As principais notícias das cidades da nossa região

Governo de SP oferece 110 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional na Baixada

O governo do Estado de São Paulo, por meio da secretaria de desenvolvimento econômico (SDE), abriu 110 vagas para cursos gratuitos e presenciais do programa Qualifica SP, voltado à qualificação e recolocação profissional.

As inscrições para moradores da baixada santista devem ser feitas pelo site do programa até esta quinta-feira (22). As aulas serão realizadas em três cidades da região, com professores do SEST-SENAT, nas unidades da instituição. Leia mais

Rua Joaquim Távora terá 57 novos ipês.

A rua Joaquim Távora, importante ligação entre os bairros encruzilhada, vila Belmiro e Marapé, está ganhando 57 novos ipês com cerca de dois metros. As árvores deverão florir em aproximadamente seis meses.

Com o plantio dos últimos ipês nesta quarta-feira (21), a via passará a contar com 104 árvores no total. O trecho contemplado tem 725 metros entre as avenidas Pinheiro Machado e Washington Luiz.

A requalificação urbana inclui passeios no padrão calçada para todos, com área de 6.480 m², piso mosaico e faixas de grama que correspondem a um terço da largura das calçadas. Também foram feitas melhorias no sistema de drenagem com a troca das grelhas das bocas de lobo.

A rua já recebeu nova pavimentação asfáltica, com colocação de binder, material que oferece maior resistência e estabilidade à estrutura viária. A via foi totalmente liberada para trânsito de veículos no dia 6 de maio.

Conferência Estadual e Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa em Guarujá

Nesta quarta-feira, das três às seis da tarde, Guarujá realiza a etapa municipal da Conferência Estadual e Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.
O evento acontece na UNOESTE, na rua Albertino Pedro, número 75, na Enseada.
A conferência vai debater políticas públicas para quem tem 60 anos ou mais, com foco em saúde, proteção, participação social e combate à violência.
A iniciativa é da prefeitura de Guarulhos, em parceria com o conselho municipal dos direitos da pessoa idosa.

Mutirão para auxiliar aposentados em Santos

Até sexta-feira, a Unisanta promove um mutirão para ajudar aposentados a usarem o aplicativo “MEU INSS”.
A ação acontece das duas às cinco da tarde, no Parque Tecnológico de Santos, na Rua Henrique Porchat, 47.
Alunos de tecnologia da universidade vão auxiliar os idosos a responderem um aviso do INSS, que pede confirmação sobre autorização de descontos em contracheques.
O atendimento é gratuito. Basta levar o celular, instalar o aplicativo e receber ajuda para preencher os dados e acompanhar próximas notificações do INSS.

Operação Ciclovia Segura em Santos

Mais de 150 pessoas foram abordadas pela CET-SANTOS nos primeiros dias da operação ciclovia segura, lançada na semana passada.
A ação é educativa e acontece todos os dias, com orientações na orla pela manhã e à tarde.
Na segunda-feira, foram 49 abordagens em três pontos: fonte do sapo, praça das bandeiras e novo quebra-mar.
Além de orientar ciclistas, a CET quer impedir o uso de ciclovias por veículos proibidos, como ciclomotores, e lembrar que caminhadas e exercícios devem ser feitos fora da faixa exclusiva — nas calçadas ou na areia.

 

Aumentam os casos de Hepatite A em São Paulo

A cidade de São Paulo registrou um aumento de 90% nos casos de hepatite a entre janeiro e abril deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, entre dezembro e janeiro, o crescimento foi de 102%.
A doença atinge principalmente homens entre 18 e 39 anos.
A hepatite a é transmitida por água ou alimentos contaminados e também pode ter transmissão sexual.
A fonte exata do surto ainda está sendo investigada.

“Planejando o SUS nos Territórios” em Bertioga

A secretaria de saúde e o conselho municipal de saúde de Bertioga promovem nesta quarta-feira, dia 21, a pré-conferência que antecipa a 9ª conferência municipal de saúde.
O encontro será às 10 da manhã, na Câmara Municipal, na Rua Reverendo Augusto Paes D’ávila, 374, no rio da praia.
O tema deste ano é “planejando o sus nos territórios”, e a discussão envolve avaliação do sistema de saúde, definição de diretrizes e prioridades para melhorar os serviços oferecidos à população.
A conferência vai abordar três eixos: saúde como direito, consolidação do sus e financiamento do sistema.

Cãominhada Solidária na Praia do Tombo

Domingo, dia 25, tem Cãominhada Solidária na Praia do Tombo, a partir das 3 da tarde!
A expectativa é reunir mais de 5 mil pessoas com seus pets em uma tarde de lazer, conscientização e apoio à causa animal.
O ponto de encontro é em frente à Casa Canoa, na rua AvedIs Simonian, 1380, no canto da Praia do Tombo.
Além da caminhada, tem atrações como show dos cães da guarda portuária, feira de adoção, brindes, degustação de produtos pet, maquiagem infantil e sorteios!
A participação é gratuita, mas quem adquirir o convite solidário de 25 reais ganha um kit pet e ajuda na compra de ração para animais carentes.
Leve seu pet com coleira e saquinhos — e venha fazer parte dessa corrente do bem!
Marjorie Cardoso, organizadora do evento, faz um convite especial para você!

Santos recebe maior festival de sapateado da Baixada Santista nos dias 24 e 25 de maio

Sapateadores de várias partes do país vão desembarcar em Santos para a 4ª edição do Bojangles’ Party, o maior festival de sapateado da Baixada Santista. Pela primeira vez, o evento será realizado no Teatro Municipal de Santos, e promete movimentar a cidade com apresentações, oficinas e celebrações da dança.

O festival leva o nome de Bill Bojangles Robinson, ícone do sapateado e ator norte-americano, e homenageia o Dia Internacional do Sapateado, celebrado em 25 de maio. A data também marca o Dia Municipal do Sapateado, instituído por lei em Santos.

“Mais do que comemorar, queremos valorizar e fortalecer a arte do sapateado na nossa região”, destaca Susan Baskerville, idealizadora do evento.

Conversamos com Susan, que contou mais sobre o projeto, idealizado por ela.

 

Novo filme de Kleber Mendonça é ovacionado em Cannes

O filme “O Agente Secreto”, do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, teve uma estreia de sucesso no festival de Cannes neste domingo, 18 de maio.

A exibição contou com apresentação de frevo e foi aplaudida por mais de 15 minutos.

A sessão contou com o grupo Guerreiros do Passo e a Orquestra Popular do Recife.

A crítica internacional, incluindo uma repórter de cultura do Washington Post, elogiou o filme e a recepção calorosa do público francês.