As principais notícias das cidades da nossa região

Cubatão promove ação Ecopet com serviços gratuitos para animais de estimação

A prefeitura de Cubatão realiza neste sábado a ação “Ecopet”, no Parque Linear do Pinheiro do Miranda.

Quem levar 20 quilos de materiais recicláveis poderá trocar por um kit de alimentos.

A programação inclui atendimento veterinário gratuito, adoção responsável, distribuição de brindes e arrecadação de ração.

 

Cubatão abre inscrições para curso gratuito de cultura oceânica e sustentabilidade

A prefeitura de Cubatão, em parceria com a Unifesp, abriu inscrições para o curso gratuito de especialização em cultura oceânica e sustentabilidade na educação básica.

São 30 vagas, com aulas a partir de 15 de setembro no formato híbrido.

Inscrições até 27 de agosto pelo site da Unifesp.

 

Cubatão registra 142 casos de dengue e vacina cobre metade do público-alvo

O boletim epidemiológico de Cubatão registrou 142 casos confirmados de dengue até 21 de agosto. Outras 191 notificações estão em análise e 160 foram consideradas inconclusivas. A maioria dos casos ocorre entre jovens de 20 a 29 anos, em bairros como Vila natal e Jardim Casqueiro.

A vacinação já aplicou mais de 6 mil doses em crianças e adolescentes, mas ainda atinge apenas metade da meta.

Leilão do Tecon 10 em Santos gera divergência entre Ministério da Fazenda e Antaq

O Ministério da Fazenda recomendou que o leilão do Tecon 10, no Porto de Santos, seja feito em apenas uma fase para aumentar a concorrência. Já a Antaq defende duas fases, para evitar concentração de mercado por empresas que já atuam na região. Especialistas alertam que a forma do leilão vai impactar diretamente o comércio exterior brasileiro.

Manancial de Jurubatuba opera com 44% da capacidade e Sabesp pede economia de água

O Manancial de Jurubatuba, que abastece Gua­rujá e Vicente de Carvalho, está operando com 44% de sua capacidade. com a previsão de onda de calor nos próximos dias, a Sabesp pede uso consciente da água. Medidas emergenciais foram adotadas, como manobras no sistema, envio de caminhões-pipa e distribuição de caixas-d’água para famílias de baixa renda.

Segundo o levantamento da Quaest, 43% dos eleitores paulistas declararam que pretendem votar em Tarcísio de Freitas

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira, dia 22, traz os números da intenção de voto para o governo de São Paulo nas eleições de 2026. Segundo o levantamento da Quaest, 43% dos eleitores paulistas declararam que pretendem votar em Tarcísio de Freitas, do partido Republicanos.

O estudo foi encomendado pela Genial Investimentos e realizado entre os dias 13 e 17 de agosto. Foram ouvidas 1.644 pessoas com 16 anos ou mais, em todo o estado, e a pesquisa apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Ou seja, a pesquisa mostra a preferência atual dos eleitores, mas ainda há um caminho longo até a eleição, e os números podem mudar até lá.

Governo anuncia maior ciclovia do Brasil no litoral sul

O governo de São Paulo anunciou a construção da maior ciclovia do país, com 73,1 quilômetros de extensão ao longo da rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no litoral sul. O investimento será de r$ 78 milhões. A ciclovia deve ligar Bertioga a Santos, com duplicação da rodovia, além de novos trechos em Itanhaém, Peruíbe e Miracatu. A previsão de entrega é de cinco anos.

O secretário de parcerias em investimentos do Estado de São Paulo, Rafael Benini, fala a respeito:

 

Guarujá promove feira criativa com foco no empreendedorismo feminino

A prefeitura de Guarujá realiza, em 29 de agosto, mais uma edição da feira criativa. O evento, no pátio do paço municipal, acontece das 8h às 17h e reúne empreendedoras locais com produtos de moda, gastronomia e artesanato. A feira passa a ser quinzenal e busca incentivar o protagonismo feminino.

São Vicente cria lei para inspeção predial obrigatória

São Vicente sancionou uma lei que exige certificado de inspeção predial para edifícios com mais de dez anos. O documento garante que a estrutura esteja em condições de segurança para moradores e visitantes. A regulamentação deve ser publicada em até 90 dias.

Praia Grande amplia regras para ambulantes nas praias

A prefeitura de Praia Grande anunciou novas regras para ambulantes credenciados. Agora, dependendo da categoria, cada comerciante poderá utilizar até 40 guarda-sóis e 120 cadeiras. Os ambulantes também terão responsabilidade pela limpeza do espaço, com oferta de lixeiras e separação de resíduos recicláveis e orgânicos.