As principais notícias das cidades da nossa região

A Baixada Santista registrou o maior crescimento de microempreendedores individuais nos últimos 12 meses

A Baixada Santista registrou o maior crescimento de microempreendedores individuais nos últimos 12 meses, com alta de 30,4% entre abril de 2024 e março de 2025 — bem acima da média estadual, de 22%.
A região somou 46.728 novos registros de MEIs no período, passando de 153 mil para mais de 200 mil adesões.
Na comparação com outras regiões do estado, a Baixada é a quarta em número total de microempreendedores, atrás apenas de Campinas, São José dos Campos e Sorocaba — excluindo a capital.

 

Polícias apreendem 7 toneladas de maconha que seriam enviadas ao Porto de Santos

Uma operação das polícias civis de São Paulo e Mato Grosso do Sul apreendeu 7 toneladas de maconha que seriam enviadas ao Porto de Santos.
Dois homens foram presos. A droga saiu da fronteira com o Paraguai escondida sob uma carga de soja.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, um recibo encontrado com o motorista indicava que o destino final era o Porto, onde o entorpecente poderia ser exportado.

Fogo atinge balsa da travessia entre Santos e Guarujá; embarcação foi evacuada

Na manhã deste sábado (31), um incêndio atingiu uma das balsas que operam na travessia entre Santos e Guarujá, no litoral paulista. A embarcação, identificada pelo prefixo FB-17, estava prestes a iniciar a travessia com veículos a bordo quando a tripulação percebeu fumaça saindo de um dos motores.

A balsa foi rapidamente esvaziada e mantida atracada para evitar riscos maiores. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 9h45 e enviou quatro viaturas com 12 agentes, que conseguiram conter as chamas em cerca de meia hora.

O condutor da embarcação precisou de atendimento após inalar fumaça, recebendo oxigênio no local. Ele não quis ser levado ao hospital.

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) ainda não se pronunciou sobre o incidente.

Aquário de Santos terá reforma após denúncias de abandono

Recentemente, o Aquário de Santos foi destaque com reclamações de ouvintes e reportagens veiculadas na imprensa local, mostrando que o espaço vem sendo mal cuidado, com estruturas danificadas e falta de manutenção.

Em junho de 2024, foi realizada a captação de verbas para a obra de reforma. Já em julho, foi preparada a minuta do edital de licitação para contratar a empresa responsável pela execução do projeto. Em outubro do ano passado, logo após o período eleitoral, o edital foi publicado no diário oficial de santos.

O arquiteto e urbanista Glaucu Farinello, secretário de meio ambiente, desenvolvimento urbano e sustentabilidade, ressaltou a importância do Aquário para a cidade de Santos.

A rádio Saudade apoia integralmente essa iniciativa e reforça a importância de proteger o Aquário Municipal de Santos, um verdadeiro patrimônio da cidade.

Confusão na Câmara de São Paulo termina em empurrões

A tarde desta quinta-feira foi marcada por confusão na Câmara Municipal de São Paulo. o vereador Lucas Pavanato, do PL, e o presidente do sindicato dos motoboys, Gilberto Almeida dos Santos – mais conhecido como “gil dos motoboys” – se envolveram em uma briga durante uma audiência pública.

O encontro discutia a regularização do serviço de mototáxi na capital, mas o clima esquentou quando o vereador fez duras críticas ao sindicalista, chamando-o de “o pelego mais rejeitado pela categoria na história”.

A fala foi repreendida pela vereadora Renata Falzoni, do PSB, que presidia a sessão. após a provocação, “gil dos motoboys” se dirigiu até a tribuna e pegou o vereador pela camisa.

A segurança da casa e assessores precisaram intervir para conter os ânimos e separar os dois.

Posto em Praia Grande é interditado por suspeita de irregularidades

Mais um flagrante de irregularidade em Praia Grande. um posto de combustíveis localizado na Avenida Frei Vicente do Salvador, no bairro Ribeirópolis, foi interditado novamente nesta quinta-feira.

A ação conjunta da polícia civil com a agência nacional do petróleo encontrou indícios de funcionamento irregular e suspeita de adulteração de combustíveis. Vale lembrar que esse mesmo posto já havia sido lacrado pelo procon-sp em abril.

Morreu na quinta-feira o radialista Alex Maroto aos 41 anos em Guarujá vítima de infarto

Morreu na manhã de quinta-feira (29), em Guarujá, o locutor e radialista Alex Pacheco, conhecido como Alex Maroto. Ele tinha 41 anos e foi vítima de um infarto.

Alex, que nasceu em 31 de julho de 1983, iniciou sua trajetória no rádio em 2004 e marcou gerações de ouvintes com sua voz inconfundível na Rádio Guarujá FM 104,5, onde construiu uma carreira de destaque.

A partida prematura do comunicador deixa um legado no rádio regional e muita saudade entre colegas e ouvintes.

A Saudade se solidariza com os familiares.

Cubatão oferece mil vagas em cursos profissionalizantes em parceria com o Senac

A Prefeitura de Cubatão (SP) vai oferecer mil vagas em cursos profissionalizantes voltados a famílias beneficiadas por programas habitacionais nos bairros Vila Esperança, Mantiqueira, Pilões e Vila Noel.

A parceria com o Senac foi assinada na quarta-feira (21) e prevê o início das aulas na segunda quinzena de junho.

Ao todo, serão 21 cursos diferentes, organizados em 42 turmas. As atividades serão realizadas nas próprias comunidades dos bairros contemplados, com o objetivo de ampliar a qualificação profissional e as oportunidades de emprego.

Santos retira 480 toneladas de resíduos dos canais em maio

A Prefeitura de Santos retirou cerca de 480 toneladas de resíduos dos canais da cidade durante o mês de maio. O número foi divulgado nesta quarta-feira (29) e faz parte do trabalho contínuo de limpeza e manutenção.

A operação percorreu 24 quilômetros de canais, entre abertos e fechados, com o objetivo de garantir o pleno funcionamento do sistema de drenagem urbana e prevenir alagamentos.

A prefeitura informou que parte do lixo é resultado de descarte irregular, mesmo com fiscalizações diárias feitas pelas cinco prefeituras regionais.

Além dos canais, as equipes limparam 15 quilômetros de galerias pluviais, oito quilômetros de ramais, realizaram manutenção em 2.042 bocas de lobo, 1.052 poços de visita e 278 caixas de decantação dos chuveiros da orla, além da higienização de 250 metros de canaletas.

 

Cubatão abre vagas para alfabetização de jovens e adultos

A Secretaria de Educação de Cubatão, por meio da Seduc, abriu inscrições para os núcleos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As aulas começam no dia 2 de junho, de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h.

As aulas serão realizadas nas escolas UME Estado de Alagoas (Vila Fabril) e CEM Geraldo Guedes (Jardim Nova República). Inscrições podem ser feitas nas unidades ou por telefone.

O objetivo é melhorar habilidades básicas de leitura, escrita e matemática.