As principais notícias das cidades da nossa região

Consulta pública sobre canal de acesso ao Porto de Santos segue aberta até maio

A consulta pública sobre o projeto de concessão do canal de acesso ao Porto de Santos está aberta até o dia 2 de maio. A proposta prevê a transferência de parte das atividades atualmente sob gestão da Autoridade Portuária de Santos para a iniciativa privada, com foco na operação e exploração do acesso aquaviário.

O processo é conduzido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários, que disponibiliza em seu site um formulário eletrônico para o envio de contribuições.

No mesmo endereço, também estão disponíveis as minutas e os documentos técnicos que embasam o projeto.

Segundo a agência, a consulta pública tem como objetivo ampliar o diálogo com os setores envolvidos e com a sociedade, além de reunir sugestões que contribuam para o aprimoramento dos aspectos técnicos e jurídicos da proposta.

Por Santa Portal em 25/03/2026

Prefeitura de SP divulga lista dos 50 maiores devedores de impostos

A Prefeitura de São Paulo divulgou, nesta terça-feira (24), a lista com os 50 maiores devedores de impostos municipais, em cumprimento a uma determinação da Câmara Municipal de São Paulo.

No topo do ranking aparece o Itaú Unibanco, com uma dívida acumulada de aproximadamente R$ 19,8 bilhões. Na sequência estão a Facebook Brasil, com cerca de R$ 3,8 bilhões, e a Unimed Paulistana, com R$ 3,6 bilhões.

Somadas, as 50 maiores dívidas chegam a R$ 56,6 bilhões. A lista está disponível para consulta pública no site da Prefeitura e será atualizada periodicamente.

Os nomes dos devedores também serão encaminhados ao Legislativo.

Por : Metrópoles

Fiscalização do TCESP encontra falhas e expõe problemas graves em Santos

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo realizou uma fiscalização surpresa em escolas municipais de todo o estado para avaliar a gestão e a distribuição de materiais escolares.

A ação ocorreu em 300 municípios, com a participação de 379 auditores, e identificou uma série de irregularidades. Entre os dados gerais, 56% das escolas não receberam uniformes, enquanto quase 28% apresentavam materiais danificados ou obsoletos.

Em Santos, a situação chamou atenção dos auditores. Livros didáticos foram encontrados armazenados em meio à sujeira, o que pode comprometer a conservação do material e prejudicar o uso pelos estudantes.

Outros problemas também foram registrados no estado, como itens armazenados em locais insalubres em Limeira e Itapuí, ausência de vistoria do Corpo de Bombeiros em escolas de Guarulhos e São José dos Campos, além de tablets danificados em Osvaldo Cruz.

A fiscalização foi realizada no início do ano letivo para permitir a correção das falhas e garantir melhores condições aos alunos da rede pública.

Câmara de Santos debate tuberculose em sessão no dia mundial de combate à doença

A Câmara de Santos realiza nesta segunda-feira, Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma sessão solene para discutir a situação da doença no município. O encontro acontece às 19h, no Castelinho, na Vila Nova.

Dados apresentados com base no Boletim Epidemiológico de 2025 do Ministério da Saúde, mostram que Santos ocupa a sexta posição no ranking de incidência da doença entre os 645 municípios paulistas, com 121 casos por 100 mil habitantes.

Até dezembro de 2025, a cidade registrou 364 casos e oito óbitos. Em 2024, foram contabilizados 388 casos e 15 mortes.

A sessão busca ampliar o debate sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da tuberculose, além de reforçar a importância das políticas públicas de saúde no combate à doença.

Programa Inova Feira quer modernizar e valorizar feiras livres em Santos

Permissionários de feiras livres de Santos conheceram, nesta segunda-feira (23), os detalhes do Inova Feira, que prevê a modernização e padronização das barracas, além de novas ações voltadas ao público.

A apresentação foi realizada no Museu Pelé e reuniu cerca de 40 comerciantes. O objetivo do programa é resgatar a importância das feiras livres, tradição centenária na cidade.

Entre as iniciativas, estão atendimentos de saúde e apresentações culturais aos finais de semana. Já o Programa Feira Segura prevê o aumento da presença de policiais militares e guardas civis municipais nas feiras.

Em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego, também foram definidas novas regras para o estacionamento de caminhões no entorno das feiras. Além disso, banheiros públicos móveis estão sendo desenvolvidos para melhorar o atendimento à população.

Rua de lazer movimenta orla do Gonzaguinha em São Vicente neste dia 29

A Rua de Lazer chega a São Vicente neste dia 29 de março com uma programação especial voltada para todas as idades.

A iniciativa da Prefeitura de São Vicente vai transformar a Avenida Antônio Rodrigues, no Gonzaguinha, em um espaço exclusivo para pedestres, das 8h às 13h, criando um ambiente seguro e acolhedor para moradores e turistas.

Durante o período, o público poderá caminhar, pedalar, brincar com as crianças, passear com animais de estimação ou simplesmente relaxar e aproveitar a manhã na orla.

Entre os destaques desta edição estão a presença dos personagens da Patrulha Canina e atividades recreativas como basquete, gol infantil e outras ações voltadas ao lazer.

Restaurantes do litoral paulista têm até 24 de abril para se inscrever no “Brasil Sabor”

Bares e restaurantes do Litoral Paulista já podem se inscrever para a 20ª edição do Brasil Sabor, considerado o maior festival gastronômico do país. O prazo vai até o dia 24 de abril.

Promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, o evento será realizado entre os dias 14 e 31 de maio, reunindo estabelecimentos de diversas regiões do Brasil.

Neste ano, o tema escolhido é “A Seleção da Cozinha Brasileira”, inspirado no clima de Copa do Mundo, valorizando ingredientes, receitas e a diversidade da gastronomia nacional.

A edição de 2026 também é simbólica para a Abrasel, que celebra 40 anos de atuação em defesa e desenvolvimento do setor de alimentação fora do lar no país.

Pesquisa Aesp/Gerp/Saudadefm mostra Tarcísio na liderança e cenário favorável à reeleição em SP

Pesquisa realizada pela Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo em parceria com o Instituto Gerp/ Saudadefm, aponta que o governador Tarcísio de Freitas lidera a disputa pelo governo paulista e seria reeleito se as eleições fossem hoje.

No cenário estimulado, Tarcísio aparece com 51% das intenções de voto, enquanto Fernando Haddad registra 35%, indicando vantagem do atual governador.

A pesquisa também mostra que a gestão estadual tem 55% de aprovação, índice que reforça o desempenho eleitoral.

Entre os principais problemas apontados pelos entrevistados, a violência lidera com 64% das menções, evidenciando a centralidade da segurança pública no debate político.

O levantamento também analisou a disputa para o senado. Simone Tebet aparece com 22%, seguida por Guilherme Derrite, com 21%, e Marina Silva, com 12%.

Na lembrança partidária, o Partido dos Trabalhadores lidera com 22%, seguido pelo Partido Liberal, com 20%.

Outro destaque do estudo é a percepção sobre desinformação: 75% dos entrevistados apontam a internet como principal fonte de fake news, enquanto o rádio é considerado o meio mais confiável.

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 20 de março de 2026, com mil entrevistas em todo o estado de são paulo, nível de confiança de 95,5%, e registro no tse sob o nº 02178/2026.

Trabalhadores rejeitam proposta de PPR da Terracom e mantêm cobrança por transparência

Trabalhadores da limpeza urbana ligados ao Siemaco Baixada Santista rejeitaram, por unanimidade, a proposta apresentada pelo Grupo Terracom para o pagamento do programa de participação nos resultados (PPR), durante assembleias realizadas nesta segunda-feira (23), em Guarujá.

Mesmo após audiência na justiça do trabalho, realizada na última sexta-feira (20), em São Paulo, o impasse continua.

A empresa apresentou contraproposta com acréscimo de 20%, o que motivou a rejeição. O sindicato defende a adoção integral do percentual sugerido pela justiça.

Apesar disso, os serviços seguem mantidos. A coleta de lixo e a limpeza urbana estão normalizadas desde a última sexta-feira em cidades como Santos, Praia Grande, Cubatão, Bertioga, Guarujá e São Vicente.

Uma nova audiência está marcada para quarta-feira (25), às 17h, em São Paulo.

Governo de SP prevê ampliar pedágio automático Free Flow nas rodovias

O secretário estadual de parcerias em investimentos, Rafael Benini, defendeu a ampliação do sistema de pedágio automático free flow nas rodovias de São Paulo. A declaração foi feita durante reunião na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo com deputados estaduais, na quarta-feira (18).

Segundo o secretário, novos pontos de pedágio automático já estão previstos para este ano. Serão três: dois na Rodovia Anchieta, na altura do bairro planalto, e um na pista norte da Rodovia dos Imigrantes. a previsão é que entrem em operação no dia 1º de julho.

Outros pedágios no modelo free flow devem ser implantados a partir de 2027.

Foto-divulgação-Rafael Benini