As principais notícias das cidades da nossa região

Metrô e CPTM terão operação 24 horas durante a Virada Cultural

As linhas do Metrô e da CPTM em São Paulo terão operação especial de 24 horas durante a Virada Cultural, nos dias 23 e 24 de maio.

A medida busca facilitar o transporte do público que vai participar das atrações culturais programadas para o fim de semana na capital paulista.

Segundo os organizadores, a operação especial terá foco no aumento da circulação de passageiros durante os eventos da Virada Cultural.

Por: Redação

Câmara de São Paulo aprova projeto sobre internação compulsória

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em primeiro turno um projeto de lei que permite a internação involuntária e compulsória para tratamento de dependentes químicos.

Segundo a proposta, o procedimento só poderá ser realizado em unidades de saúde ou hospitais gerais da capital paulista. A autorização deverá ser feita obrigatoriamente por um médico registrado no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

O texto também prevê que o Ministério Público seja comunicado em até 72 horas sobre os motivos da internação, com envio dos respectivos laudos médicos.

A proposta ainda precisará passar por nova votação antes de seguir para eventual sanção.

Por: Redação

Estudo relaciona El Niño ao aumento de casos de dengue no Brasil

Pesquisadores da Unicamp apontaram que o fenômeno climático El Niño pode favorecer o aumento dos casos de dengue no Brasil.

O estudo foi realizado em parceria com a USP e o Imperial College de Londres e analisa como as mudanças climáticas influenciam diretamente a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Segundo o professor Tiago Salomão de Azevedo, um dos autores do artigo, o aumento das temperaturas e das condições de umidade cria um ambiente mais propício para a reprodução do mosquito transmissor da dengue.

Os pesquisadores explicam que, com o crescimento da infestação, a tendência é de aumento no número de pessoas infectadas pela doença.

Por: Redação

Unidade Bom Prato Santos I será reinaugurada nesta quinta-feira

A Prefeitura de Santos realiza nesta quinta-feira a reinauguração da unidade Bom Prato Santos I, localizada no Centro Histórico da cidade.

A cerimônia está marcada para as 10h30 e contará com a presença da prefeita em exercício Audrey Kleys e da secretária estadual de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém.

Segundo a administração municipal, a nova unidade terá melhor infraestrutura de atendimento voltada às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Para viabilizar a entrega, o Governo do Estado de São Paulo investiu R$ 1,5 milhão em equipamentos. Já a prefeitura foi responsável pela locação e adequação do espaço.

O Bom Prato Santos I fica na Rua General Câmara, número 454, no Centro Histórico.

Por: PMS

Piloto morto em assalto ficou conhecido por episódio na Rodovia dos Imigrantes

O piloto Odailton de Oliveira Silva, conhecido como Dato de Oliveira, morto após ser baleado durante um assalto na Zona Oeste de São Paulo, ficou marcado por episódios de grande repercussão ao longo da carreira.

Dato, de 77 anos, acumulava cerca de 49 anos de experiência na aviação, atuando com aviões e helicópteros. Ele ganhou notoriedade nacional por pilotar o Globocop, utilizado em coberturas jornalísticas da capital paulista.

Entre os episódios mais conhecidos da trajetória do piloto está a travessia de um túnel da Rodovia dos Imigrantes com um helicóptero. Na ocasião, ele afirmou ter sido multado pela Agência Nacional de Aviação Civil.

O piloto morreu na terça-feira após ser atingido na cabeça durante um assalto. O caso segue sob investigação policial.

Por: Redação

 

Estivadores anunciam greve nacional de 12 horas nos portos brasileiros

Uma greve nacional dos estivadores, com duração de 12 horas, está marcada para esta quarta-feira.

A paralisação foi aprovada durante reunião do Conselho da Federação Nacional dos Estivadores e tem como principal motivo a preocupação da categoria com a possível perda da exclusividade nas operações portuárias brasileiras.

Outra greve já foi anunciada para o dia 3 de junho, desta vez com duração de 24 horas.

Entre as entidades que aderiram ao movimento está o Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão, o Sindestiva.

O movimento, porém, está dividido após a convocação de uma reunião em Brasília, marcada para quinta-feira, organizada pelo deputado federal Arthur Maia, com representantes das federações do setor.

Por: Redação

Governo de São Paulo assina contrato para modernização das travessias hídricas

O Governo de São Paulo assinou o contrato da Parceria Público-Privada do Sistema de Travessias Hídricas com o consórcio AcquaVias SP Travessias SPE S.A.

O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Parcerias em Investimentos em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, prevê a modernização de 14 linhas de transporte aquaviário em diferentes regiões do estado.

O investimento estimado é de aproximadamente R$ 2,5 bilhões. A concessão permitirá a renovação completa da infraestrutura e da frota utilizada nas travessias, que atendem milhões de passageiros.

Segundo o governo paulista, a modernização dos serviços deve melhorar a mobilidade, estimular o turismo e fortalecer a economia de cidades do litoral paulista, da Região Metropolitana de São Paulo e do Vale do Paraíba.

A assinatura do contrato ocorreu na última sexta-feira

Por: Agência SP

Equipe informa que cirurgia do prefeito Rogério Santos foi realizada com sucesso

A equipe do prefeito de Santos, Rogério Santos, informou por meio das redes sociais que a cirurgia realizada no chefe do Executivo santista ocorreu com sucesso e sem intercorrências.

Segundo a nota divulgada, o procedimento transcorreu dentro do esperado pela equipe médica e foi realizado de forma segura.

Ainda de acordo com a publicação, Rogério Santos apresenta evolução positiva no período pós-operatório e segue em recuperação.

A mensagem também agradeceu as manifestações de apoio recebidas nos últimos dias. “Agradecemos pelas mensagens de apoio, carinho e orações recebidas ao longo deste período”, destacou a equipe.

Rogério Santos anunciou no início deste mês que havia sido diagnosticado com câncer na região cervical. Na ocasião, informou que a doença foi identificada em estágio inicial e que se afastaria temporariamente das funções para realizar tratamento médico.

Por: Redação

Foto: Prefeito Rogério Santos

Santos promove Semana Municipal do Brincar

A Santos realiza, entre os dias 23 e 31 de maio, a Semana Municipal do Brincar, com programação gratuita em diferentes regiões da cidade.

Em 2026, o evento chega com o tema “A Potência dos Encontros” e promete transformar praças, escolas, vilas criativas, universidades e parques em espaços de convivência, lazer e aprendizado.

A abertura oficial acontece neste sábado, a partir das 9h, no Jardim Botânico Chico Mendes, no bairro Bom Retiro. Entre as atrações estão atividades com os cães terapeutas do projeto Amor em Forma de Pelos e apresentações do Projeto Roda Cantada, da UME Olívia Fernandes, com contação de histórias musicais.

No mesmo horário, a Praça Luiz La Scala, na região do Aquário Municipal, na Ponta da Praia, também receberá atividades recreativas adaptadas para diferentes faixas etárias, além de apresentações de capoeira.

A proposta da programação é incentivar o brincar como ferramenta de desenvolvimento, convivência e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Por: PMS

Prefeito de Santos, Rogério Santos, anuncia afastamento temporário para tratamento de saúde

O prefeito de Santos, Rogério Santos, anunciou nas redes sociais que vai se afastar temporariamente das funções no Executivo municipal para realizar um tratamento de saúde.

Em nota oficial divulgada nesta segunda-feira (18), a Prefeitura informou que o prefeito foi diagnosticado com um câncer em estágio inicial e ficará afastado para focar no tratamento.

Segundo o comunicado, a vice-prefeita Audrey Kleys assume interinamente a chefia do Executivo Municipal durante o período.

A administração municipal destacou que os serviços públicos e as políticas planejadas terão continuidade normalmente, mantendo o compromisso com a população santista.

A publicação oficial do afastamento deve constar no Diário Oficial desta terça-feira (19).

Por: Redação