As principais notícias das cidades da nossa região

Santos Film Fest celebra a Sétima Arte

Começa hoje e vai até 2 de julho o 11º Santos Film Fest, que exibe 96 produções brasileiras e internacionais em mais de 10 locais espalhados pela cidade. O festival, com o tema “Histórias que ecoam, lições que permanecem”, vai oferecer ao público exibições ao ar livre, bate‑papos com realizadores, homenagens e uma ampla programação para todas as idades, inclusive para as crianças. A abertura oficial será nesta terça‑feira (24), às 19h, no Cine Roxy 5, com tapete vermelho, homenagem a Chico Gomes e a avant‑première do documentário Chico Gomes: Triplo Domínio, de Rodiney Assunção. Um evento imperdível para quem ama cinema e cultura!

Inverno de 2025 volta ao padrão tradicional e aumenta importância das doações de agasalho

A chegada do inverno de 2025 traz mudanças em relação aos últimos anos, com previsão de temperaturas e chuvas alinhadas à média histórica para esta época. Os meteorologistas indicam que, nos primeiros dias, o frio e a chuva devem atingir especialmente o sul, sudeste e centro-oeste do país, com destaque para as menores mínimas do ano nas capitais dessas regiões.

Diante do clima mais intenso, as prefeituras da Baixada Santista intensificaram as campanhas de arrecadação de agasalhos para receber doações de roupas e cobertores, reforçando a importância de ajudar famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade a enfrentarem a estação com mais conforto e dignidade.

Queda nas vendas e alta nas locações marcam o mercado imobiliário da Baixada

As vendas de imóveis na Baixada Santista caíram 9,97% em maio, enquanto as locações registraram uma alta de 45,85% no mesmo período. Os dados são do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP).

No ano, o setor apresenta queda acumulada de 55,33%, mas o destaque vai para a forte procura por aluguel, especialmente de apartamentos de até 100 m² e valor médio em torno de R$ 300 mil.

São Vicente recebe inscrições para o 13º Festival de Quadrilhas Juninas

A Prefeitura de São Vicente abriu inscrições para o 13º Festival de Quadrilhas Juninas, marcado para acontecer de 11 a 13 de julho no Ginásio Poliesportivo Dondinho.

Os grupos interessados têm até o dia 25 de junho para garantir sua vaga.

O evento, presente no calendário oficial da cidade desde 2013, visa celebrar e difundir a cultura popular nordestina.

Governador de SP participa de reunião do Condesb em São Vicente nesta quarta-feira

O governador Tarcísio de Freitas estará presente na próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), nesta quarta-feira (25), às 10h, no Rocket Sea Club, em São Vicente. O encontro, que teve data alterada para se adaptar à agenda do governador, marcará a assinatura do repasse de recursos para custear a Maternidade Municipal e contará com a participação do presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, que apresentará detalhes sobre a ampliação do Porto Organizado.

Orçamento Participativo Amplo de Santos recebe inscrições para edição 2026

Entidades de bairro e secretarias municipais têm até esta sexta-feira (27) para enviar sugestões ao Orçamento Participativo Amplo (OPA) de 2026 em Santos. A edição vai destinar R$ 4,85 milhões para 25 projetos escolhidos por votação popular: 15 ligados às secretarias, com até R$ 4,5 milhões, e 10 apresentados por entidades, que poderão receber até R$ 350 mil. Os critérios para inscrição estão no Diário Oficial de 2 de junho.

Mutirão de doação de sangue mobiliza 98 pessoas no Hospital Guilherme Álvaro

A primeira ação do mutirão de doação de sangue da campanha “Doe Amor, Doe Vida, Doe Sangue 2025” mobilizou 98 pessoas no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, no último sábado (21). O evento, inserido no Junho Vermelho, visa aumentar o estoque de sangue nos hemonúcleos e transformar a doação em hábito regular. A próxima ação acontecerá no dia 28 de junho, das 7h às 11h, na Santa Casa de Santos, no Jabaquara. Os hemonúcleos recebem doações ao longo de todo o ano, especialmente importantes durante o inverno.

Balão cai e deixa mortos em Santa Catarina

Na manhã deste sábado (21), um balão que transportava cerca de 22 pessoas pegou fogo e caiu em Praia Grande, no sul de Santa Catarina. De acordo com informações preliminares do Corpo de Bombeiros Militar, pelo menos oito vítimas fatais foram confirmadas.

O acidente aconteceu próximo a um posto de saúde e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu, que trabalham no resgate e atendimento aos feridos. A cidade, conhecida como “Capital dos Cânions” e também referência no balonismo, ficou marcada por cenas de desespero que circulam nas redes sociais, mostrando o momento em que o balão se incendiou antes da queda.

As autoridades seguem no local apurando as causas da tragédia.

Guarujá faz mutirão e retira 7,5 toneladas de resíduos

Na última semana, equipes da Secretaria de Operações Urbanas de Guarujá realizaram ação de zeladoria na Avenida Luiz Gama, no bairro PAE Cará (Vicente de Carvalho).

Foram limpos mais de 3 km de canais e 64 bocas de lobo, com total de aproximadamente 7,5 toneladas de resíduos removidos (entre entulhos e vegetação), com apoio de cinco caminhões.

DNA confirma sangue de empresário e mulher não identificada em Interlagos

A Polícia Civil de São Paulo confirmou que o sangue encontrado no carro de Adalberto Amarilio dos Santos Júnior, encontrado morto no autódromo de Interlagos, pertence a ele e a uma mulher ainda não identificada.

O laudo de DNA, parcialmente concluído, revelou dois perfis biológicos no veículo. A CNN informou que o material feminino será comparado ao DNA da esposa de Adalberto para elucidar a identidade.