As principais notícias das cidades da nossa região

RS enfrenta fortes chuvas e mais de mil desalojados

Desde sábado ocorreu chuva intensa no Rio Grande do Sul, que se agravou entre segunda e terça. Na quarta‑feira (18), o Vale do Rio Pardo e a região metropolitana de Porto Alegre registraram elevação de rios, bloqueios em rodovias e danos em diversas cidades.

A Defesa Civil confirmou que 51 municípios contabilizaram ocorrências como alagamentos, deslizamentos e inundações. Mais de 1,3 mil pessoas deixaram suas casas: mil em abrigos e 336 com parentes ou amigos.

Incêndio na Petrocoque em Cubatão

Um incêndio de grande intensidade mobilizou o Corpo de Bombeiros e equipes de emergência na tarde desta quinta-feira (19), na empresa Petrocoque, situada no km 267 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, em Cubatão, litoral paulista. Apesar da gravidade, não houve registro de feridos até o momento. A situação ainda está sendo controlada.

O alerta foi emitido por volta das 14h20, após o Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom) receber diversas ligações relatando muita fumaça e chamas visíveis na área industrial. Segundo as primeiras informações, o fogo atingiu estruturas metálicas de silos com cerca de 30 metros de altura, que armazenam coque calcinado de petróleo — um material utilizado na fabricação de alumínio e grafite artificial.

Ao todo, 13 viaturas e 24 bombeiros do 6º Grupamento foram enviados ao local. O Plano de Auxílio Mútuo , que envolve colaboração entre brigadas industriais da região, também foi acionado para reforçar o combate às chamas.

Até agora, o incêndio não atingiu diretamente o material inflamável armazenado nos silos, o que ajuda a conter o risco de explosão ou propagação mais severa do fogo. Equipes da própria empresa também atuam no controle da situação.

A Defesa Civil de Cubatão está no local dando suporte, e o Núcleo de Gerenciamento de Emergência do Estado acompanha a ocorrência. A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) foi acionada por volta das 16h e enviou um técnico para avaliar possíveis impactos ambientais na região.

Imagem-Reproduçãodas redes socias

Animália Park celebra nascimento de três filhotes de tigre branco em Cotia

O Animália Park, em Cotia, na Grande São Paulo, celebra o nascimento de três filhotes de tigre branco, uma espécie rara e encantadora. Os bebês nasceram no dia 20 de março e foram batizados de Ravi, Aruna e Asha.
Filhos de tigres de Bengala de origem indiana, eles impressionam pela pelagem clara, listras intensas e olhos azuis marcantes.
No Brasil, a espécie só é encontrada em São Paulo, e o nascimento dos filhotes é um marco para a conservação animal.

Praia Grande lidera número de divórcios na Baixada Santista; especialistas alertam para saúde emocional

Praia Grande registrou o maior número de divórcios entre as cidades da Baixada Santista, segundo dados do IBGE.
Foram 1.048 separações oficializadas em 2023, de acordo com o levantamento do Registro Civil.
Diante desse cenário, especialistas alertam para a importância do diálogo, do respeito e do cuidado com a saúde emocional nos relacionamentos.
A orientação é buscar ajuda profissional sempre que necessário, para fortalecer os vínculos e evitar rupturas desgastantes.

PM de São Paulo começa a bloquear celulares roubados diretamente nas ruas com apoio do Google

A Polícia Militar de São Paulo já está bloqueando celulares roubados diretamente nas ruas, com a ajuda do Google Localizador. O aplicativo permite o bloqueio remoto de aparelhos Android, e os policiais vão usar seus terminais portáteis de dados para acionar a função na hora da ocorrência.
A novidade faz parte de um pacote de segurança que está sendo implementado em todo o país, com tecnologias como o bloqueio automático por detecção de roubo, que usa inteligência artificial.
Os agentes da PM receberão treinamento específico para esse novo tipo de atendimento. A ideia é proteger os dados dos usuários, mesmo que o aparelho não seja recuperado.

Petrobras e ExxonMobil vencem leilão bilionário na Foz do Amazonas; ambientalistas reagem

A Petrobras e a americana ExxonMobil saíram como vencedoras do leilão de novas áreas de exploração de petróleo na Bacia da Foz do Rio Amazonas, realizado nesta terça-feira.
O consórcio das duas empresas arrematou dez dos 19 blocos disponíveis.
As outras nove áreas foram conquistadas pelo consórcio formado pela americana Chevron e a chinesa CNPC.
A ExxonMobil, que é uma das maiores petroleiras do mundo, enfrenta pressões por maiores investimentos em energias renováveis, enquanto o setor lida com a instabilidade nos preços do petróleo.
Essa nova etapa marca uma expansão da fronteira energética no Brasil, mas também levanta debates ambientais.

Túnel Santos-Guarujá gera crise entre governo federal e Tarcísio após aumento de custos

O túnel Santos-Guarujá, principal vitrine do PAC e cartão de visitas do governador Tarcísio, virou motivo de tensão entre governo federal e estadual.
Segundo a CNN, a Autoridade Portuária de Santos enviou um ofício expressando preocupação com a republicação do edital da obra, que agora prevê R$ 6,8 bilhões em investimentos — R$ 800 milhões a mais que o planejado.
No documento, enviado ao governador e ao ministro Silvio Costa Filho, a autoridade diz que há risco à segurança jurídica e cobra uma gestão compartilhada.
Nos bastidores, o clima é de desconforto: o governo federal acusa Tarcísio de omitir a participação da União na obra, enquanto Costa Filho destaca a parceria com o estado.
A informação é da CNN Brasil.

Vila Belmiro lidera ranking de furtos de celulares em Santos no 1º semestre de 2025

A Vila Belmiro, em Santos, é o bairro com mais registros de furtos e roubos de aparelhos no primeiro semestre de 2025. Foram 92 casos, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado.
Em seguida vêm o Centro, com 72 ocorrências, e o Gonzaga, com 42.
O José Menino aparece em quarto, com 24 casos, e o Boqueirão, em quinto, com 23.
Completam o ranking: Aparecida, Ponta da Praia, Embaré, Macuco e Vila Matias.
A recomendação das autoridades é evitar expor o celular em locais públicos e redobrar a atenção em áreas de maior movimento.

Trólebus histórico volta a Santos e será atração de museu ferroviário

Depois de quase 30 anos fora da cidade, um ícone do transporte coletivo de Santos está de volta.
O trólebus número 625, o último modelo completo que marcou a chegada do sistema elétrico na cidade, foi resgatado e será parte do acervo do futuro Museu Ferroviário de Santos.
Fabricado em 1963 pelas italianas Alfa Romeo, Fiat e Marelli, o veículo foi um dos primeiros usados no transporte público elétrico da cidade.
Após sair de circulação nos anos 90, ficou preservado numa fazenda em Conchal, interior de São Paulo.
Em 2024, foi colocado à venda, mas seu atual dono optou por devolvê-lo a Santos por um valor simbólico, garantindo sua conservação.

 

Cubatão lança Campanha do Agasalho Pet para ajudar animais de rua

A cidade de Cubatão dará início, na próxima sexta-feira, à campanha do Agasalho Pet, iniciativa solidária voltada à proteção de cães e gatos em situação de vulnerabilidade.
A mobilização se estende até o dia 31 de julho e conta com cerca de 18 pontos de coleta distribuídos em diversos bairros.
A população pode contribuir com doações de cobertores, roupinhas, camas e casinhas, itens essenciais para o conforto dos animais durante o inverno.
As doações beneficiarão os animais acolhidos no canil municipal e também os chamados animais comunitários — aqueles que vivem nas ruas, mas recebem cuidados de moradores da região.
A campanha reforça o compromisso com o bem-estar animal e incentiva a participação da sociedade em ações de acolhimento e proteção.