As principais notícias das cidades da nossa região

Prefeitura de Guarujá abre inscrições para estágio extracurricular

A Prefeitura de Guarujá abriu inscrições para o programa de estágio extracurricular destinado a alunos de cursos técnicos e superiores. Os interessados podem enviar currículo por e-mail até 26 de setembro ou entregar pessoalmente no Paço Municipal, na sala 12, de segunda a sexta, das 9h30 às 15h. As vagas abrangem cursos técnicos em administração, contabilidade, secretariado, informática e comércio exterior, além de diversos cursos superiores, e serão preenchidas conforme necessidade das secretarias.

Câmara de São Vicente aprova projeto para prevenção da sexualização infantil

A Câmara de Vereadores de São Vicente aprovou por unanimidade, em primeira votação, o projeto de lei 84/25, que implementa a Lei Felca no município, com foco na prevenção da adultização e sexualização de crianças e adolescentes. Uma segunda votação será necessária na próxima sessão. O projeto prevê a criação da Semana Municipal de Prevenção e Combate à Sexualização Infantil, com palestras, atividades educativas, campanhas de conscientização, ações culturais e distribuição de materiais informativos.

Hospitais municipais passam a integrar tabela SUS Paulista em benefício de 100 unidades

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou a inclusão de hospitais municipais na tabela SUS Paulista. A medida beneficia cerca de 100 hospitais em mais de 70 cidades, fortalecendo o financiamento da atenção especializada. A ação integra uma estratégia conjunta com o IGM SUS Paulista, que financia a atenção básica.

Cidades / Baixada Santista

A Prefeitura de Santos segue com a recuperação da orla após as ressacas registradas há um mês. Entre o Posto 6 e o Embaré, uma empreiteira será contratada para obras emergenciais no calçadão. O serviço entre o Posto 6 e o Aquário já foi concluído, restabelecendo o acesso à população.

Em Guarujá, a revitalização estrutural do Caminho do Mar, próximo à Praia de Pitangueiras, teve início, com previsão de término em março de 2026. A obra inclui melhorias em calçadas, faixas acessíveis, instalação de lixeiras, bancos, luminárias de LED, rampas de acessibilidade, plantio de mudas e sinalização viária.

Guarujá abre inscrições para programa de estágio extracurricular

A prefeitura de Guarujá abriu inscrições para o programa de estágio extracurricular destinado a estudantes de cursos técnicos e superiores. As inscrições seguem até 26 de setembro. Os currículos podem ser enviados por e-mail ou entregues no paço municipal.

Justiça suspende votação de projeto que altera zona de interesse social em Santos

A justiça de Santos suspendeu a primeira votação do projeto de lei que alteraria a zona especial de interesse social (zeis), na Vila Mathias. A decisão foi da juíza Ariana Consani Brejão de Gregório Gerônimo, da terceira vara da fazenda pública, atendendo a pedido da defensoria pública do estado. A liminar foi concedida após a defensoria apontar irregularidades no trâmite do projeto. movimentos de moradia chegaram a comparecer à sessão, mas não conseguiram acompanhar a votação por uma suposta manutenção no ar-condicionado da casa.

Baixada Santista avança em gestão das praias.

Os municípios da baixada santista, com exceção de Cubatão, assinaram o termo de adesão de gestão das praias, autorizando a união a transferir às prefeituras a administração das orlas e áreas públicas com exploração econômica. Até agora, nenhuma prefeitura elaborou o plano de gestão integrada, necessário para formalizar a parceria com o governo federal. Para agilizar o processo, o conselho de desenvolvimento da baixada santista aprovou um documento modelo, com recursos do fundo de desenvolvimento metropolitano. O termo será assinado individualmente por cada prefeito quando o plano for concluído.

Armazém histórico do Valongo será restaurado em Santos

A restauração do armazém histórico do Valongo, em Santos, que receberá o Museu Ferroviário, deve começar ainda em 2025. O armazém de bagagens e antigo pátio ferroviário, no Largo Marquês de Monte Alegre, será transformado no maior museu ferroviário do Brasil, em parceria entre a prefeitura e o governo do estado. A licitação para a contratação da empresa responsável já está em andamento, e o restauro terá duração de 18 meses, com investimento próximo a 13 milhões de reais.

 

Centro de Controle de Zoonoses e Vetor facilitou o acesso dos tutores de cães e gatos à vacinação

Em Santos, o Centro de Controle de Zoonoses e Vetor facilitou o acesso dos tutores de cães e gatos à vacinação antirrábica. Agora, toda quarta-feira, das 9h ao meio-dia, funciona um posto de vacinação na sede da avenida Rangel Pestana, 96, na Vila Mathias. Não é necessário agendamento prévio, e caso o pet não tenha carteira de vacinação, o posto fornece uma. O serviço funciona durante todo o ano.

Cohab Santista oferece descontos e parcelamentos para mutuários

A Cohab Santista iniciou o programa de descontos e parcelamentos incentivados 2025, destinado a mutuários com prestações em atraso. Quem aderir até 31 de outubro terá 100% de desconto nos juros de mora. Entre novembro e dezembro, o desconto será de 90%, e de janeiro a fevereiro de 2026, de 80%. O pagamento pode ser à vista ou parcelado em até 36 vezes, com parcelas a partir de R$ 50.