As principais notícias das cidades da nossa região

Santos reforça fiscalização com 26 novos guardiões cidadãos para monitorar ruas da cidade

Desde junho, a cidade de Santos conta com o reforço de 26 novos guardiões cidadãos, iniciativa que ajuda a prefeitura a monitorar as ruas. Quatro desses jovens estão na Secretaria das Prefeituras Regionais, identificando buracos e mapeando o sistema de drenagem urbana.
As vistorias são semanais, priorizando vias de maior movimento. Em média, são analisadas de 70 a 80 ruas por semana. Além de registrar cada ocorrência com foto, data, horário e localização, os guardiões acompanham o antes e depois das obras de tapa-buraco e cadastram equipamentos de drenagem no sistema municipal.

Segunda etapa do VLT segue em testes e deve iniciar operação gradual ainda este semestre

A segunda etapa do VLT segue em testes e deve começar a operar com passageiros ainda neste semestre, de forma gradual.
O investimento total chega a 612 milhões de reais.

A prefeitura de Santos cobra agilidade para reduzir o tempo de deslocamento e ampliar a integração com os ônibus municipais.

Governo de São Paulo inicia adesão ao programa Superação SP para combater a pobreza

O governo de São Paulo deu início ao processo de adesão dos municípios ao programa Superação SP, lançado nesta quarta-feira, dia 6.
A iniciativa foi apresentada pelo governador Tarcísio de Freitas a representantes de 49 cidades com maior índice de pobreza, incluindo São Vicente.
O objetivo do programa é romper o ciclo da pobreza e promover o desenvolvimento socioeconômico em regiões vulneráveis do Estado.
Na primeira etapa, municípios das regiões Metropolitana, Campinas, Sorocaba e Baixada Santista serão atendidos, alcançando cerca de 105 mil famílias até 2026, com base no Cadastro Único.

Governo do Estado destina R$ 58,5 milhões para custeio do Complexo Hospitalar dos Estivadores.

O governo do Estado vai destinar 58 milhões e meio de reais para ajudar no custeio do Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos. O repasse será feito em 12 parcelas.
O anúncio aconteceu durante a solenidade pelos 262 anos de nascimento de José Bonifácio de Andrada e Silva, no centro da cidade.
Esse recurso vai servir para a compra de materiais de enfermagem, medicamentos, insumos, além da contratação de profissionais e serviços de apoio.
Segundo a prefeitura, o custo total do hospital durante o período do convênio será de 130 milhões e 800 mil reais.

 

Polícia prende cinco suspeitos de fraude digital em apartamento de luxo no Boqueirão

Cinco pessoas foram presas na última quarta-feira, em Praia Grande, acusadas de operar um esquema de fraudes digitais em um apartamento de luxo no bairro Boqueirão.
Segundo a Polícia Civil, o local funcionava como um verdadeiro “escritório do crime”, com computadores, celulares, chips e acesso a sites oficiais usados para aplicar golpes.
O grupo usava o golpe do falso advogado para enganar vítimas na Grande São Paulo. Entre os presos, estão três homens e duas mulheres, com idades entre 18 e 32 anos.
Foram apreendidos notebooks, celulares, chips e um veículo utilizado pelo grupo.

Evento beneficente “JB – Juntos pelo Bem”

O evento beneficente “JB – Juntos pelo Bem” acontece na próxima terça-feira, dia 12, das sete às onze da noite, no Tênis Clube de Santos.

O coquetel será em homenagem ao apresentador e colunista João Bernardo Simões, e toda a renda será destinada ao GALP e à Casa da Vó Benedita.

Os convites custam 250 reais e podem ser pagos via Pix para a chave: galp@galp.org.br. Após o pagamento, é preciso enviar o comprovante pelo WhatsApp para o número (13) 3036-1054.

Depois da tempestade

Mais de 1,3 mil profissionais foram mobilizados pela Prefeitura de Santos, nesta quarta-feira, na operação de rescaldo após o forte temporal que atingiu a cidade. As ações envolveram limpeza, zeladoria, monitoramento de áreas de risco, intervenções no trânsito, entre outras.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o Cemaden, choveu em Santos 124 mm desde a madrugada até as 16h de quarta-feira (medidor Morro do São Bento), um dos maiores índices de todo o estado no período e que supera, em menos de 24 horas, a média histórica de chuvas para todo o mês, que é de 122,4 mm.

Temporal causa alagamentos e transtornos na Baixada Santista nesta quarta-feira 6 de agosto

Um temporal inesperado atingiu a Baixada Santista na madrugada e início da manhã de hoje (quarta-feira, 6 de agosto). Vários trechos em Santos, Praia Grande e municípios vizinhos ficaram alagados, o trânsito foi afetado e houve registros de água invadindo residências e comércios.

A CET-Santos informou vários pontos de alagamentos pela Cidade devido à forte chuva .

 

Nurex completa 35 anos de atuação em Santos e anuncia ampliação

O Nurex, Núcleo de Reabilitação de Deficiência Intelectual São Vicente de Paulo, está comemorando 35 anos de atuação em Santos.
Referência no atendimento a pessoas com deficiência intelectual, paralisia cerebral e múltiplas deficiências, a instituição segue com um trabalho filantrópico e comunitário.
Cerca de 110 alunos são atendidos na escola de educação especial, com suporte pedagógico e terapêutico em diversas áreas.
Para marcar essa trajetória, o Nurex anunciou a aquisição de um novo imóvel, que vai permitir a ampliação e modernização da estrutura e dos serviços oferecidos à comunidade.
No dia 21 de agosto, das 8h à meia-noite, acontece a quinta edição do Festival Gastronômico do Nurex.
O evento será no Clube dos Ingleses e promete uma noite de degustação e solidariedade, com sabores marcantes da cidade. Informações e ingressos pelo telefone: (13) 3233-7320.

Coleta de lixo é retomada após fim de paralisação na Baixada Santista

Os serviços de coleta de lixo começaram a ser retomados nesta terça-feira, dia 5, após o fim da paralisação dos trabalhadores das empresas Terracom, Terra Santos Ambiental e PG Eco Ambiental.
A decisão foi anunciada depois de uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, com mediação do SELUR e do sindicato SIEMACO. A proposta aprovada prevê reajuste de 7% nos salários e também nos benefícios.
Mesmo durante a greve, segundo as empresas, 70% do efetivo seguiu trabalhando.