99 o quilo, com descontos especiais em todos os boxes.

A iniciativa é organizada pelos 20 permissionários do espaço e tem como objetivo valorizar o camarão cinza — um dos mais tradicionais da gastronomia santista, reconhecido pelo sabor marcante e pelos benefícios à saúde.

O mercado de peixes fica na avenida Mário Covas Júnior, 3.050, na Ponta da Ppraia. O atendimento ao público ocorre de terça a sábado, das 7h às 18h, e aos domingos, das 7h às 15h.

Estrutura desaba durante festa em regente feijó e deixa um morto e dezenas de feridos

Uma estrutura metálica montada para uma festa no Aeropark Clube de voo desportivo, em Regente Feijó, interior de São Paulo, desabou na noite de sábado (2) devido a fortes rajadas de vento que chegaram a 95 km/h.

Um homem de 47 anos foi atingido por um galho de árvore, sofreu traumatismo craniano e não resistiu aos ferimentos.Cerca de 40 pessoas ficaram feridas, segundo equipes da defesa civil e do corpo de bombeiros.

As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Regional e à Santa Casa de Presidente Prudente. Três permanecem internadas, e as demais tiveram ferimentos leves.

Em nota nas redes sociais, a comissão de formatura e a empresa Euphoria, responsáveis pelo evento, lamentaram o ocorrido e informaram que prestam apoio às vítimas e familiares.