As principais notícias das cidades da nossa região

Mídia local se reúne com o prefeito de Cubatão Cesar Nascimento e com a vice Andrea Castro.

Ontem, representantes da mídia local se reuniram com o prefeito de Cubatão, Cesar Nascimento e com a vice-prefeita Andrea Castro, para discutir temas relevantes para a cidade. Em pauta: zeladoria urbana, educação, infraestrutura e segurança.

Na reunião, profissionais da imprensa regional, incluindo a Saudade FM, representada por nosso diretor Marco Aurélio Vieira, puderam avaliar as metas e os próximos passos que devem auxiliar no desenvolvimento da cidade.

Foi uma troca objetiva que mostrou um panorama geral da atual gestão. A Saudade FM agradece o espaço e aproveita para cumprimentar o prefeito Cesar Nascimento, que hoje completa mais um ano de vida. Parabéns também por seu compromisso com a população.

Prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo de Lima Fernandes, é afastado do cargo

O prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo de Lima Fernandes, foi afastado do cargo após operação da Polícia Federal realizada na manhã de hoje. A ação, batizada de “Estafeta”, investiga supostos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na administração municipal.

Além do afastamento, o prefeito deverá usar tornozeleira eletrônica. Durante a operação, o empresário Edmilson Carvalho, sócio da Terraplanagem Alzira Franco Ltda., que mantém contrato com a prefeitura, foi preso em flagrante. Na casa dele, a Polícia Federal apreendeu R$ 400 mil.

A investigação começou no mês passado, quando agentes encontraram cerca de R$ 14 milhões, parte em dólares, com um servidor apontado como operador financeiro do prefeito. Segundo a Polícia Federal, há indícios de corrupção e pagamento de propina em contratos com empresas das áreas de obras, saúde e manutenção.

Com a decisão judicial de afastamento, a cidade passa a ser comandada pela vice-prefeita Jéssica Cormick, do Avante, que é policial militar.

A operação cumpre duas prisões preventivas, 20 mandados de busca e apreensão e determinações de afastamento de sigilos bancário e fiscal. As ações ocorrem em São Paulo, São Bernardo, Santo André, Mauá e Diadema.

Preservação das Nascentes em Cubatão.

A Secretaria de Meio Ambiente de Cubatão vai cadastrar e monitorar nascentes e olhos d’água por meio do Programa Municipal de Preservação das Nascentes. A ação envolve preservação ambiental, fiscalizações, combate à poluição e conscientização.

O cadastro será feito em áreas públicas e particulares, com apoio de outras secretarias e da Guarda Civil. Infrações como desmatar, desviar cursos d’água ou descartar resíduos poderão gerar multas.

Demônios da Garoa, vai agitar Santos, dia 21 de agosto!

Vem aí um espetáculo imperdível para os amantes do samba de raiz!

O grupo Demônios da Garoa celebra 80 anos de carreira com uma turnê especial, e o lançamento será aqui em Santos!

Anote na agenda: dia 21 de agosto, às 21 horas, no Teatro Municipal de Santos.

Uma oportunidade única de curtir clássicos como “Trem das Onze” e muitos outros sucessos.

 Ingressos disponíveis em bilheteriaexpress.com.br.

Tribunal de Justiça de SP libera a contratação de policiais militares para atuar nas escolas cívico-militares.

O Tribunal de Justiça de São Paulo liberou o governo Tarcísio de Freitas a retomar a contratação de policiais militares aposentados para atuar nas escolas cívico-militares do estado. A decisão derruba a liminar que suspendia o processo desde julho, após ação da Apeoesp, sindicato dos professores.

Na Baixada Santista, três unidades aderiram ao modelo: a Escola Archimedes Bava, em Bertioga; a Lincoln Feliciano, em Cubatão; e a Dagoberto Nogueira da Fonseca, em Itanhaém. Com a medida, a Secretaria Estadual de Educação está autorizada a seguir com a seleção dos agentes e a implantação do programa, que era promessa de campanha do governador.

Projeto de lei pede a revogaçãode norma de padronização de cores em prédios públicos.

O prefeito de Guarujá, Farid Madi, encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei para revogar a norma que obriga o uso das cores azul-marinho e branco nas fachadas de prédios públicos.

Segundo o Executivo, a padronização pode prejudicar a identidade visual de serviços específicos, como a “Casa Rosa”, destinada à saúde da mulher. A proposta defende que as cores também podem ter função social e estão relacionadas a objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

Museu do Café lança 2ª edição do Programa Expressão para Grafite na Baixada Santista

O Museu do Café, em Santos, anunciou a 2ª edição do Programa Expressão, voltado para o grafite. O artista ou coletivo selecionado receberá uma bolsa de r$ 3 mil e será responsável por criar a obra em um dos muros do terreno anexo ao prédio da Bolsa do café. A pintura ao vivo ocorrerá nos dias 6 e 7 de setembro. A iniciativa é destinada a artistas independentes ou grupos e coletivos da Baixada Santista. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 17, mediante preenchimento de formulário e envio da documentação necessária. Três propostas finalistas serão submetidas à votação popular nas redes sociais do Museu, nos dias 20 e 21, e o resultado será divulgado no dia 22. Informações e o edital completo estão disponíveis no site museudocafe.org.br.

Mongaguá recebe carreta do Programa Mulheres de Peito com mamografias gratuitas

A prefeitura de Mongaguá, em parceria com o governo do estado, anuncia a chegada da carreta do programa mulheres de peito. A unidade móvel estará na Praça Dudu Samba de 19 a 30 de agosto, oferecendo exames gratuitos de mamografia. O atendimento será de segunda a sexta, das 8h às 17h, com 50 senhas diárias, e aos sábados, das 8h às 12h, com 25 senhas. Mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos precisam apresentar pedido médico, cartão SUS e RG; entre 50 e 69 anos, basta o cartão SUS e RG. Os exames são entregues impressos e o laudo fica disponível em até 48 horas.

 

14ª “Hora do Mamaço” incentiva aleitamento materno em evento na Pinacoteca Benedicto Calixto

A 14ª Hora do Mamaço acontece neste domingo, na pinacoteca Benedicto Calixto, das 14h30 às 16h30. O evento contará com a unidade móvel de coleta de leite materno da Prefeitura de Santos, além da participação de profissionais de saúde, cidadãos e instituições da cidade. Com o tema “construindo sistemas de apoio sustentáveis”, a iniciativa busca incentivar o aleitamento materno e fortalecer a rede de apoio a lactantes, reforçando o suporte que família e amigos podem oferecer. A ação une lazer, união e conscientização dentro da campanha “Agosto Dourado”.

Esamc Santos realiza semana jurídica com palestras e debates sobre temas atuais

Entre os dias 25 e 29 de agosto, a Esamc Santos promove a semana jurídica, reunindo especialistas renomados para discutir assuntos relevantes do mundo jurídico. O evento contará com palestras nos turnos da manhã e da noite, com a participação de advogados, professores e representantes de órgãos públicos. A abertura será no dia 25, com Luíz Orsetti ,falando sobre direitos do consumidor e à noite, Raphael Meirelles abordando a advocacia como profissão. A programação segue até o dia 29, com temas que vão de execução penal e ética jurídica à reforma tributária e estratégias no processo civil, encerrando com o debate sobre polícia, inquérito e justiça.