As principais notícias das cidades da nossa região

Porto de Santos terá novo sistema de monitoramento naval na Ilha da Moela

A Autoridade Portuária de Santos firmou um acordo com a Marinha do Brasil para instalar um moderno sistema de gerenciamento do tráfego de embarcações na Ilha da Moela, em Guarujá.

O local, que é área da Marinha, vai receber equipamentos como radar marítimo, estação meteorológica, câmeras e antenas.

O novo sistema vai garantir cobertura completa do canal do porto e das áreas de fundeio, reforçando a segurança e a eficiência da navegação.

TSE multa candidatos de Mongaguá por propaganda irregular contra adversária

O Tribunal Superior Eleitoral multou em R$ 5 mil os candidatos à Prefeitura de Mongaguá Rodrigo Biagioni, Renato Donato e o ex-secretário de Turismo Eduardo Mennucci.

Eles foram condenados por propaganda eleitoral irregular contra a candidata Cristina Wiazowski, do PP.

Segundo decisão do juiz eleitoral Paulo Alexandre Coutinho, publicada nesta segunda-feira, um jornal local divulgou matéria acusando a candidata de estar inelegível, o que fere as regras da Justiça Eleitoral.

Santos regulamenta uso de celular nas escolas da rede municipal

A Prefeitura de Santos publicou um decreto que regulamenta o uso de celulares nas escolas municipais.

Os aparelhos só poderão ser usados em sala de aula para atividades pedagógicas, com autorização de professores ou da equipe gestora.

O uso também será permitido como ferramenta de acessibilidade para alunos com deficiência e em projetos de tecnologia.

Está proibido utilizar o celular para fins pessoais, como acessar redes sociais, jogar ou gravar vídeos, inclusive durante os intervalos e horários de refeição. O decreto foi assinado pelo prefeito Rogério Santos.

Fundo Social de Santos oferece cursos gratuitos de capacitação

Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade de Santos.

As capacitações incluem maquiagem, padaria e artesanato, com 63 vagas disponíveis.

As aulas serão ministradas por especialistas e voluntárias locais.

Atenção ciclistas e pedestres!

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos está promovendo a revitalização da sinalização da ciclovia da orla para reforçar a segurança dos ciclistas. Os trabalhos tiveram início na madrugada do último sábado (31), a partir do Ferry Boat, na Ponta da Praia, com a execução de pinturas de solo.

A intervenção já alcançou a altura do Canal 4 e seguirá até o fim da pista exclusiva para ciclistas, no José Menino. Além da pintura horizontal, a CET prevê a instalação de novas placas de sinalização vertical, com conclusão estimada para a primeira quinzena deste mês.

Paralelamente, a CET-Santos estuda, em parceria com secretarias municipais e assessorias esportivas, a criação de um espaço adequado e seguro para a prática de atividades como caminhadas e corridas, sem interferência no tráfego de veículos.

Baixada Santista registra mais duas mortes por dengue

As prefeituras de Praia Grande e São Vicente confirmaram novos óbitos por dengue, elevando para sete o total de mortes na região em 2025, segundo dados do Painel de Arboviroses do Estado.

Em Praia Grande, um idoso de 80 anos morreu em 17 de maio.

A prefeitura informou que equipes de saúde ambiental fizeram bloqueio de criadouros e nebulização no local e em nove quarteirões ao redor.

Em São Vicente, um homem de 33 anos morreu no fim de março em um hospital de Santos. Ele não tinha comorbidades.

Um outro caso grave segue sob investigação. A região já tem mais de 6.600 casos confirmados da doença este ano e outros 8.300 sob análise.

Santos firma parceria para atender idosos desospitalizados

A prefeitura de Santos assinou um termo de colaboração com o Asilo Inválidos de Santos, conhecido como Casa do Sol, para ampliar o atendimento a idosos sem vínculo familiar ou social que necessitam de cuidados de saúde após a alta hospitalar.

A parceria, formalizada na segunda-feira, vai reforçar a estrutura da instituição, com mais leitos e suporte profissional.

Segundo a prefeitura, o serviço é inédito na cidade e voltado a pacientes clinicamente estáveis, mas que ainda dependem de acompanhamento frequente.

A Casa do Sol completa 121 anos de existência neste mês de junho.

São Vicente anuncia segunda fase de reurbanização do centro

A prefeitura de São Vicente vai iniciar, na segunda quinzena de junho, a segunda etapa das obras de reurbanização do centro comercial da cidade. O investimento é de R$ 4,4 milhões, com recursos do governo do estado.

Segundo a administração municipal, o projeto inclui novo passeio público, melhorias na acessibilidade, instalação de mobiliário urbano, paisagismo na Praça Barão do Rio Branco, e pavimentação das ruas XV de Novembro, João Ramalho, Frei Gaspar, Jacob Emmerich e José Bonifácio.

O anúncio foi feito durante a comemoração dos 76 anos da Associação Comercial.

PM realiza simulação de crime no Shopping Parque Balneário em Santos nesta quarta.

Atenção, moradores de Santos!

Nesta quarta, dia 4 de junho, a Polícia Militar realiza uma simulação de ocorrência criminal no Shopping Parque Balneário, das 8 da noite às 4 da madrugada.
Lembrando que será um exercício estratégico, sem risco à população.
A ação é autorizada e conta com o apoio da Polícia Civil, Guarda Municipal e Ministério Público.

A Saudade conversou com o major Biagio do Sexto Batalhão, que explica como ocorrerá essa simulação:

Chico Buarque passa por cirurgia no Rio e se recupera bem

Chico Buarque, 80 anos, passou por uma cirurgia neurológica nesta segunda-feira (3), no hospital Copa Star, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O procedimento, realizado pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer, foi programado para tratar um quadro de hidrocefalia de pressão normal — condição que provoca o acúmulo de líquido no cérebro.

Segundo a assessoria do artista, a cirurgia foi bem-sucedida, sem complicações, e Chico já está no quarto, em observação pós-operatória.

A previsão é de alta nas próximas 48 horas.

No último domingo (1º), Chico foi o convidado especial de Gilberto Gil no show Tempo Rei, na Marina da Glória.