As principais notícias das cidades da nossa região

Congresso em Guarujá reúne especialistas para debater segurança pública e tecnologia

Guarujá realiza nesta semana o 1º Congresso de Segurança Pública e Desenvolvimento Humano.

O encontro reúne palestrantes de destaque nacional, comandantes das forças de segurança, prefeitos e secretários da Baixada Santista para debater temas ligados à inteligência, inovação, direitos humanos e desafios atuais da segurança pública.

Segundo a prefeitura, durante o evento será lançado oficialmente o projeto Cidade Inteligente, que contará com mais de 500 câmeras integradas a um sistema de inteligência artificial para monitoramento 24 horas.

A programação também prevê o lançamento da Operação Ocupação 2 e debates sobre novas tecnologias, gestão de crises e policiamento preventivo.

Por: Redação

Projeto propõe barreiras físicas para aumentar segurança em ciclovias de São Vicente

Um projeto apresentado em São Vicente propõe a instalação de barreiras físicas para separar ciclovias e ciclofaixas do tráfego de outros veículos.

A proposta prevê o uso de grades, muretas ou dispositivos permanentes de segregação em vias classificadas como de trânsito intenso ou consideradas de maior risco para ciclistas.

Segundo o texto, critérios técnicos deverão definir os pontos de instalação das estruturas, levando em conta fatores como número de acidentes envolvendo ciclistas, fluxo diário de veículos e velocidade permitida nas vias.

O projeto também sugere ações de educação no trânsito, fiscalização do uso correto das ciclovias e monitoramento constante de pontos críticos da malha cicloviária.

Atualmente, São Vicente conta com cerca de 12 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas.

Por: Redação

Prefeitura de Santos convoca mais 36 guardas civis municipais aprovados em concurso

A Prefeitura de Santos convocou mais 36 guardas civis municipais aprovados em concurso público para a posse. A nomeação foi publicada na edição desta sexta-feira (22) do Diário Oficial.

Os convocados deverão comparecer entre segunda-feira (25) e quinta-feira (28), a partir das 9h, na Seção de Ingresso, Acesso e Movimentação de Pessoal (Siam), localizada na Rua XV de Novembro, nº 108, no Centro Histórico.

Os candidatos precisam apresentar os documentos originais e cópias legíveis exigidas para a função. Segundo a administração municipal, o local não realiza cópias nem impressões.

Caso todos os convocados assumam os cargos, a Guarda Civil Municipal passará a contar com 614 agentes atuando na segurança da cidade.

Por: PMS

Prefeito Rogério Santos atualiza estado de saúde após cirurgia

O prefeito de Santos, Rogério Santos, publicou nesta sexta-feira (22) um novo vídeo nas redes sociais para atualizar seu estado de saúde após a cirurgia realizada na última terça-feira (19).

O chefe do Executivo passou por um procedimento para retirada de um tumor na região cervical e segue internado desde então.

Na publicação, Rogério Santos afirmou que espera receber alta hospitalar nos próximos dias e informou que o tratamento contra o câncer terá continuidade com sessões de quimioterapia e radioterapia.

O prefeito também relatou ansiedade para retornar para casa e iniciar as próximas etapas do tratamento médico.

Por:Redação

Foto: Instagram Rogério Santos

São Paulo reforça protocolo de atendimento para casos suspeitos de ebola

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo reforçou as orientações à rede estadual sobre os procedimentos de identificação, notificação, isolamento e atendimento de casos suspeitos de Ebola.

A medida foi anunciada após a Organização Mundial da Saúde informar quase 600 casos suspeitos e 139 mortes suspeitas relacionadas a surtos registrados na República Democrática do Congo e em Uganda.

Segundo a secretaria, o risco de a doença chegar ao Brasil é considerado baixo devido à ausência de transmissão local na América do Sul, à inexistência de voos diretos entre as áreas afetadas e o continente sul-americano, além da forma de transmissão do vírus, que ocorre por contato direto com sangue, secreções e outros fluidos corporais de pessoas contaminadas.

Mesmo com o baixo risco, a orientação é para que os serviços de saúde mantenham atenção especial a pacientes com febre e histórico de viagem recente para regiões com circulação do vírus nos últimos 21 dias.

Por: Agência SP

Tremor de terra é registrado próximo à costa de Maricá, no Rio de Janeiro

Um tremor de terra de magnitude 3,3 foi registrado na costa do Rio de Janeiro, próximo ao município de Maricá, às 5h31 desta quinta-feira.

Segundo os órgãos de monitoramento, não houve relatos de moradores que tenham sentido o abalo sísmico.

O tremor foi identificado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo.

A Rede Sismográfica Brasileira é coordenada pelo Observatório Nacional, com apoio do Serviço Geológico do Brasil.

Por: Redação

Santos lança Campanha do Agasalho 2026 nesta sexta-feira

A Prefeitura de Santos realiza nesta sexta-feira, às 11h, o lançamento da Campanha do Agasalho 2026.

O evento ocorrerá no Salão Nobre do Paço Municipal, no Centro Histórico, e contará com a presença da prefeita em exercício, Audrey Kleys, e da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santos, Maria Ignez Pereira Barbosa.

A campanha tem como objetivo mobilizar a população para a doação de roupas, agasalhos, cobertores e acessórios de inverno.

A iniciativa é realizada em parceria com empresas e entidades da sociedade civil e busca ampliar a arrecadação de itens para atender pessoas em situação de vulnerabilidade durante o período de frio.

Por: PMS

Utilidade pública-Doação de sangue

A professora de Física Rita Cássia Alves Lourenço Del Giorno, do Colégio Santa Cecília, está internada na UTI da Beneficência Portuguesa, em Santos, e necessita de doações de sangue.

Segundo informações divulgadas pela família e pelo Hemonúcleo de Santos, a docente apresentou enterorragia, quadro caracterizado por sangramento ativo no trato gastrointestinal inferior, e precisou receber diversas bolsas de sangue nos últimos dias.

O estoque do banco de sangue está em nível crítico, e o pedido é para doadores de todos os tipos sanguíneos.

As doações podem ser realizadas no Posto de Coleta – Unidade Guilherme Álvaro, localizado na Rua Oswaldo Cruz, nº 197, em Santos. O atendimento acontece de segunda a sábado, das 7h30 às 13h, exceto feriados. O local oferece estacionamento gratuito durante a doação.

De acordo com o posto de coleta Colsan, toda ajuda é importante para manter o estoque em níveis adequados e garantir atendimento rápido aos pacientes que necessitam de transfusão.

Durante o cadastro, o doador deve informar o nome da paciente e o hospital onde ela está internada.

Para doar sangue, é necessário apresentar documento oficial com foto e CPF, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e evitar refeições gordurosas nas três horas antes da doação.

Por: Santa Portal

Paraná Pesquisas aponta liderança de Tarcísio na corrida pelo governo de São Paulo

Levantamento divulgado pelo Paraná Pesquisas mostra o governador Tarcísio de Freitas na liderança da disputa pelo Palácio dos Bandeirantes nas eleições de 2026.

Segundo a pesquisa, Tarcísio aparece com 47,3% das intenções de voto no primeiro turno.

Na segunda posição está Fernando Haddad, filiado ao PT, com 33,5% das intenções de voto.

O levantamento também incluiu outros nomes na disputa. Paulo Serra aparece com 4,3%, enquanto Kim Kataguiri registra 3,4%.

Os votos brancos e nulos somam 6,5%, e 5,1% dos entrevistados se declararam indecisos.

Na simulação de segundo turno entre Tarcísio e Haddad, o atual governador alcança 52,7% dos votos válidos, contra 37,6% do adversário.

A pesquisa ouviu 1.640 eleitores entre os dias 18 e 20 de maio e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo SP-02706/2026.

Por: Redação

TCE do Rio apura uso de aeronaves pelo ex-governador Cláudio Castro

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro determinou uma ampla apuração sobre o uso de aeronaves contratadas pelo governo estadual durante a gestão do ex-governador Cláudio Castro.

Segundo levantamento apresentado pelo órgão, mais de 30% dos gastos com voos realizados entre abril de 2023 e março de 2025 teriam ocorrido em viagens com aeronaves voando apenas com o piloto.

Dos cerca de 18 milhões e meio de reais pagos no período, aproximadamente 5 milhões e 800 mil reais teriam sido destinados a voos vazios.

O TCE estabeleceu prazo de cinco dias para que o governo do estado apresente informações detalhadas sobre a utilização das aeronaves e os custos das operações.

Por: Redação