As principais notícias das cidades da nossa região

Prefeitura de Cubatão entrega mais de 60 escrituras a moradores

A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Habitação, realiza a entrega de mais de 60 escrituras a moradores de diferentes bairros do município.

Serão beneficiadas famílias dos núcleos Vila Natal, Caminho Dois, Jardim Nova República, Vila São José e Jardim Europa, na região da Cota 200. A ação integra o processo de regularização fundiária, conhecido como Reurb, que garante segurança jurídica às famílias.

A cerimônia acontece nesta quarta-feira (11), a partir das 19h, no Bloco Cultural, no Centro da cidade.

Ecovias estima até 446 mil veículos rumo ao litoral no carnaval

A Ecovias Imigrantes estima que entre 290 mil e 446 mil veículos sigam em direção ao litoral paulista entre os dias 13 e 18 de fevereiro, durante o feriado de carnaval.

Para garantir segurança e fluidez, a concessionária vai reforçar o efetivo operacional e adotar operações especiais, com acompanhamento da Artesp e apoio da polícia militar rodoviária. O maior movimento é esperado entre a tarde de sexta-feira e a noite de sábado, com retorno intensificado a partir de segunda-feira.

Comitiva paulista busca soluções europeias para reaproveitamento de água

Uma comitiva do governo de São Paulo, liderada pela secretária de meio ambiente, infraestrutura e logística, Natália Resende, iniciou nesta segunda-feira uma missão em três países da europa.

O grupo vai conhecer tecnologias voltadas ao aproveitamento de resíduos do esgoto e à produção de água regenerada. A iniciativa busca soluções que possam ser aplicadas no estado para ampliar a resiliência hídrica e a eficiência dos serviços.

Rodovias paulistas recebem câmeras com inteligência artificial para fiscalização

Rodovias do Estado de São Paulo passaram a contar com câmeras equipadas com inteligência artificial capazes de identificar motoristas usando celular ao volante e ocupantes sem cinto de segurança.

Os equipamentos registram imagens em alta definição e já estão em operação em trechos como o rodoanel norte, inclusive em túneis. A tecnologia será ampliada gradualmente, com expectativa de reforçar a segurança viária e reduzir infrações.

Baixada Santista inicia vacinação contra dengue com imunizante do Butantan

As nove cidades da Baixada Santista iniciaram a aplicação da vacina contra a dengue em dose única, produzida pelo Instituto Butantan e certificada pela anvisa.

Nesta primeira etapa, a imunização é direcionada a profissionais da saúde, com prioridade para agentes de combate às endemias. Cada município adota cronograma próprio, de acordo com a entrega das doses.

Defesa civil mantém cidades paulistas em atenção para risco de deslizamentos

A defesa civil do estado de São Paulo manteve, nesta segunda-feira, 30 municípios em estado de atenção para o risco de deslizamentos de terra, em razão do alto volume de chuvas registrado nas últimas horas.

Na baixada santista, Bertioga, Guarujá, Santos e São Vicente apresentam acumulado elevado de precipitação, o que aumenta o risco de ocorrências em áreas vulneráveis. A classificação segue os critérios do plano estadual de contingência e considera dados meteorológicos, vistorias técnicas e registros de ocorrências.

Com o nível de atenção, os municípios devem reforçar ações preventivas, como monitoramento do solo, vistorias em áreas de risco e orientação à população.

 

Prefeitura entrega nova escola municipal no Gonzaga

A Prefeitura de Santos realiza nesta segunda-feira a entrega da Unidade Municipal de Educação Edson Arantes do Nascimento, no bairro do Gonzaga.

A nova escola vai atender alunos do ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano, em período integral. A estrutura conta com 20 salas de aula, biblioteca, auditório, laboratórios, quadra poliesportiva e espaço para atendimento educacional especializado.

 

Fazenda retoma calendário do IPVA 2026 em fevereiro

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo retoma, na quinta-feira, o calendário de vencimentos do IPVA 2026, conforme o final da placa dos veículos.

Fevereiro é o prazo final para pagamento em cota única, sem desconto, e também para a quitação da segunda parcela para quem optou pelo parcelamento. A Sefaz alerta que o atraso gera multa, juros e pode romper o parcelamento.

 

GCM de Santos atualiza viaturas do programa guardiã Maria da Penha

Duas viaturas da Guarda Civil Municipal de Santos utilizadas no programa Guardiã Maria da Penha receberam nova identidade visual, com logotipo do programa e faixa cor-de-rosa.

A iniciativa busca facilitar a identificação das equipes especializadas e ampliar o acolhimento às vítimas de violência doméstica. Outros dois veículos devem receber a mesma padronização nos próximos meses.

Academia é interditada após morte de professora em piscina

O delegado responsável pela investigação da morte de uma professora, após aula de natação em uma academia da zona leste de São Paulo, afirmou que o manobrista da empresa era o responsável pela manutenção da piscina.

A principal suspeita é de mistura inadequada de produtos químicos, que teria liberado gases tóxicos no ambiente. A subprefeitura de Vila Prudente interditou preventivamente o local, apontando irregularidades como ausência de licença de funcionamento e condições de segurança inadequadas.