As principais notícias das cidades da nossa região

Usp desenvolve vacina promissora contra zika vírus com resultados positivos em testes

Uma boa notícia na luta contra o zika vírus. Pesquisadores da Universidade de São Paulo desenvolveram uma vacina promissora.

Em testes realizados com camundongos, o imunizante se mostrou eficaz não apenas para evitar a infecção, mas também para proteger o cérebro e os testículos dos animais, áreas que costumam ser afetadas nos casos mais graves da doença.

O estudo foi conduzido pelo Instituto de Medicina Tropical da USP, com apoio da Fapesp. Para os testes, foram usados roedores modificados geneticamente para simular a suscetibilidade ao vírus.

Expogáucha volta a Santos com tradição, cultura e gastronomia do Sul

A cultura gaúcha está de volta a Santos! A Expogáucha começa nesta sexta-feira, dia 18, no Convention Center, na Ponta da Praia.

Entre as atrações, destaque para o tradicional “Tombo de Polenta” e uma variedade de comidas típicas. A feira segue até o dia 27 de julho, reunindo moda, artesanato, gastronomia e muita tradição do sul do país.

Governo de São Paulo entrega primeiro trem da linha 6-laranja; operação começa em 2026

Em São Paulo, o primeiro trem da futura Linha 6-Laranja do metrô foi entregue nesta quinta-feira pelo governador Tarcísio de Freitas. Ao todo, a nova linha terá 22 trens fabricados em Taubaté, cada um com seis vagões e capacidade para mais de 2 mil passageiros.

Os trens são automatizados, feitos em aço inoxidável, sem condutor e podem atingir até 90 km/h. A previsão é que a linha entre em operação em 2026, ligando a Brasilândia à estação São Joaquim.

Porto de Santos instala sistema moderno para monitorar tráfego de navios

O Porto de Santos começou a instalar o novo sistema VTMS, que vai monitorar em tempo real o tráfego de navios. A tecnologia permite o acompanhamento das rotas, das condições climáticas e do posicionamento das embarcações, aumentando a segurança e a eficiência nas operações portuárias.

O sistema era aguardado há mais de dez anos e integra o pacote de modernização do porto.

Cesta básica fica mais barata em santos com queda de preços em junho

Em Santos, o custo da cesta básica caiu mais de 3% no mês de junho. O levantamento foi realizado pela Prefeitura em parceria com a Universidade Católica de Santos.

O preço médio da cesta ficou em R$ 775,29, com quedas significativas em itens como banana, tomate e acém. A pesquisa analisou 13 produtos em 22 estabelecimentos de diferentes bairros. Apenas quatro itens apresentaram aumento de preço.

Operadora Tim, investe na Baixada Santista

A operadora TIM Brasil anunciou recentemente um investimento de 1 bilhão de reais no estado de São Paulo, e uma parte desse valor será destinada à Baixada Santista. O objetivo é fortalecer a infraestrutura tecnológica na região, com melhorias na conectividade e expansão dos serviços móveis e de banda larga. A iniciativa faz parte da estratégia da empresa de ampliar a cobertura e a qualidade da rede em áreas estratégicas do estado.
Nós conversamos com Fábio Reis, diretor regional da TIM Brasil, e ele fala sobre esse investimento significativo aqui na Baixada.

Ouça:

 
Fábio Reis-Diretor regional da Tim Brasil

Hub de hidrogênio verde em Cubatão

Cubação foi escolhida para sediar um dos primeiros hubs de hidrogênio verde do Brasil. O projeto foi um dos doze selecionados pelo ministério de minas e energia e deve receber parte de um fundo de 7,1 bilhões de reais para a descarbonização da indústria.

A iniciativa vai fortalecer o papel de cubatão na transição energética e atrair novos investimentos em tecnologia limpa. O hub poderá gerar empregos qualificados e promover parcerias com universidades e centros de pesquisa da região. Segundo o Prefeito César Nascimento, a cidade entra de vez no mapa da inovação sustentável.

Governo Federal autoriza novo terminal de passageiros em Santos

Santos vai ganhar um novo terminal de passageiros na Ponta da Praia. O projeto, chamado Santos Vivo, é da empresa Transbrasa e prevê mais de 1 bilhão de reais em investimentos. A obra ainda depende de licenças, mas já foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

A proposta inclui áreas de embarque e desembarque modernas, espaços comerciais, acessibilidade ampliada e conexão com o transporte público. O objetivo é transformar o local em um ponto estratégico para o turismo e a economia regional, integrando cruzeiros marítimos, eventos e atividades culturais. A expectativa é que, com a liberação das licenças ambientais e urbanísticas, a construção comece ainda em 2025, gerando empregos e movimentando a cadeia logística da região.

Cristina Wiazowski, é diplomada prefeita de Mongaguá

Cristina Wiazowski, do PP, foi diplomada como a nova prefeita de Mongaguá. Ela é a primeira mulher a assumir o cargo e venceu as eleições suplementares com a maior votação da história da cidade.

A posse será nesta sexta, às seis da tarde, com entrada aberta ao público.

Tarcísio pressiona governo por reação às tarifas americanas

O governador Tarcísio de Freitas voltou a criticar o governo Lula após o anúncio de tarifas dos EUA. Ele afirmou que a diplomacia precisa agir rápido para evitar prejuízos, principalmente em São Paulo.Tarcísio também criticou o supremo e defendeu uma saída negociada até agosto.

Segundo o governador, as tarifas de 50% impostas pelos estados unidos podem afetar diretamente setores estratégicos da economia paulista, como o agronegócio e a indústria de transformação. Ele cobrou uma resposta firme do Itamaraty e declarou que o Brasil não pode assistir passivamente a medidas que impactam o comércio exterior. Tarcísio ainda classificou como “omissa” a atuação do governo federal diante da crise comercial e disse que o congresso precisa se posicionar.