As principais notícias das cidades da nossa região

Fim da trégua no transporte público de Guarujá após acordo trabalhista

A trégua no transporte público de Guarujá chegou ao fim. Em audiência no Tribunal Regional do Trabalho, a empresa City Transportes atendeu às reivindicações dos rodoviários. Foi acordado o pagamento de r$ 40 por dia em vale-alimentação e uma cesta básica mensal de r$ 180,70, garantindo a continuidade do serviço.

Cadeia Velha de Santos será fechada para restauro até 2026

A Cadeia Velha de Santos será fechada a partir do dia 18 de julho para obras de restauro. Durante a reforma, as atividades da fábrica de cultura 4.O serão transferidas para a vila criativa vila nova. Segundo o governo do estado, o prédio histórico deve ficar interditado até meados de 2026.

Santos recebe autorização para financiamento de quase 180 milhões em obras de urbanização

O Ministério da Fazenda autorizou, por meio de portaria no Diário Oficial da União, um financiamento de até R$ 178,7 milhões para a Prefeitura de Santos.
O contrato com a Caixa Econômica Federal será destinado a obras de urbanização no bairro São Manoel, na Zona Noroeste da cidade.
O projeto inclui a construção de 214 novas moradias, além da reforma de 390 casas existentes no local.

Instituto Médico Legal de Praia Grande reabre em agosto

O Instituto Médico Legal de Praia Grande deve retomar as atividades em agosto. O anúncio foi feito pelo prefeito Alberto Mourão, após reunião com o secretário estadual de segurança pública, Guilherme Derrite. O espaço vai realizar exames de corpo de delito, agilizando o trabalho da polícia e da justiça.

Bertioga encaminha projeto para construir moradias populares

O prefeito de Bertioga, Marcelo Vilares, enviou à câmara um projeto que transforma uma área no jardim Vicente de Carvalho em zona especial de interesse social. O objetivo é construir 172 moradias populares e um espaço para comércio local, com execução da CDHU em parceria com a prefeitura.

Projeto “Vem pra Orla” agrada moradores e segue até setembro

O prefeito Rogério Santos comemorou a adesão do público ao projeto “Vem pra Orla”, que bloqueia a avenida da praia aos domingos, entre o Aquário e a Conselheiro Nébias. O espaço é liberado para lazer e atividades ao ar livre. Segundo ele, muitos moradores pediram mais edições, e a programação continua até setembro, aproveitando o período de inverno e menor movimento na praia.

Santos defende terminal de cruzeiros no Valongo e rejeita Ponta da Praia

A prefeitura de Santos trabalha para transferir o terminal de passageiros dos Outeirinhos para a região do Valongo, no Centro Histórico. Segundo a administração, a área será integrada ao Parque Valongo e é a única com respaldo legal para receber o terminal. A prefeitura reafirma ser contra a instalação na Ponta da Praia, alegando impactos ambientais, urbanísticos e de vizinhança, além de insegurança jurídica, já que há concessão vigente no local atual.

Santos se despede do poeta e escritor Valdir Alvarenga, grande incentivador da cultura local

Santos se despede de um dos maiores incentivadores da cultura local. Morreu neste sábado, aos 70 anos, o poeta e escritor Valdir Alvarenga.

Nascido e criado no Morro da Penha, Valdir transformou suas vivências em poesia e deixou um legado marcante para a cidade. Ele foi criador do Varal de Poesia e do projeto Adote um Livro, que permanece ativo no Leia Santos.

Valdir também fundou a Revista Mirante, a publicação independente de poesia mais antiga do país.

À família e amigos, nossos sentimentos.

Atenção: Interdições no Sistema Anchieta Imigrantes

Mais um fim de semana em que motoristas foram pegos de surpresa na subida da serra. Embora a Ecovias tenha publicado em seu portal a programação de manutenção nas pistas que começam hoje, segunda-feira (14), muitos usuários não tiveram acesso à informação e enfrentaram bloqueios e congestionamentos sem aviso prévio.

Segundo a concessionária, as obras no sistema Anchieta-Imigrantes têm início nesta segunda, mas já no fim de semana ocorreram interdições que não estavam claras para quem utilizou a rodovia. A comunicação efetiva, essencial para o planejamento dos motoristas, ficou a desejar. Havia apenas um painel luminoso com a mensagem: “Anchieta fechada, utilize a Imigrantes”, o que causou caos no trânsito.

Muitas vezes, o motorista só descobre o problema quando já está parado. A concessionária poderia reforçar os avisos, antecipar as informações e ajudar os usuários a se planejar, pois transparência também é parte da segurança viária.

Fica a dúvida: as interdições do fim de semana já estariam relacionadas às obras desta segunda? Se sim, por que a publicação nos sites não incluiu os dias 12 e 13 de julho?

Atenção, motorista! De hoje até 20 de julho, a Ecovias realizará obras de manutenção em todo o sistema Anchieta-Imigrantes, com serviços em pavimento, iluminação, túneis e sinalização. Os trabalhos acontecem das 8h às 17h e das 21h às 5h.

Confira os bloqueios programados:

  • Dias 17, 18 e 19: pista norte da Imigrantes interditada à noite, das 23h às 5h.

  • Dias 15 e 16: pista sul da Imigrantes fechada das 20h às 5h.

  • Dia 19: pista sul da Anchieta interditada das 8h às 17h.

Durante os bloqueios, o trânsito será redirecionado para pistas alternativas. Fique atento e programe sua viagem para evitar transtornos.

Caminhada de 20 minutos pode melhorar sua saúde física e mental

Dica do Conexão: corpo e mente em movimento!

O dia está corrido? Mesmo uma caminhada rápida de 20 minutos pode trazer benefícios para a sua saúde física e mental.

Além disso, exercícios regulares ajudam a reduzir os sintomas da ansiedade. O segredo está na constância.

Então, vá com calma e lembre-se: um passo de cada vez!