As principais notícias das cidades da nossa região

Aquário Municipal de Santos será reformado e fechará temporariamente

O Aquário Municipal de Santos passará por reformas estruturais nas próximas semanas e será fechado temporariamente.
A prefeitura ainda não divulgou a data de início das obras, mas confirmou que o local segue aberto por enquanto.
As intervenções incluem a recuperação das estruturas que conectam os blocos do Aquário.
a reforma pode durar até oito meses.
Inaugurado em 1945, o Aquário abriga cerca de mil animais de 120 espécies.

 

Guarujá realiza 6ª cãominhada solidária na praia do tombo

A 6ª edição da Cãominhada solidária será realizada em Guarujá no dia 25 de maio, a partir das 15h, na Praia do Tombo.
O evento deve reunir mais de cinco mil pessoas e seus animais em um percurso de 600 metros pela orla.
A programação inclui adoção de pets, brindes, sorteios e muita diversão.
A participação é gratuita, mas quem quiser apoiar a causa animal pode adquirir o convite solidário por r$ 25 e receber um kit para o pet.
A renda será usada para compra de ração para animais vulneráveis, segundo a idealizadora Marjorie Cardoso.

Estrutura metálica cede e fere torcedores no Morumbis durante jogo da Libertadores

Um momento de comemoração terminou em susto para torcedores do São Paulo na noite desta quarta-feira (14), durante o empate em 1 a 1 com o Libertad, pela Copa Libertadores da América.

Uma placa de ferro da arquibancada oeste do Estádio do Morumbis cedeu e atingiu quatro pessoas no setor térreo, logo após o gol de empate marcado por Lucca. A vibração intensa dos torcedores na arquibancada superior, que batiam na estrutura metálica, teria contribuído para o desprendimento da peça.

O São Paulo Futebol Clube informou que está prestando toda a assistência necessária às vítimas. Entre os feridos, um homem de 49 anos sofreu um corte na cabeça e seu filho, de 17, teve escoriações leves. Eles foram inicialmente atendidos no Hospital do Campo Limpo e, em seguida, encaminhados ao Hospital Albert Einstein para exames e cuidados adicionais.

O clube abriu investigação para apurar as causas do acidente e reforçou o compromisso com a segurança dos torcedores.

 

CET-Santos inicia Operação Ciclovia Segura com foco em educação e orientação na orla

A Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos, a CET, deu início nesta quinta-feira à Operação Ciclovia Segura, com foco na orientação e conscientização de usuários sobre o uso adequado das ciclovias da cidade. A ação acontece até às cinco da tarde, em pontos movimentados da orla — na Fonte do Sapo, na Praça das Bandeiras e no Posto 2, conhecido como Praça do Surfista.

O objetivo principal é coibir a circulação irregular de veículos motorizados que não podem trafegar nesses espaços, como os ciclomotores. Durante a blitz, os agentes de trânsito farão abordagens educativas, orientando os condutores sobre as regras atuais e solicitando a retirada dos veículos fora do padrão permitido, sem aplicar multas de imediato.

Folhetos informativos também estão sendo distribuídos, com base na Resolução 996 do Contran e na Lei Municipal 4.221. A prefeitura informou que a operação passará a ocorrer três vezes por semana como parte de uma ação contínua de educação e fiscalização no trânsito.

 

Córrego fica azul após acidente com corante em Jundiaí (SP)

Imagens aéreas mostram o Córrego das Tulipas, em Jundiaí, completamente azul após o vazamento de um corante de uma carreta.

O pigmento, usado para tingir embalagens como caixas de ovos, também atingiu animais da região.
Três gansos e um pato precisaram ser resgatados e passaram por desintoxicação.

A Associação Mata Ciliar ainda procura capivaras que vivem na área. Peixes mortos foram encontrados no dia seguinte.
Segundo relatos, o caminhão estava estacionado quando desceu sozinho e bateu em um poste, provocando o vazamento.

Pessoas com deficiência de Santos já podem solicitar a Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Deficiência

Pessoas com deficiência de Santos já podem solicitar a Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Deficiência, a CMIPCD, no Poupatempo da Rua João Pessoa, 246, no Centro.

Para isso, é necessário apresentar:

  • Foto 3×4;

  • Documentos pessoais (RG, CPF, certidão de nascimento);

  • Comprovante de residência atualizado e laudo médico com o código CID.

A carteira garante benefícios como acesso a serviços prioritários, meia-entrada e isenção de impostos, além do Colar Girassol, que pode ser retirado na Rua General Câmara, 5 – 14º andar.

Atenção, motoristas

A última parcela do IPVA 2025 começa a vencer nesta terça-feira, 13 de maio, em São Paulo. O pagamento segue o número final da placa do veículo, então é importante conferir o calendário.

Quem parcelou o imposto precisa quitar essa quinta e última parcela para evitar problemas. O atraso pode gerar multa e juros, além de deixar o veículo irregular.

A consulta dos valores pode ser feita em qualquer banco, usando o número do Renavam, ou diretamente no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, a Sefaz-SP, informando o Renavam e a placa do carro.

Portanto, fique atento ao vencimento, evite surpresas e mantenha sua documentação em dia!

Tráfego na Ponte Pênsil será parcialmente interditado em São Vicente

O tráfego da Ponte Pênsil, em São Vicente, será parcialmente interditado nesta segunda-feira, dia 13, e na quarta-feira, dia 14, devido a obras de melhoria na ciclovia da Avenida Tupiniquins, no bairro Japuí.

A mesma intervenção foi realizada na última sexta-feira.

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana de São Vicente, das 7h às 13h a ponte estará liberada apenas para quem segue no sentido São Vicente. Já da 13h às 18h, a passagem será exclusiva para quem vai em direção à Praia Grande. Após as 18h, o fluxo será normalizado nos dois sentidos.

Como rota alternativa, os motoristas podem utilizar a Ponte do Mar Pequeno. Agentes da Semob estarão no local para orientar os condutores e organizar o trânsito.

Petrobras anuncia nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, uma nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos.

Segundo a estatal, o óleo extraído de um poço exploratório do bloco de Aram é de excelente qualidade, sem contaminantes. O poço está a 1.952 metros de profundidade e localiza-se a 248 quilômetros de Santos.

Análises laboratoriais serão realizadas para caracterizar as condições dos reservatórios e fluidos encontrados e avaliar o potencial da área. Além disso, mais dois poços serão perfurados.

Inscrições para curso de motorista profissional em Santos são prorrogadas até quarta-feira

As inscrições para o curso de motorista profissional em Santos foram prorrogadas até quarta (14).

Os interessados devem se cadastrar no site www.cetsantos.com.br. O curso vai de 19 a 27 de maio e é aberto a motoristas de Santos que queiram trabalhar como condutores de táxi, escolares ou autolotação, além de outros moradores que queiram atualizar os conhecimentos em trânsito.

Aulas sobre legislação, direção defensiva e mais serão ministradas.

cet