As principais notícias das cidades da nossa região

Porto de Santos firma parceria com North Sea Port para desenvolver portos mais sustentáveis

A Autoridade Portuária de Santos assinou um memorando de entendimento com o North Sea Port, o Porto do Mar do Norte, na Bélgica.

A parceria, firmada na última terça-feira, dia 6, prevê a cooperação na implementação de portos verdes, utilização de energias limpas, como solar, eólica e hidrogênio, além de iniciativas para captura de carbono e monitoramento ambiental.

O acordo, válido por cinco anos, também tem como objetivo o desenvolvimento de corredores marítimos mais sustentáveis e ações com as metas globais de descarbonização.

A parceria deve fortalecer o compromisso dos portos com a sustentabilidade e o meio ambiente.

por

A segunda fase do Viva o Bairro segue com força total em Santos!

A segunda fase do Viva o Bairro segue com força total em Santos!

Até o dia 25, cinco regiões recebem serviços de zeladoria: Caruara, Chinês, Morro José Menino, São Jorge e Vila Belmiro.

Nesta sexta, a avenida Carvalho de Mendonça recebeu varrição, raspação e tapa-buraco. Hoje, dia 12, é a vez do Caruara, com pintura de guias e limpeza.

O bairro Chinês também entra na rota, com ações nas ruas Visconde do Embaré e Getúlio Vargas.

No Morro José Menino, os serviços continuam na rua Alberto Curado. No São Jorge, avenida Eleonor Roosevelt. E na Vila Belmiro, o foco é a rua Dom Pedro I.

SAN

Professores de Cubatão suspendem greve temporariamente e aguardam nova reunião até segunda-feira

Os professores da rede municipal de Cubatão (SP) decidiram suspender temporariamente a greve até segunda-feira (12), após reunião entre o Sindicato dos Professores Municipais de Cubatão (SindPMC) e a Secretaria Municipal de Gestão.

Uma nova assembleia será realizada para avaliar a proposta da administração.

Caso não haja acordo, a paralisação será retomada na terça-feira (13).

 

Agenda Cultural

Que tal conhecer o último reduto de pescadores da cidade? Estamos falando da Ilha Diana, que recebe a primeira edição do Festival de Cultura Caiçara. Vai ter música, dança, literatura, gastronomia e muito mais, numa programação que mistura os saberes tradicionais com a arte contemporânea. Um verdadeiro mergulho na cultura popular.

E falando em música, se você curte samba de verdade, anota aí: Izzy Gordon canta Rainhas do Samba, num show em homenagem às grandes damas do gênero. A apresentação é no sábado, 10 de maio, às 20 horas, no Sesc Santos, na Rua Conselheiro Ribas, 136, na Aparecida. Ingressos de 12 a 40 reais.


Hoje tem Elas & Chico, um tributo emocionante ao mestre Chico Buarque, no Teatro Guarany, às 7 da noite. E o melhor: entrada gratuita!


E tem  comédia com Nil Agra, no stand-up Piadas em Construção. A apresentação rola na segunda-feira, 12 de maio, às 8 da noite, no Rusbé, na Marechal Deodoro, 49, Gonzaga. Os ingressos vão de 35 a 120 reais.


Pra quem curte arte, a dica é conferir a exposição Recortarte, uma fusão criativa entre grafite e cinema inclusivo. Em cartaz até o dia 6 de junho, na Galeria Espaço VIP, no Centro de Cultura Patrícia Galvão. Entrada gratuita!


E  dia 15 de maio, às 9 da noite, o Teatro Municipal Braz Cubas recebe Moacyr Franco com o show Esse Amor Ainda É Tudo. São mais de 60 anos de carreira revisitados num espetáculo que mistura música, emoção e memórias. Um encontro com sucessos como Ainda Chorei de Saudade e Balada nº 7. Bom programa para dar de presente à sua mãe. Promoção da Saudade FM.

Professores de Cubatão entram em greve por tempo indeterminado

Professores de Cubatão entraram em greve nesta terça-feira, dia 6, após concentração em frente ao Paço Municipal. A paralisação foi decidida em assembleia e é por tempo indeterminado.

A Prefeitura de Cubatão apresentou uma proposta, mas o sindicato rejeitou o valor, considerando-o insuficiente dentro das perdas salariais acumuladas.

A Prefeitura ainda faz um levantamento sobre o impacto da greve nas escolas.

Guarujá realiza o dia D de vacinação contra a gripe neste sábado

Neste sábado, Guarujá realiza o Dia D de Vacinação contra a Gripe.

As 21 unidades de saúde e o CROOF, no centro, funcionam das 8 da manhã às 5 da tarde. Além da vacina contra a influenza, todas as vacinas do calendário nacional também estarão disponíveis.

É a chance de quem não consegue ir durante a semana atualizar todas as doses. Basta levar um documento com foto e a carteira de vacinação.

Feira das mães do Lar da Moças Cegas, segue até sexta-feira em Santos

A tradicional Feira das Mães do Lar das Moças Cegas, em Santos, segue até esta sexta-feira, dia 9, com diversas opções de presentes artesanais e criativos para o Dia das Mães.

O evento ocorre das 11h às 19h, com entrada gratuita pela Rua Carvalho de Mendonça, número 229, na Vila Mathias. A feira reúne empreendedores locais que oferecem produtos como bijuterias, artesanatos, maquiagens, artigos para casa, alimentos e papelaria.

Além de ser uma boa chance para compras, a ação apoia pequenos negócios e o trabalho social do Lar das Moças Cegas, referência na inclusão de pessoas com deficiência visual na região.

CET-Santos abre inscrições para curso gratuito de motoristas

A CET-Santos está com inscrições abertas para o curso gratuito de maio voltado a motoristas. O pré-cadastro deve ser feito até sexta-feira, dia 9, pelo site www.cetsantos.com.br.

O curso é para moradores de Santos que querem trabalhar com táxi, transporte escolar ou autônomo, ou para quem deseja se atualizar na legislação de trânsito.

As aulas vão de 19 a 27 de maio e incluem temas como leis de trânsito, direção defensiva, mecânica básica e primeiros socorros.

Santos fecha o primeiro trimestre de 2025 com geração de 2.382 vagas de empregado

Santos manteve a tendência positiva na geração de empregos e fechou o primeiro trimestre de 2025 com saldo de 2.382 postos formais.

Segundo dados da Fundação Seade, a maioria das vagas foi criada pelos setores de comércio e serviços, que respondem por mais de 90% do total.

De janeiro a março, foram 21.655 contratações formais na cidade. Em 2024, o saldo anual foi de 7.066 vagas, também liderado pelo setor de serviços.

 

Aquário de Santos promove atividades gratuitas até 25 de maio

O Aquário de Santos promove atividades gratuitas até 25 de maio, com foco em lazer e educação ambiental. A programação inclui exposição interativa, jogos educativos e oficinas presenciais e online.

Na quarta-feira, dia 7, das 15h10 às 17h10, o parque apresenta o teatro de palitoches sobre compostagem, com histórias e linguagem teatral na área externa.

Já no dia 25, das 10h às 13h, acontece a oficina de pintura de animais aquáticos com tinta facial e brinquedos feitos com materiais reutilizáveis, em frente ao parque. As ações buscam estimular a criatividade e a consciência ambiental entre as crianças.