As principais notícias das cidades da nossa região
Operação Shalom
A Polícia Civil de São Paulo realizou nesta terça-feira uma operação para prender 17 pessoas acusadas de participar de uma quadrilha suspeita de roubar condomínios de alto padrão.
Chamada de Operação Shalom, a ação incluiu 51 mandados de busca e apreensão na capital e em cinco cidades da região: Diadema, Cotia, Guarulhos, Osasco e Jundiaí. Cinco pessoas foram detidas.
Segundo a polícia, o grupo era bem organizado e tinha ligações com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital, o PCC.

O Lar Filantrópico Casa do Sol,em Santos, está promovendo uma ação solidária
O Lar Filantrópico Casa do Sol, fundado em 1904 no Morro da Nova Cintra, em Santos, está promovendo uma ação solidária para a recolha de fraldas geriátricas nos tamanhos G e extra G.
A instituição, que possui estrutura para atender até 100 idosos, hoje acolhe 75 pessoas em situação de vulnerabilidade.
De acordo com a administração, as fraldas são um dos itens mais essenciais para assegurar bem-estar e higiene aos moradores.
Quem quiser contribuir pode levar as doações até a sede, na Avenida Santista, ou solicitar a coleta pelo WhatsApp (13) 3258-5100. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Números da violência contra a mulher.
No primeiro semestre de 2025, os nove municípios da Baixada Santista registraram 3.198 casos de violência contra a mulher, um aumento de 27,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o Conselho Nacional de Justiça.
O segundo semestre segue com números preocupantes. Santos é a cidade com maior número de casos na região.

Itanhaém e Peruíbe foram as únicas cidades da Baixada Santista que não receberam nenhum alerta do Tribunal de Contas do Estado
Itanhaém e Peruíbe foram as únicas cidades da Baixada Santista que não receberam nenhum alerta do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo nas análises do primeiro quadrimestre de 2025. Elas estão entre os 49 municípios paulistas com as finanças aprovadas sem apontamentos pelo TCE-SP, que avaliou 644 prefeituras do estado, excluindo a capital. Enquanto isso, 92% das prefeituras receberam algum tipo de alerta, principalmente por arrecadação abaixo do planejado ou indícios de desequilíbrio orçamentário.
Na Baixada Santista, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Mongaguá, Santos e São Vicente foram notificadas por irregularidades na gestão orçamentária, sendo que cinco delas, exceto Bertioga, apresentam reincidência. Vale destacar que nenhuma cidade da região foi apontada por gastos excessivos com pessoal, situação que causou alertas em 57 prefeituras paulistas.

A Prefeitura de Bertioga lançou um projeto-piloto de telemedicina para agilizar o atendimento nas unidades de saúde.
A Prefeitura de Bertioga lançou um projeto-piloto de telemedicina para agilizar o atendimento nas unidades de saúde. A iniciativa começou na sexta-feira, na Estratégia de Saúde da Família Mirosam, no bairro Chácaras, permitindo que pacientes sejam atendidos pelo médico especialista no mesmo dia. Durante a consulta, o paciente recebe avaliação completa, receitas, pedidos de exames e orientações para o seguimento do tratamento.
O projeto inclui exames como hemograma, com resultados em 15 minutos, e painel de bioquímica, que fica pronto em até uma hora, enviados diretamente ao e-mail do paciente.

Criminoso mais procurado do país é morto em Praia Grande
Um dos criminosos mais procurados do país, Luken Cesar Burghi Augusto, foi morto em Praia Grande, no litoral de São Paulo.
Segundo o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme D’Ettis, o criminoso enfrentou agentes das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, a Rota.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que a ocorrência está sendo investigada pelas polícias Civil e Militar.

Cubatão instala 6,5 mil lâmpadas de LED para modernizar iluminação pública
A prefeitura de Cubatão já instalou cerca de seis mil e quinhentas lâmpadas de LED em vias públicas, como parte do programa “Ilumina Cubatão”.
A ação substitui luminárias convencionais por uma tecnologia mais eficiente, econômica e sustentável, beneficiando bairros como Vila Nova, Vila São José, Vale Verde, Jardim Casqueiro e Jardim Costa e Silva.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras, Cubatão possui cerca de treze mil pontos de iluminação pública. Com metade já convertida para LED, a cidade segue rumo a uma rede mais moderna e sustentável.

Iamspe credencia Santa Casa de Santos para atendimentos a servidores estaduais
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo, o Iamspe, credenciou a Santa Casa de Santos para atendimentos a servidores.
Os conveniados poderão usufruir de pronto-socorro, consultas ambulatoriais, cirurgias eletivas e exames na unidade.
O atendimento começa nesta segunda-feira, dia 11, dez dias após a assinatura do contrato de credenciamento.
O Iamspe está em expansão e o credenciamento da Santa Casa de Santos é parte desse projeto para melhorar o atendimento em São Paulo.

Obras de importação de água na travessia Santos-Guarujá devem beneficiar 450 mil pessoas
O prefeito de Guarujá, Farid Madi, junto com representantes da Sabesp e equipe técnica da prefeitura, visitou na última sexta-feira as obras de importação de água pela travessia Santos-Guarujá, na rua São Paulo, em Vicente de Carvalho.
A intervenção, orçada em 134 milhões e 700 mil reais, deve ser concluída até julho de 2026 e vai beneficiar mais de 450 mil pessoas.
A travessia terá cinco quilômetros e meio, sendo 700 metros de tubos submersos, aumentando em 500 litros por segundo a capacidade de abastecimento.
Segundo a Sabesp, o sistema vai integrar o fornecimento de água entre as cidades, levando parte da produção da estação de Cubatão diretamente para o Guarujá.














