As principais notícias das cidades da nossa região

Leilão do Túnel Santos-Guarujá será realizado nesta sexta-feira

O governo do estado de São Paulo realiza, na próxima sexta-feira (5), o leilão do túnel imerso que vai ligar santos a guarujá. o projeto é aguardado há décadas pela população e deve receber propostas de grandes grupos de infraestrutura. a obra é considerada estratégica para a mobilidade da baixada santista e prevê investimentos bilionários em sua construção.

Vereadores de Cubatão aprovam gratificação para pajens e auxiliares da educação

A câmara de Cubatão aprovou o projeto de lei nº 116/2025, que cria a gratificação de desenvolvimento e estímulo acadêmico.
O benefício será de r$ 750 mensais e vai contemplar pajens e auxiliares da educação infantil com formação de nível médio ou magistério. Para recebê-lo, é necessário participar de pelo menos 75% das atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Educação.
A medida busca valorizar os profissionais e aprimorar a qualidade do atendimento às crianças.

Vacinação contra a gripe em Santos já supera números de 2024

Santos já aplicou mais de 132 mil doses da vacina contra a gripe desde o início da campanha em 1º de abril, superando o total registrado em 2024, quando foram 130 mil vacinados.
As doses foram aplicadas em policlínicas, postos extras e escolas, incluindo ações aos sábados. em setembro, a secretaria de saúde anunciou um dia de multivacinação.
Entre os grupos prioritários, a cobertura já atingiu mais da metade dos idosos, 44% das gestantes e 45% das crianças de 6 meses a 6 anos, acima da média nacional de 47,6%.

Programa movimente-se leva dança sênior para idosos em Santos

O programa movimente-se está incentivando a prática de atividade física entre idosos por meio da dança sênior.
As aulas gratuitas são destinadas a pessoas com 60 anos ou mais e incluem músicas animadas e coreografias adaptadas, que trabalham força, coordenação, alongamento e memória.
A iniciativa também promove socialização, incentivando novas amizades e fortalecendo a convivência comunitária.

 

Trânsito na Ponte Pênsil terá mudanças por obras em São Vicente

O tráfego na Ponte Pênsil, que liga São Vicente a Praia Grande, terá alterações ao longo desta semana por conta das obras de revitalização da avenida Tupiniquins, no Japui.
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, a passagem será permitida apenas no sentido São Vicente. Já das 13h às 18h, o fluxo será exclusivo para Praia Grande. Após esse horário, o tráfego volta a ser liberado nos dois sentidos.
A obra prevê sete quilômetros de extensão com novo asfalto, drenagem e sinalização.

Temporada de Cruzeiros em Santos deve movimentar 320 mil embarques

Atemporada de Cruzeiros 2025/2026 começa em 26 de outubro, no Terminal marítimo Giusfredo Santini, o Concais, em Santos.
Ao todo, 14 navios diferentes vão passar pela cidade, sendo cinco com paradas regulares e nove em trânsito. A expectativa é de 133 escalas em 95 dias de operação, até 19 de abril de 2026.
Os roteiros vão variar entre minicruzeiros de três a quatro noites e viagens mais longas, de até seis noites, com destinos como Buenos Aires, Montevidéu, Salvador e Maceió.

Prefeitura de Santos inicia 6ª etapa do programa Viva o Bairro

A Prefeitura de Santos iniciou nesta segunda-feira a sexta etapa do programa Viva o Bairro, atendendo os bairros Alemoa, Boqueirão, Morro Monte Serrat e Vila Mathias.

As ações, que seguem até 30 de setembro, incluem zeladoria, reparos em praças e outras intervenções de conservação urbana, visando melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida da população.

Projeto que regulamentava rodeio em Cubatão é vetado

O projeto que permitia o rodeio crioulo em Cubatão foi vetado. O presidente da Câmara, vereador Topete, reuniu-se com o prefeito e representantes da causa animal e decidiu manter o veto, levando ao arquivamento da proposta.

Segundo especialistas, a decisão considerou o risco de sofrimento aos animais. A votação do veto ocorrerá nas próximas sessões da Câmara.

Imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat chega à Catedral de Santos

A imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat chegou à Catedral de Santos após percorrer as ruas da cidade no último sábado. A santa, padroeira da cidade há 70 anos, permanece na catedral até o dia 8 de setembro, com novenas, missas e momentos de oração abertos à comunidade.

Incêndio atinge novamente a zona noroeste de Santos

Menos de um mês após um incêndio que deixou uma idosa morta e destruiu mais de 100 moradias, um novo incêndio atingiu a zona noroeste de Santos na tarde desta quinta-feira (28).

Segundo o corpo de bombeiros, as chamas começaram por volta das 13h40, no caminho São sebastião, no bairro Rádio Clube, e consumiram cerca de 50 moradias.

Equipes da prefeitura, como defesa civil, SAMU, Desenvolvimento Social, além do corpo de bombeiros, guardas municipais e agentes da CET, estão no local para prestar atendimento à população.

Segundo a prefeitura, médicos de policlínicas próximas também foram deslocados e há equipes de proteção social atuando para dar suporte às famílias atingidas.

O prefeito Rogério Santos acionou o governador Tárcisio de Freitas, que garantiu apoio imediato com o envio de três caminhões — dois da defesa civil estadual e um da assistência social.

Em razão da operação, o transporte coletivo na região foi alterado. A linha 153 segue agora pela rua vereador Álvaro Guimarães até a praça Jerônimo de La Terza, com desvio pelas ruas Governador Roberto da Silveira, Professor Nelson Espíndola Lobato e Tenente Durval do Amaral, até retornar à Álvaro Guimarães. Já as linhas 13, 154 e 155 também fazem percurso alternativo pelas ruas professor Nelson Espíndola Lobato, Tenente Durval do Amaral e vereador Álvaro Guimarães.

As causas e a proporção do incêndio ainda estão sendo apuradas.

Nós conversamos com o tenente Maxwell de Souza, porta voz da Defesa Civil do Estado e ele nos trouxe as últimas informações.

 

 

Crédito das imagens: Cb PM Oliveira – Corpo de Bombeiros