As principais notícias das cidades da nossa região

Santos amplia vacinação contra gripe para toda a população a partir de seis meses

A Prefeitura de Santos liberou, a partir desta semana, a vacinação contra a gripe para toda a população a partir dos seis meses de idade.

A imunização é gratuita e ocorre nas policlínicas do município, sempre das 9h às 16h. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identidade com CPF e a carteira de vacinação.

A medida tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e reduzir complicações causadas pela doença, especialmente com a chegada das temperaturas mais baixas.

Por: Redação

São Paulo passa a ter maior número de ônibus elétricos do país

A Prefeitura de São Paulo entregou mais 110 ônibus elétricos para o sistema de transporte público. Com a incorporação dos novos veículos, a cidade de São Paulo passa a contar com 1.259 ônibus movidos a energia limpa, formando a maior frota elétrica do Brasil e concentrando mais de 80% dos veículos desse tipo em circulação no país.

A ampliação integra a estratégia municipal de renovação da frota e de redução do uso de combustíveis fósseis na mobilidade urbana.

Os impactos ambientais são significativos. Apenas os novos ônibus devem representar uma economia anual de cerca de 4,2 milhões de litros de diesel, evitando a emissão de aproximadamente 9,5 mil toneladas de dióxido de carbono. Considerando toda a frota elétrica em operação, a redução chega a 47,6 milhões de litros de diesel por ano, com cerca de 109,5 mil toneladas de CO₂ que deixam de ser lançadas na atmosfera.

Além dos benefícios ambientais, os veículos oferecem mais conforto e acessibilidade, com ar-condicionado, tomadas USB, wi-fi, piso baixo com rampa e proteção contra raios ultravioleta.

Por: Diário de S.Paulo (30-03-26)

Explosão em motor de avião assusta passageiros no aeroporto de Guarulhos

Um avião que partia do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos com destino a Atlanta, nos Estados Unidos, teve o motor esquerdo atingido por uma explosão logo após a decolagem, na noite do último domingo (29).

A aeronave decolou às 23h49 e, segundos depois, apresentou a falha. Com a explosão, partes do motor caíram no gramado ao lado da pista, provocando um incêndio.

A torre de controle identificou rapidamente o problema e orientou o piloto, que realizou um pouso de emergência em segurança.

O voo estava lotado, com 272 passageiros e 14 tripulantes. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Cubatão celebra 77 anos com programação especial e show gratuito de Simone Mendes

A cidade de Cubatão comemora 77 anos de emancipação político-administrativa no dia 9 de abril com uma programação especial que se estende ao longo de todo o mês. O principal destaque é o show gratuito da cantora Simone Mendes, marcado para a data do aniversário.

As celebrações têm início em 1º de abril, às 9h, com o hasteamento oficial das bandeiras na Esplanada do Paço. Ao longo dos dias, a agenda inclui eventos culturais, religiosos, esportivos e de lazer em diferentes pontos da cidade.

Entre os destaques está a tradicional encenação da Paixão de Cristo, que neste ano terá duas apresentações, nos dias 3 e 4 de abril.

No dia 9, data oficial do aniversário, a programação reúne momentos simbólicos, como missa solene, desfile cívico e a inauguração da fachada da primeira sede da Prefeitura, valorizando a história do município.

Procon-Santos divulga ranking de empresas mais reclamadas em 2025

O Procon Santos divulgou o balanço de 2025 com a lista das empresas mais reclamadas pelos moradores de Santos. O levantamento também detalha as principais queixas registradas pelos consumidores ao longo do ano.

De acordo com a Prefeitura, a pesquisa reúne dados de 2.579 atendimentos, além de 6.781 casos com estatísticas detalhadas.

As análises consideram demandas formalizadas nas unidades de atendimento, orientações prestadas aos consumidores e processos de conciliação conduzidos pelo órgão.

O levantamento abrange o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2025 e serve como referência para ações de fiscalização e melhoria dos serviços prestados à população.

Por Redação

Santos abre prazo para aposentados solicitarem desconto de 50% no IPTU de 2027

A Prefeitura de Santos começa a receber, a partir desta segunda-feira (30), os pedidos de abatimento de 50% no IPTU e na Taxa de Remoção de Lixo Domiciliar (TRLD) para o exercício de 2027. O prazo segue até 31 de julho.

A solicitação deve ser feita presencialmente no Poupatempo, localizado na Rua João Pessoa, 246, no Centro, mediante requerimento simples e apresentação de documentos.

Para ter direito ao benefício, o contribuinte precisa ser aposentado ou pensionista, possuir apenas um imóvel utilizado como moradia própria, ter renda familiar mensal de até seis salários mínimos — atualmente R$ 9.726 — incluindo aplicações financeiras, e não ter débitos com a administração municipal.

Entre os documentos exigidos estão comprovantes de renda, declaração do INSS, declaração de imposto de renda, título de propriedade do imóvel, conta de luz recente, documentos pessoais e carnê do IPTU.

A Prefeitura informa que outros documentos podem ser solicitados durante a análise do pedido.

Por : Redação

Canal 2 em Santos terá interdição total a partir de segunda-feira para etapa final de obras

A Avenida Bernardino de Campos, em Santos, terá interdição total no sentido Praia/Centro a partir das 9h desta segunda-feira (30).

O bloqueio ocorre no trecho entre a Avenida Francisco Glicério e a Rua Duque de Caxias e segue até às 16h do dia 19 de abril.

Como alternativa, os motoristas deverão utilizar o desvio pelas vias Avenida Marechal Deodoro, Rua Sergipe, Rua Almirante Barroso e Rua Carlos Gomes, retornando posteriormente à Bernardino de Campos.

Por:Redação

Bertioga conquista “Selo Ouro” em alfabetização pelo segundo ano consecutivo.

Bertioga conquistou, pelo segundo ano consecutivo, a categoria ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação durante evento realizado em Brasília.

O reconhecimento leva em consideração critérios como a implementação de políticas públicas voltadas à alfabetização, a formação de professores e gestores, os projetos pedagógicos com foco em leitura e escrita, além da distribuição de materiais didáticos adequados ao processo de aprendizagem.

Durante a ocasião, o prefeito Marcelo Vilares, ao lado da secretária de Comunicação Juliana Nakagawa e do secretário de Governo André dos Reis Sergente, recebeu representantes dos principais veículos de comunicação da região, entre eles a Saudade FM, que esteve presente e parabenizou a cidade pela conquista.

O secretário de Educação, Rubens Mandetta, destacou que o objetivo da gestão é garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa, com qualidade e equidade.

No encontro, o prefeito também apresentou as melhorias já implementadas no município e anunciou novas ações voltadas ao fortalecimento da educação.

Foto reprodução: https://www.instagram.com/p/DWTzLzODVgN/

Sabesp passa a enviar alerta de consumo elevado para identificar possíveis vazamentos

Clientes da Sabesp passaram a receber um alerta automático via whatsapp e um aviso na fatura mensal sempre que houver aumento de consumo acima de 30% em relação à média habitual.

A iniciativa utiliza inteligência artificial para identificar possíveis vazamentos dentro dos imóveis e incentivar o uso consciente da água.

Segundo a companhia, aumentos no consumo podem ser causados por mudanças no número de moradores, mas também podem indicar problemas como tubulações rompidas, vazamentos em caixas sanitárias ou fissuras na caixa-d’água.

Nesses casos, a responsabilidade pela manutenção é do morador, já que os problemas ocorrem dentro do imóvel.

Obra subaquática no canal do Porto de Santos entra na fase final

A implantação da nova travessia subaquática sob o canal do Porto de Santos entrou na fase final após a retomada das obras pela Sabesp nesta semana.

Considerada estratégica para o sistema de abastecimento da região, a intervenção havia sido suspensa durante a operação verão para evitar impactos no trânsito da alta temporada.

Com investimento de r$ 134,7 milhões, o projeto prevê a instalação de 5,56 quilômetros de tubulações, interligando os sistemas de água tratada entre santos e o distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá.

A previsão é que esta etapa seja concluída em até 60 dias, enquanto a obra completa deve ser finalizada até o fim do primeiro semestre de 2026.

Por: Santa Portal