As principais notícias das cidades da nossa região

Receita Federal fecha temporariamente dois shoppings no Brás

A Receita Federal interditou temporariamente nesta segunda-feira (18) dois centros comerciais no bairro do Brás, na região central de São Paulo, durante uma operação de combate à venda de produtos falsificados e mercadorias irregulares.

O Shopping 25 Brás e o Stunt, que reúnem cerca de duas mil lojas, devem permanecer fechados por pelo menos duas semanas para que auditores realizem a fiscalização dos produtos comercializados.

Segundo a auditora da Receita Federal, Fernanda Avendanha, o foco da operação é combater a comercialização de itens falsificados, principalmente produtos ligados ao futebol por causa do período de Copa do Mundo.

A ação também apura a venda de cigarros eletrônicos e aparelhos eletrônicos que teriam entrado no país de forma irregular.

Por: G1

Linhas intermunicipais da Baixada Santista terão reajuste nas tarifas a partir de sábado

Quatro linhas de ônibus intermunicipais da Baixada Santista terão reajuste nas tarifas a partir deste sábado (16). As mudanças afetam trajetos entre Guarujá, Bertioga e a área continental de Santos.

Os novos valores foram informados previamente aos passageiros por meio de avisos fixados nos veículos.

As linhas que terão reajuste são:

  • Linha 929, seletivo entre Guarujá e Bertioga: de R$ 15,70 para R$ 16,40;
  • Linha 930, entre Guarujá e Bertioga: de R$ 12,85 para R$ 13,25;
  • Linhas 949 e 949DV, entre Guarujá e Caruara, na área continental de Santos: de R$ 5,80 para R$ 6,50.

Segundo a Artesp e a BR Mobilidade, o reajuste ocorre devido à atualização dos valores do pedágio no sistema free flow da rodovia Rio-Santos (SP-055), administrada pela Concessionária Novo Litoral.

Este é o segundo aumento registrado nas tarifas do transporte intermunicipal da região em 2026. O primeiro reajuste foi aplicado no início de janeiro e incluiu também o Veículo Leve sobre Trilhos.

Por: Redação

PRF faz maior apreensão de medicamentos emagrecedores já registrada em São Paulo

A Polícia Rodoviária Federal realizou a maior apreensão de medicamentos emagrecedores já registrada no estado de São Paulo. A operação ocorreu na BR-116, durante uma fiscalização de rotina realizada na quarta-feira (13).

Um casal foi detido transportando 2 mil ampolas de produtos para emagrecimento de origem estrangeira, além de 550 caixas com medicamentos semelhantes.

Segundo a PRF, nenhum dos itens possuía documentação fiscal, desembaraço aduaneiro ou autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Durante a abordagem, o motorista e a passageira apresentaram versões contraditórias sobre a viagem. O casal havia saído de Foz do Iguaçu, no Paraná, com destino à cidade de Atibaia, no interior paulista.

Por: TMC

Explosão no Jaguaré faz segunda vítima fatal em São Paulo

A explosão registrada no bairro do Jaguaré, na zona oeste de São Paulo, deixou mais uma vítima fatal.

Francisco Altino, de 62 anos, morreu nesta quinta-feira após permanecer internado desde o acidente ocorrido na última segunda-feira.

Segundo informações das autoridades, ele estava no Hospital Regional de Osasco com ferimentos graves provocados pela explosão, que atingiu dezenas de imóveis da região.

Com a confirmação da morte, sobe para duas o número de vítimas fatais do acidente no Jaguaré.

As causas da explosão seguem sendo investigadas pelos órgãos responsáveis.

A Comgás e a Sabesp têm até esta sexta-feira para apresentar os primeiros esclarecimentos oficiais sobre a explosão registrada no bairro do Jaguaré, na zona oeste de São Paulo.

O acidente aconteceu na segunda-feira e deixou uma pessoa morta.

Segundo o Governo de São Paulo, a solicitação foi encaminhada pela Arsesp, que instaurou um processo de fiscalização para apurar as causas da explosão.

De acordo com a agência, os documentos solicitados devem subsidiar a adoção das medidas previstas nos contratos de prestação de serviços.

Enquanto a investigação avança, equipes do governo seguem realizando vistorias nos imóveis afetados pela explosão.

Por: Redação

Aquário Municipal de Santos passará por modernização após acordo com construtora

A Prefeitura de Santos firmou um termo de compromisso com a construtora Miramar para a realização de obras de modernização no Aquário Municipal, localizado na Ponta da Praia.

O acordo prevê que a empresa execute melhorias no espaço em vez de pagar R$ 2,957 milhões referentes à outorga onerosa do direito de construir, cobrança aplicada quando há autorização para edificações acima do limite básico permitido.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Glaucus Farinello, a expectativa é de que o Aquário seja reaberto no próximo semestre.

As intervenções incluem nova cenografia e ambientação, principalmente no prédio mais antigo do equipamento turístico. A proposta é tornar a experiência mais atrativa, especialmente para crianças, com renovação das paredes e dos cenários internos.

A construtora Miramar confirmou a assinatura do termo. De acordo com o diretor do Grupo Mendes, Alex Mendes, as obras devem começar no próximo mês e a previsão de conclusão é novembro.

Por: A Tribuna

Tarcísio diz que estado vai revisar protocolos após explosão no Jaguaré

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que o estado deverá revisar os protocolos de segurança após a explosão registrada no Jaguaré, na zona oeste da capital.

Segundo o governador, as obras realizadas pela Sabesp passaram a ser motivo de preocupação e precisam ter os procedimentos reavaliados.

A explosão deixou uma pessoa morta e cerca de 160 pessoas desalojadas.

Durante coletiva de imprensa, Tarcísio destacou que o estado possui atualmente cerca de 1.200 canteiros de obras da Sabesp em andamento e defendeu uma revisão nos protocolos de segurança adotados.

Por: Redação

Ricardo Nunes diz que Sabesp deve indenizar vítimas após explosão no Jaguaré

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, afirmou nesta terça-feira, 12 de maio, que a Sabesp deverá assumir as indenizações e a reconstrução dos imóveis atingidos pela explosão registrada no Jaguaré, na zona oeste da capital.

O acidente aconteceu na tarde de segunda-feira e deixou uma pessoa morta, outras três feridas e 35 casas destruídas.

Segundo o prefeito, a empresa se comprometeu a ressarcir os prejuízos causados, reconstruir as residências atingidas e indenizar a família da vítima fatal.

Por: Redação

Metroviários decidem não entrar em greve em São Paulo

Os metroviários decidiram, em assembleia realizada na noite desta terça-feira, 12 de maio, não deflagrar greve no estado de São Paulo.

Com a decisão, as quatro linhas operadas pela companhia estatal terão funcionamento normal nesta quarta-feira, 13 de maio.

A definição ocorreu após reunião da categoria, que avaliou a possibilidade de paralisação no sistema metroviário paulista.

Por: Redação

Fiéis celebram o Dia de Nossa Senhora de Fátima nesta quarta-feira

Católicos celebram nesta quarta-feira, 13 de maio, o dia de Nossa Senhora de Fátima, considerada protetora dos pobres e enfermos.

A data relembra a primeira aparição da Virgem Maria a três crianças na cidade de Fátima, em 1917. O episódio deu origem a uma das devoções marianas mais populares do mundo.

Na Baixada Santista, as celebrações têm significado especial devido à forte influência da imigração portuguesa na formação cultural da região.

Até a década de 1960, cerca de 1 milhão de portugueses chegaram ao Brasil pelo Porto de Santos. Muitos permaneceram na região e contribuíram para a construção da identidade cultural da Baixada Santista.

Por: Redação

Tarcísio convoca Sabesp e Comgás após explosão no Jaguaré deixar um morto

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, convocou representantes da Sabesp e da Comgás após a explosão registrada no bairro do Jaguaré, na Zona Oeste da capital paulista.

O acidente aconteceu durante uma obra da Sabesp, quando equipes da companhia atingiram uma rede de gás, provocando a explosão e o incêndio que destruiu imóveis da região.

Uma pessoa morreu e outras ficaram feridas. Segundo informações divulgadas pelas empresas, cerca de 160 pessoas foram afetadas pela ocorrência e dezenas de residências precisaram ser interditadas.

Durante reunião e coletiva de imprensa, Sabesp e Comgás informaram que os moradores atingidos serão encaminhados para hotéis e receberão uma ajuda emergencial de R$ 2 mil.

As empresas também afirmaram que será realizado um levantamento completo dos danos para o pagamento das indenizações e assistência às famílias afetadas.

Por: Redação