As principais notícias das cidades da nossa região

Governo de SP investe R$ 1,2 bilhão para modernizar Etecs e Fatecs

O governo de São Paulo anunciou um plano de investimento de 1,2 bilhão de reais para modernizar as Etecs e Fatecs do estado, gerenciadas pelo Centro Paula Souza.
Os recursos começam a ser usados imediatamente em obras emergenciais durante as férias escolares.
O governador Tarcísio de Freitas destacou que o objetivo é garantir um ensino técnico e tecnológico de qualidade, com ambientes modernos, seguros e confortáveis.
Já foram liberados 52 milhões para as primeiras ações, que acontecerão durante o recesso, sem impactar o calendário.
Ao mesmo tempo, será feito um plano estratégico para requalificação das unidades, incluindo melhorias em instalações elétricas, acessibilidade, laboratórios, áreas de lazer, conectividade e refrigeração das salas.

Obras interditam acesso ao hospital em Cubatão e mudam trânsito. Atenção!

A Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão, a CMT, interditou o acesso à Avenida Henry Borden pela rotatória da Av. Nove de Abril para a realização de obras de mobilidade urbana no local.
Com isso, o acesso ao hospital municipal pelo cruzamento da Av. Henry Borden com a Av. Nove de Abril ficará fechado.
Os motoristas poderão utilizar rotas alternativas, como a Rua Maranhão e a Rua Pedro de Toledo, para chegar à Av. Henry Borden.
A interdição também implicará mudanças no fluxo da Av. Nove de Abril. A pista sentido Centro terá apenas uma faixa liberada, mantendo a ciclovia em funcionamento.
Já a pista no sentido Casqueiro também operará com uma única faixa. Agentes da CMT estarão no local para orientação do trânsito.

Tarcísio confirma pedágios no litoral de SP mesmo com críticas

O governador Tarcísio de Freitas afirmou que não vai mudar de ideia sobre o projeto de novos pedágios no litoral de São Paulo.
As cobranças serão implementadas na rodovia Padre Manoel da Nóbrega, que passa por Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.
A rodovia será modernizada a partir do final de 2025, segundo a concessionária Novo Litoral, responsável pelo trecho.
Esse pacote de melhorias faz parte do projeto de concessão do ‘Lote Novo Litoral Paulista’, em parceria com a Artesp.
Questionado sobre possíveis mudanças, o governador garantiu que o projeto será executado.

Santos vai modernizar plano de drenagem centenário contra alagamentos

A prefeitura de Santos planeja revisitar o plano de drenagem urbana desenvolvido por Saturnino de Brito no início do século 20, buscando alternativas modernas para combater os impactos das mudanças climáticas e os frequentes alagamentos na cidade.
Segundo a prefeitura, após os estudos de macrodrenagem na Zona Noroeste, a próxima fase será a elaboração de projetos executivos para a Zona Leste, utilizando tecnologias atuais.
Entre as soluções avaliadas estão estações elevatórias, piscinões e a modernização dos canais históricos.

Prefeitura de Santos fiscaliza e alerta sobre riscos dos pombos na Praia da Aparecida

A Prefeitura fez uma operação na Fonte do Sapo para orientar a população sobre os riscos dos pombos, que podem transmitir doenças graves.

Foi identificado um ponto irregular de descarte de alimentos, que foi limpo.

A recomendação é não alimentar as aves e manter janelas e telhados bem vedados.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone 162.

Santos registra alta de 13,5% nos preços dos imóveis em 2025

O mercado imobiliário de Santos segue em alta, com valorização de cerca de 13,5% no metro quadrado só neste ano, segundo dados do FipeZap.

A cidade do litoral paulista atrai investidores e a tendência é que os preços continuem subindo, refletindo a boa infraestrutura e procura crescente.

Guarujá recebe 100 estagiários do BEEM em cerimônia com prefeito

Na manhã desta segunda (16), o prefeito de Guarujá, Farid Madi, recebeu 100 alunos do programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM) em cerimônia no Teatro Procópio Ferreira.

A iniciativa, feita em parceria com o CIEE e o Governo de SP, promove a integração entre estudantes e secretarias municipais.

Famílias, autoridades e representantes do CIEE e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico participaram do evento.

Feirinha de adoção pet acontece em Santos no dia 28 de junho

No dia 28 de junho das 12h às 17h, a feirinha de adoção da S.O.S. VidaPet Litoral acontece na Petland Pompéia (Rua Euclides da Cunha, 279).

Cães e gatos esperam por um novo lar.

Mesmo quem não puder adotar pode comparecer e apoiar a causa.

A ação tem apoio de parceiros como Santos Cães, Pri Educação Canina, Petland e Loja da Saudade.

Santos terá Campus do Instituto Federal com aulas previstas para 2026

A Prefeitura de Santos, o IFSP e o Parque Tecnológico firmaram um acordo para a instalação temporária do campus Santos do Instituto Federal. O prédio do parque será adaptado e usado por cinco anos, com início das aulas previsto para 2026.

Audiências públicas irão definir os cursos oferecidos. O acordo marca um avanço no ensino técnico gratuito na cidade.

Baixada Santista possui metade dos leitos hospitalares recomendados pela OMS

A Baixada Santista tem apenas metade dos leitos hospitalares recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

São 1.834 leitos para uma população de 1,2 milhão de habitantes — o que representa 1,52 leito por mil moradores, quando o ideal seria pelo menos três.

A informação foi apresentada em audiência pública na Câmara de Santos. Outro dado que chamou a atenção foi o aumento dos gastos com organizações sociais na área da saúde: em 2016, elas representavam 4% do orçamento municipal.

Em 2023, chegaram a 24% — com um pico de 33% em 2021, durante a pandemia.