Os principais destaques

Santos renova contrato de Gabriel Bontempo até 2030

O Santos Futebol Clube acertou a renovação de contrato do meia Gabriel Bontempo até 31 de dezembro de 2030.

O novo vínculo foi assinado nesta segunda-feira (13) e amplia o acordo anterior, que tinha validade até o fim de 2028.

Aos 21 anos, o jogador é considerado uma das promessas das categorias de base do clube, que segue investindo na valorização de jovens talentos formados em casa.

E hoje tem Santos às 21h30, pela Copa Sul-Americana. A equipe enfrenta o Deportivo Recoleta em mais um compromisso importante na competição.

Para a partida, o técnico ainda tem dúvidas na escalação. O zagueiro Lucas Veríssimo e o volante Gustavo Henrique sentiram dores após o jogo contra o Atlético Mineiro e seguem em avaliação.

A definição da equipe titular depende do departamento médico, que deve liberar — ou não — os jogadores pouco antes da partida.

Por : Redação

São Vicente amplia grupos prioritários da vacinação contra a gripe

São Vicente ampliou, a partir desta segunda-feira (13), os grupos prioritários da campanha de vacinação contra a gripe.

Com a nova fase, passam a ser contempladas pessoas com comorbidades, trabalhadores portuários e caminhoneiros, além de comunidades tradicionais, como quilombolas, indígenas e ribeirinhos.

Esses públicos se somam aos grupos que já estavam sendo vacinados desde o início da campanha, como idosos acima de 60 anos, crianças menores de 6 anos, gestantes, puérperas e profissionais das áreas da saúde e educação.

A vacina contra a Influenza está disponível em toda a cidade, tanto na área insular quanto na área continental.

Por: Redação

Sistema Anchieta-Imigrantes terá bloqueios para obras e transporte de cargas especiais

O Sistema Anchieta-Imigrantes terá interdições programadas ao longo desta semana, impactando o acesso ao litoral paulista.

Os bloqueios acontecem em diferentes dias e horários, devido a obras e à transposição de cargas especiais, exigindo atenção redobrada dos motoristas que utilizam as rodovias na baixada santista.

De segunda-feira (13) a quarta-feira (15), além do sábado (18), a Rodovia dos Imigrantes terá bloqueio na pista norte, no trecho de serra, sempre a partir das 23h30.

Durante esse período, a subida será realizada exclusivamente pela Via Anchieta.

Por: Redação

Hospital da zona noroeste de Santos realiza primeira captação de córnea

O Complexo Hospitalar Dr. David Capistrano, localizado na zona noroeste de Santos, realizou na última sexta-feira (10) sua primeira captação de córnea.

O doador foi um paciente que morreu em decorrência de parada cardíaca.

Para viabilizar o transplante, a equipe acionou a Seção de Captação de Órgãos e Tecidos de Santos, responsável pelo acolhimento das famílias e pela logística nas unidades de saúde.

Após a autorização familiar, o Banco de Olhos de Sorocaba foi acionado, e um representante realizou a retirada das córneas. O material foi encaminhado ao Banco de olhos do Tatuapé e será distribuído pela central estadual de transplantes.

De acordo com o Ministério da Saúde, dados atualizados indicam que 35.809 pessoas aguardam por transplante de córnea no Brasil, enquanto 17.764 já foram beneficiadas neste ano.

Por : A Tribuna

Trump ameaça destruir navios iranianos e bloqueio entra em vigor no Estreito de Ormuz

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (13) que qualquer navio iraniano que se aproximar do bloqueio americano no Estreito de Ormuz poderá ser destruído.

Segundo o presidente, a medida segue a mesma lógica de operações realizadas no caribe contra o tráfico de drogas.

Também nesta segunda-feira, passou a valer o bloqueio anunciado anteriormente por Washington, que impede a circulação de embarcações com origem ou destino em portos do Irã pela região.

O Estreito de Ormuz é uma das principais rotas globais de transporte de petróleo, o que aumenta a tensão internacional com a nova medida.

Por: CNN

Ex-deputado Alexandre Ramagem é preso nos Estados Unidos

O ex-deputado federal Alexandre Ramagem foi preso nesta segunda-feira (13) em Orlando, nos Estados Unidos, após ser abordado por agentes do ICE.

Segundo informações preliminares, a detenção ocorreu por questões migratórias. Ramagem estava foragido após deixar o Brasil.

O ex-parlamentar foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de estado.

Investigações da Polícia Federal apontam que ele saiu do país de forma clandestina, atravessando a fronteira pelo estado de Roraima com a Guiana, antes de seguir para os Estados Unidos.

Por: G1

Mongaguá amplia bolsa atleta e inclui jovens a partir dos 10 anos no programa

A cidade de Mongaguá modernizou o programa Bolsa Atleta com a sanção da Lei nº 3.465/2026, que agora permite a inclusão de jovens a partir dos 10 anos de idade. Antes, o benefício era destinado apenas a atletas com, no mínimo, 14 anos.

A mudança tem como objetivo fortalecer as categorias de base e incentivar a formação de novos talentos no esporte local.

Os interessados em participar devem aguardar a publicação do edital de chamamento, que será elaborado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e executado pelo Conselho Municipal de Esportes.

Por: Diário do Litoral

Mais de 300 animais são resgatados de maus-tratos em São Vicente desde 2025

Mais de 300 animais foram resgatados em situações de maus-tratos em São Vicente desde julho de 2025. As ações são realizadas pela Secretaria de Bem-Estar Animal .

Segundo a administração municipal, todos os animais resgatados recebem atendimento veterinário, passam por tratamento, são castrados e, posteriormente, disponibilizados para adoção responsável.

Entre as situações consideradas maus-tratos estão manter animais em correntes curtas, em locais insalubres, sem alimentação adequada ou água limpa, expostos ao sol e à chuva sem abrigo, além do abandono em vias públicas.

Por: Redação

Itanhaém recebe apresentação da esquadrilha da fumaça no dia 21 de abril

A cidade de Itanhaém recebe no próximo dia 21 de abril a apresentação do Esquadrão de Demonstrações Aéreas, equipe oficial da Força Aérea Brasileira. O evento acontece na orla da praia do Centro, na altura da Rua Cunha Moreira, com concentração a partir das 15h.

A demonstração terá duração de cerca de 45 minutos e contará com aproximadamente 50 acrobacias realizadas por sete pilotos. Ao todo, participam também equipes de apoio e estrutura em solo, incluindo locução e logística.

O esquadrão tem como missão divulgar a imagem institucional da FAB no Brasil e no exterior, destacando as habilidades e competências da instituição. A equipe já realizou mais de 3 mil apresentações em território nacional e em mais de 20 países.

Por:Santa Portal

Consumo de livros cresce no Brasil

O consumo de livros impressos e digitais avançou no Brasil em 2025 e passou a alcançar 18% da população com 18 anos ou mais, o que representa cerca de 3 milhões de novos compradores em relação ao ano anterior.

Os dados são da pesquisa Panorama do Consumo de Livros, realizada pela Câmara Brasileira do Livro em parceria com a Nielsen BookData.

Além do crescimento, o estudo aponta mudanças no perfil dos leitores no país. Pessoas pretas e pardas representam 49% dos consumidores de livros.

Entre as mulheres, esse grupo corresponde a metade das consumidoras, com destaque para aquelas de renda média, que formam o maior contingente.

Segundo a pesquisa, o avanço no número de leitores reforça a relevância do livro e indica espaço para expansão do mercado editorial brasileiro.

Por: Estadão Conteúdo